Blog Top Society - Karla Cruz

Fernando Dal Bosco apresenta seu Refúgio Undici na CASACOR SC

27/09/2022    Alex Ferrer

img/topsocie_blog/10034_post_11213.jpg
O convite para assinar o espaço da Reveev Camas e Colchões na mostra CASACOR SC 2022, que acontece em Florianópolis de 18 de setembro a 30 de outubro, despertou no Designer Fernando Luiz Dal Bosco uma conexão com seu interior e o fez buscar inspiração em sua própria trajetória para compor este novo projeto.
Em sua sexta participação na mostra, Fernando se inspirou na Europa para desenvolver esta suíte com living, que engloba escritório e biblioteca e foi batizada de Refúgio Undici, do italiano refúgio onze. Relembrando o período em que viveu na Itália, o Designer quis valorizar o europeu, mas trazendo referências da nossa atualidade.
img/topsocie_blog/10034_post_10087.jpg

Como o tema deste ano da CASACOR é ‘Infinito Particular’, a ideia foi fazer esta viagem introspectiva e externá-la através daquilo que o profissional vê. “Neste ambiente o objetivo é fazer as pessoas também se reconectarem com o próprio “eu”, valorizarem o íntimo e se encontrarem num espaço tão particular, que é um quarto.
A edição catarinense está instalada na Escola Silveira de Souza, espaço tombado pelo patrimônio histórico da cidade. Aproveitando essa pegada cultural e histórica, Fernando Dal Bosco fez deste espaço, com aproximadamente 60 m², uma união entre o antigo com o contemporâneo. “A escola tem uma estrutura clássica e fiz esta mistura onde preservo a história da escola e adapto com a modernidade, o atual, o contemporâneo. Relembrando o design europeu e suas formas orgânicas, o espaço lembra uma sala, mas com todo o aconchego que uma suíte requer”, explicou.
img/topsocie_blog/10034_post_7693.jpg

Quando pensamos num quarto, vem à mente um refúgio, um lugar íntimo, único e pessoal. Ali se resgata muita coisa, tem a ver com memória afetiva, onde você guarda coisas, coleções de viagens, algo particular. Quero trazer essa sensação aos visitantes, de reconexão, de relaxamento.
Uma cama desenhada por Fernando é destaque no espaço. Batizada de Refúgio, a peça será comercializada após a mostra.
Se a inspiração é europeia, o design é brasileiro e Fernando Dal Bosco investiu em nomes reconhecidos nacionalmente, como Sérgio Rodrigues, Guilherme Wentz, Mauricio Bonfim, entre outros, onde suas criações são valorizadas. “Quis abrasileirar a suíte com produtos nossos, como os vasos de cerâmica que vêm da Bahia e peças de outros artesãos, ceramistas e artistas plásticos. Há uma mistura de designers, mesclando o luxo com o que eu busquei perto de mim, garimpando pinturas de artistas locais, ou seja, valorizando o que é local também”, disse.
Contextualizando com sua personalidade, o Designer investe em pedra natural, madeira e alfaiataria, com todo o aconchego que um quarto requer, remetendo a essa questão afetiva e transformando o local num espaço que te acolhe, te abraça.
Quem espera um quarto com cores neutras, vai se surpreender. “Apostei num ambiente com cor, ao contrário do que as pessoas esperam. Ele não será escuro, mas terá muita cor nas obras de arte, tapetes, cama. A ideia é trazer alegria”, revelou.
O ambiente é todo numa paleta fendi, com textura e marcenaria na mesma cor da parede, mas os elementos soltos, como tapetes, cama, poltronas, quadros e obras de arte têm cor.
img/topsocie_blog/10034_post_11408.jpg
“Esse espaço tem muito garimpo meu. A luminária é de Adriana Iasbeck, de São Paulo, com seus lindos pendentes. Os vasos antigos, até quebrados pelo tempo, quando as pessoas usavam os vasos para armazenar água e ao utilizar canecas para tirar água desses vasos acabavam quebrando as pontas, trouxeram história para o espaço. É isso que quero propor nesta edição, essa mistura de tendências, de cores, de materiais, mas que façam o público viajar para dentro de si, se encontrar em seu próprio infinito particular”, finaliza.
 
Sobre o Designer
 
Fernando Luiz Dal Bosco comanda o escritório Acervo Dal Bosco e também é um dos sócios-proprietários da empresa Evviva Bertolini em Balneário Camboriú. Formado em Gastronomia e devido ao seu gosto pela decoração, se especializou em Design de Interiores em Milão, na Itália e fez pós-graduação em design de interiores na Univali.
 
Participou das seguintes mostras:
CASACOR 2015, 2017, 2018 e 2019, e Janelas CASACOR 2020
Ilha De Caras 2016/2017 E 2017/2018
 
Fotos: Denilson Machado
  
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página