Blog Top Society - Karla Cruz

Autor Catarinense vence o Prêmio Nacional Unicred de Literatura

29/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10365_post_3786.jpg
Na tarde desta quinta-feira (27), a Cooperativa Financeira Unicred entregou, em Florianópolis, o prêmio de R$ 25 mil para o escritor catarinense Maicon Tenfen, autor do romance DINAMENE, escrito em 2021, e que mescla ficção e fatos reais regados de amor e aventura.
 
O Prêmio Nacional Unicred de Literatura  foi lançado em março de 2022 como principal ação do Projeto Arte e Cultura – ProArte Unicred e teve 62 obras inscritas por 54 escritores naturais de 40 cidades, e de nove estados diferentes do Brasil. “Ficamos muito satisfeitos com o número de autores que acreditaram em nosso Prêmio que nasceu para incentivar a cultura e a literatura brasileira, além de dar visibilidade a tantos escritores talentosos que o país possui”, comemorou o Dr. Luiz Alberto Silveira, coordenador do ProArte.
 
Do município de Blumenau saiu o vencedor da primeira edição do prêmio. Maicon Tenfen conta que recebeu a notícia com certa incredulidade: “Em um primeiro momento, para falar a verdade, pensei que fosse um trote ou algum tipo de golpe (risos). Mas depois, confirmada a informação e passado o impacto da notícia, provei uma grande sensação de alegria”, disse o escritor de 46 anos.
 
A obra vencedora recém chegou às livrarias. O romance histórico “Dinamene”, ambientado no século 16, em Macau e tem como personagem principal o ilustre autor Luiz Vaz de Camões.
 
Acredita-se que ao longo de suas navegações pelo Oriente, o autor do clássico “Os Lusíadas” tenha enfrentado diversos naufrágios, sendo o mais famoso ocorrido na foz do Rio Mekong. Na ocasião, a embarcação foi atingida por uma forte tempestade, ocasionando um grave acidente. Camões, por sua vez, teve que escolher entre salvar a sua futura obra prima “Os Lusíadas” ou salvar sua amada, Tin Na Men, também conhecida como Dinamene. Partindo deste episódio, o escritor Maicon Tenfen reconstituiu esta história supondo o que teria acontecido se o aclamado autor tivesse escolhido sua amada ao invés do livro.
 
“A decisão dos jurados foi unânime, não restando qualquer dúvida quanto à qualidade da escrita, límpida, escorreita, o desenvolvimento da narrativa num crescer contínuo que prende o leitor do início ao fim da leitura, o envolvimento dos personagens e o cenário e palco em que se desenrola o romance, mesclado com a mundividência dos protagonistas”, conta a curadora do Prêmio, a professora Lelia Pereira Nunes. De acordo com ela, o autor obedeceu ao regulamento respeitando os critérios de avaliação estabelecidos pelo Júri.
 
O livro “Dinamene” já faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, do Ministério da Educação do Brasil, podendo ser disponibilizado, pelos professores, de forma gratuita, aos alunos do Ensino Médio. A obra da editora Salto Grande conta, ainda, com projeto gráfico de Vilmar Schuetze e Jean Valim e ilustração de Rubens Belli.
 
Cooperativismo e o desenvolvimento da sociedade
 
A cultura é essencial ao crescimento de qualquer civilização e o cooperativismo tem como um de seus princípios apoiar e valorizar ações que possam ajudar no desenvolvimento da sociedade. De acordo com o Presidente da Unicred do Brasil, Dr. Remaclo Fischer Júnior, a Cooperativa, através do ProArte quer cada vez mais investir na cultura para fortalecer o seu relacionamento com cooperados e sociedade. “Nossas cooperativas atuam pelo Brasil em várias frentes criando ações socioculturais. Este ano, levamos crianças de escolas públicas ao teatro, apresentamos o Coral Unicred de colaboradores em apresentações artísticas, promovemos espetáculos de música, dança e exposições audiovisuais. O Prêmio de Literatura veio para nos mostrar que é possível abraçar a causa de forma nacional, acompanhando a nossa expansão pelo Brasil”, celebra o presidente da Cooperativa Financeira. 
 
Sobre o Sistema Unicred
 
O Sistema Unicred nasceu há 33 anos com o propósito de levar prosperidade à vida de todos os cooperados, pois tem como missão ser um agente em busca do bem-estar social e econômico dos Cooperados e da comunidade em que se integra. Oferece aos seus Cooperados atendimento qualificado, e diversas soluções financeiras. Conta com uma Confederação, 4 Centrais, 34 Cooperativas, mais de 330 Unidades de Negócios, R$ 21,6 bilhões de ativos e 12,5 bilhões na carteira de crédito, além de 264 mil cooperados.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página