A busca por bem-estar e saúde
será uma prioridade para os próximos anos. É o que revela a Pesquisa
Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WW, reconhecida globalmente
por seu programa de perda de peso, em parceria com o Instituto Kantar, que ouviu
14.506 pessoas, entre 18 e 69 anos, em 15 países.
Feita com o objetivo de
compreender as tendências e comportamentos da sociedade com relação a hábitos
saudáveis, a pesquisa apontou que, entre os brasileiros, 91% estão focados em
manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto em todo o mundo o
percentual é de 78%.
Em função da pandemia, uma
melhora na imunidade e no estilo de vida, fez com que os brasileiros mudassem o
comportamento e o olhar sobre a saúde. Com isso, aumentou drasticamente a busca
por produtos e alimentos mais naturais e menos manipulados, abrindo a
oportunidade para quem busca empreender nessa área que só cresceu nos últimos
anos.
Foi o caso do Charles James
Müller, natural de Blumenau, em Santa Catarina, formado em Administração de
Empresas com Especialização e Pós-Graduação em Comércio Exterior. Mora em
Brasília há 22 anos, se aposentou em 2020 após 35 anos trabalhando no Banco do
Brasil. Se viu com tempo livre demais, já que estava acostumado com a vida dos
negócios e decidiu abrir os olhos para o que ainda não tivera a oportunidade em
toda a vida, o empreender. "Me achava muito jovem para me tornar um típico
aposentado, precisava dar um start em outro mercado e seguir trabalhando." Conta.
Sempre teve uma vida muito ativa,
envolvido em projetos, e com o que mais adora, o futebol. Foi nessa rotina que
conheceu a Bio Mundo. Uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição
esportiva, natural de Brasília, com franquias espalhadas pelo Brasil e que
possui uma vasta gama de produtos. A marca tem a característica de se preocupar
com o dia a dia de todos, com um portfólio de altíssima qualidade, que
inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem
lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 1.000 produtos em
prateleira e mais de 200 opc?o?es de produtos a? granel, além das marcas
próprias.
A Bio Mundo foi uma coincidência
na vida de Charles, alinhando a busca por uma vida saudável e os novos caminhos
com o empreendedorismo. "Conhecendo mais a loja e seu segmento, percebi
que era exatamente um nicho certeiro para o momento que o país e o mundo estão
caminhando, que seria a busca por saúde e qualidade de vida pós
pandemia."
Charles, morando em Brasília,
estudando os dados atuais do mercado e do país, decidiu abrir sua primeira loja
Bio Mundo no fim de 2021, na cidade onde nasceu e cresceu, Blumenau.
"Foi uma decisão consciente
diante dos números e pesquisas de mercado. Ser natural daqui e conhecer muito
bem a cidade colaborou muito. Blumenau têm características particulares de
local e público que fariam dessa loja um sucesso, como a carência nesses tipos
de produtos, o alto poder aquisitivo da região, além disso, ainda não existia
nenhuma unidade Bio Mundo por lá, e foi o que aconteceu." Vale lembrar que
neste ano, Blumenau foi premiada como a segunda melhor Cidade
Empreendedora de Santa Catarina.
Com o crescimento da primeira
unidade, Charles não parou por aí. Como trabalhou em banco por muitos anos,
números e mercado sempre estiveram presentes em seu dia a dia, facilitando
decisões assertivas.
De acordo com o novo ICE
(Índice de Cidades Empreendedoras), pesquisa produzida pela Enap (Escola
Nacional de Administração Pública), com apoio da Endeavor, Florianópolis é a
segunda melhor cidade para empreender no Brasil. Na lista dos 100 maiores
ecossistemas locais de empreendedorismo no país, Floripa ficou atrás apenas de
São Paulo. O estudo tem como objetivo analisar o ambiente de negócios das 100
cidades mais populosas do Brasil, para mostrar quais delas possuem as condições
mais propícias para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.
Tendo em vista esse
cenário, a segunda unidade veio, agora na capital Florianópolis, sediada
na Rua Deodoro, 197 - loja 201, na região central. "Sem dúvidas,
pelo estilo de vida de Florianópolis, cercada por praias e uma vida muito
próxima à natureza, seria de fato o local perfeito para a segunda
unidade." Explica.
Nessa nova empreitada, se aliou
ao sócio Éric Silva Souza, Gerente de TI, Pós-graduado em Tecnologia da
Informação, que deu o start inicial para essa segunda unidade.
"Sempre direcionei os meus
investimentos para o ramo imobiliário e há alguns anos estava pensando em
diversificar, mas não tinha ideia onde investir. Em conversas com colegas do
futebol, ouvi falar sobre a franquia da Bio Mundo e um dos colegas me
apresentou para o Senhor Edmar, responsável pela franquia. Com o CEO, as
certezas se confirmaram e por acreditar bastante no ramo de produtos naturais,
decidi abrir a franquia." Conta Éric.
Pouco tempo depois, se organizando
para o negócio, Éric e Charles foram conectados pelo mesmo propósito. Éric
explica que tudo começou no mundo do futebol e rolou para os negócios.
"Comecei a me estruturar
para concretizar esta decisão, e então veio a pergunta: Aonde abrir a franquia
Bio Mundo? Minha esposa é de Londrina e gostamos muito de Florianópolis, diante
disto verificamos se existiria alguma loja em Londrina e em Florianópolis. Em
Londrina já tinha, mas em Florianópolis não. O colega de futebol Charles tinha
acabado de abrir uma franquia em Blumenau e então fui conversar com ele para
saber o que ele estava achando da franquia. Após a conversa, saí mais decidido
ainda que realmente iria abrir uma franquia da Bio Mundo. Dias depois, a
proposta de expandirmos a franquia no estado de Santa Catarina aconteceu e
agora estamos aqui." Explica Éric, que agora é mais do que parceiro do
futebol, mas parceiro de negócio.
Charles e Éric agora são os mais
novos sócios da unidade Central de Floripa e já possuem planos de expansão.
"Pretendemos expandir mais unidades pela região, já que ainda existem
áreas que possuem força e capacidade de evolução para receber esse mesmo estilo
de negócio, que tem sido verdadeiramente um sucesso." Afirmam.