Blog Top Society - Karla Cruz

Exposição inédita abre a temporada com arte em Joinville

19/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10903_post_8686.jpg
A temporada de exposições de arte em Santa Catarina inicia no próximo dia 26 neste mês de janeiro tendo como local o Instituto Internacional Juarez Machado, na cidade de Joinville. 

Os artistas convidados são dois jovens nascidos e vivendo em São Paulo, os irmãos Viktor e Bernard Busch, que trazem ao nosso Estado uma proposta contemporânea inédita. Seus trabalhos reúnem uma extraordinária coleção de cartas, bilhetes e fotografias assinadas por alguns nomes famosos no passado, celebridades, estrelas, personalidades mundo afora, como o Papa João Paulo II, a Rainha Elizabeth II, Airton Senna, Fidel Castro, Chico Xavier, George e Bárbara Bush, e até o documento de uma entidade internacional como a NASA.
img/topsocie_blog/10903_post_7678.jpg
img/topsocie_blog/10903_post_3903.jpg
img/topsocie_blog/10903_post_11795.jpg
img/topsocie_blog/10903_post_9843.jpg
img/topsocie_blog/10903_post_10242.jpg
A partir dessas cartas reais em papel , respostas das cartas dos jovens irmãos, todas escritas e enviadas na década de 1990, os artistas Viktor e Bernard resolveram recriar 30 anos depois, diálogos improváveis entre os missivistas, por meio de frases, desenhos, pinturas, pixels, games e toys art. O resultado é surpreendente, sintetizado no título da exposição: “ Cartas Atemporais in modu Spam” A inspiração, segundo os dois artistas, “ foi empurrada pela criatividade da nossa mãe, Yara Busch, joinvilense, professora de Matemática que sempre gostou de escrever cartas. Passamos boa parte da infância levando e trazendo envelopes para nos comunicar com as pessoas que achávamos interessantes pelo mundo. Guardamos as respostas, mas já havíamos esquecido ou perdido as perguntas, por isso reinterpretamos um possível diálogo”, concluem Viktor e Bernard.
img/topsocie_blog/10903_post_11601.jpg
“Este é o conteúdo curioso desta exposição”, acrescenta o curador Edson Machado. “ Em 14 painéis matematicamente editados, a dupla criativa Viktor & Bernard mexe com o passado da memória intangível, e, ao mesmo tempo, sinaliza o etéreo diálogo com o futuro, por meios artísticos tecnológicos e sobretudo pelo evidente humor, recriando as perguntas em inusitadas histórias”, explica a curadoria.

Em “ Cartas Atemporais in modu Spam” o público vai conhecer a correspondência real e inventada dos irmãos Busch com o médium Chico Xavier, os treinadores de futebol Zagalo e Tele Santana, o músico Jean-Michel Jarre, a Rainha Elizabeth II, a esportista do basquete Hortência, os atores Paulo Autran e Rowan Atkinson que interpreta o personagem Mister Bean, o Papa João Paulo II, o professor Pasquale do programa Nossa Língua Portuguesa, o campeão Airton Senna, e os políticos Fidel Castro e George Bush, além de diretores da Agência Espacial Nasa.

Viktor Busch se diz comunicador por formação, estrategista tecnológico por ofício, ilustrador por insistência. Formado em Propaganda com narrativas pelo videogame e artes digitais. Bernard Busch é formado em produção editorial e navega pelos mares da publicidade. Se considera um contador de histórias criando story telling com suas actions figures. A exposição inaugura na quinta-feira 26 de janeiro às 17 horas. 

Permanece aberta a visitação de terça-feira à sábado das 9 às 18 horas até 25 de março, com entrada gratuita. O Instituto Internacional Juarez Machado fica na Rua Lages, 994 em Joinville, SC.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página