Blog Top Society - Karla Cruz

Porto de Santa Catarina completa 15 anos de história

22/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10319_post_6058.jpg
O Porto de Navegantes, a Portonave, completa 15 anos de história no dia 21 de outubro. Gerador de transformação, oportunidades e o crescimento da região e do país, emprega diretamente mais de 1 mil profissionais. E ao longo destes anos, pelo menos 1 milhão de pessoas foram alcançadas em iniciativas sociais, mais de 10 milhões de TEUs movimentados e 8,2 mil escalas de navios recebidas.
 
A empresa iniciou as suas operações em 2007, como o primeiro terminal portuário de contêineres privado do país, localizado na margem esquerda da foz do Rio Itajaí-Açu. Atualmente, é o 2º maior em movimentação de contêineres no país e líder na região Sul, segundo o Datamar. Desde 2016, representa mais de 50% de market share em Santa Catarina e, atualmente, 13% no Brasil.
 
Em setembro deste ano, bateu o recorde histórico na movimentação de contêineres em um único mês, com 110,7 mil TEUs movimentados. O acesso ao Gate também teve o recorde de entrada e saída de caminhões, com 2,6 mil em um único dia. Contudo, mais do que se destacar na movimentação e produtividade nas operações, desde sempre a companhia é comprometida com a atuação social, gestão ambiental e integridade.
 
Neste ano, mais 15 milhões foram repassados pelo porto ao município por meio do Imposto Sobre Serviços (ISS).
 
Comprometimento social

Ao longo dos últimos anos, 70 projetos sociais foram apoiados relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), todos com atuação em Navegantes, sendo alguns com perpetuação pelo Brasil e mundo. As iniciativas são voltadas para a educação, esporte, sustentabilidade, meio-ambiente e cultura, entre eles, estão o Porto para ElasPrograma Embarque na Tecnologia, Projeto Nadar, Projeto Dançar e Brilhar e o Somos do Mar.
 
Conquistas e reconhecimentos

A Portonave é referência nacional no atendimento ao cliente. Em março, foi certificada pelo Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento ao Cliente (IBRC) como o “Porto com clientes de melhor experiência e jornada do Brasil”.

Também se destaca pela conquista das certificações ISO, a mais recente sendo a ISO 37001, referente ao Sistema de Antissuborno e Anticorrupção, inserindo a Portonave em um grupo seleto de 32 empresas mundiais do segmento IAF-31 (Transporte, Armazenagem e Comunicação) com o reconhecimento. Além de ter as certificações 9001 – Gestão de Qualidade, 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, e 45001 - Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho.

Outra conquista significativa foi a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) em 2016, sendo o primeiro terminal portuário do país a atender às exigências do programa mundial do Comitê da Organização Mundial das Aduanas (OMA) e obter o título.
 
Equipamentos e melhor produtividade

A empresa possui equipamentos portuários modernos e de ponta, que garantem a produtividade, eficiência portuária e serviços de alta qualidade para seus clientes. Atualmente, é líder na produtividade média operacional no país.

Ao todo, a Operação conta com 5 empilhadeiras de Contêiner Vazio, 5 Reach Stackers, 2 Scanner HCVM-T, 6 Portêineres Post Panamax, 40 Terminal Tractors e 18 Transtêneires eletrificados.

As mais recentes aquisições foram dois drones para a segurança portuária e uma Eco Reach Stacker da Kalmar, que reduz as emissões de carbono, esta com previsão de iniciar a atividade ainda até novembro.
 
Infraestrutura

O Porto dispõe de um cais linear com 900 metros, que recebe navios com capacidade de até 350 metros de comprimento e 48 metros de largura (boca) pela Bacia de Evolução, pátio de 400 mil m² de área, e mais de 2.430 tomadas reefers. E também, desde 2009, a Iceport, câmara frigorífica totalmente automatizada, oferece soluções em logística para importações e exportações com capacidade estática de 16 mil posições pallets.
 
Ações e homenagens

São 15 anos de operação, superação e de muitos desafios e conquistas. Por isso, para homenagear todos que fazem parte desta trajetória, a Portonave preparou ações especiais para a celebração.
 
·  Série especial em vídeo e texto com os profissionais que estão na empresa desde o começo. Assista aos vídeos aqui e confira as histórias em texto aqui.
 
·   Novo vídeo institucional da companhia será divulgado nesta sexta-feira, dia 21. Assista ao vídeo aqui.
 
·  Em breve, podcast realizado com os profissionais do Porto será divulgado. Assista ao vídeo aqui.
 
·  Em breve, revista inédita com matérias e ações dos 15 anos será divulgada. Acesse aqui.
 
*TEUs: unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés
*Datamar: consultoria em comércio exterior e logística de transporte marítimo
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página