Blog Top Society - Karla Cruz

"Mulheres: vozes e arte" homenageia o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 (quarta), na exposição Pranto, de Andréa Brêtas

06/03/2023    Rosilene Bejarano


img/topsocie_blog/11229_post_10304.jpg

Apresentando poesia, música e o lançamento do catálogo, o evento acontece no Espaço Cultural Correios Niterói a partir das 15h





A exposição "Pranto", da fotógrafa Andréa Brêtas, homenageia o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março (quarta), com o evento "Mulheres: vozes e arte", com a realização de uma Ponte de Versos especial, que contará com a presença de poetas mulheres do Rio e de Niterói, emprestando sua voz para falar de suas experiências e fortalecer o lugar das mulheres não só nas artes e na literatura, como em todo lugar. Entre as escritoras, nomes como Solange Padilha, Georgia Annes, Cristina Fürst, Rose Araújo, Alice Monteiro, Mariana Imbelloni Braga, Carmen Moreno, Celi Luz, Hélen Queiroz, Rosália Milsztajn, Lílian Maial e Thereza Christina Rocque da Motta, entre outras.


Na ocasião, Andréa Brêtas lança e autografa os catálogos da exposição, e faz visita guiada por quatro salas, com fotos em preto e branco, de duas tribos africanas, onde usou suas lentes para conscientizar e lutar pela não violência contra as mulheres e todos os gêneros.


Também presente, a nova voz do pop nacional e internacional, Clarissa Alves, que estará apresentando em show intimista 'unplugged', com violão, alguns sucessos para enriquecer e mediar esse círculo artístico e literário. Um evento que tem por objetivo mostrar a força e o poder criativo das mulheres, suas liberdades de emoções e escolhas, e todas/todes são convidados a compartilhar e viver essa experiência. 


"Mulheres: vozes e arte" acontece no dia 08 de março, das 15h às 17h, no Espaço Cultural Correios Niterói RJ. A curadoria é da Tartaglia Arte.


Sobre a exposição Pranto


fotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas apresenta a exposição "Pranto", onde traz fotos de mulheres africanas no Espaço Cultural Correios Niterói RJ, em preto e branco, para conscientizar sobre a violência contra a mulher, principalmente sobre a MGF - Mutilação Gentital Feminina, que, segundo o Unicef, vitimiza, ainda hoje, milhões de mulheres e meninas em todo mundo e que, a cada ano, atinge cerca de três milhões de meninas, antes de completar 15 anos.


Até 2030, se não houver a erradicação e respeito às diversidades, como sugerido na Agenda 2030, nas ODS 3, 5, 16, mais de 60 milhões de mulheres sofrerão MGF e outras violências, afetando sua saúde física e mental. Através das lentes, Andréa Brêtas empodera essas mulheres e acaba com as desigualdades.


A mostra não traz cores porque tem o objetivo de provocar reações e conexões com o observador, mas traz visivelmente o respeito do olhar de Andréa Brêtas e a  curadoria da Tartaglia Arte na escolha de temas de impacto e importância sócio-cultural. Então, através das fotos, da diferença de olhares, as pessoas vão notar a diferença entre as expressões das mulheres do Quênia (onde ainda há MGF) e da Namíbia (sem MGF), e certamente vão se deixar tomar por emoções diversas.


O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é fundamental para que haja condições mais dignas e justas, lutando pela erradicação, respeito e igualdade.


Sobre a Ponte de Versos


Evento literário tradicional que acontece mensalmente e que, este ano, comemora 24 anos. Desde 1999, ocorria quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, tornando-se parte da cena poética carioca.
 

Divide-se entre "Prato Principal", onde os poetas convidados leem por 10 a 15 minutos. Em seguida, é aberta a "Sobremesa" ao público, quando cada pessoa pode recitar um poema por vez e, por fim, a  "Saideira", com a leitura de mais um poema curto cada um. 


SERVIÇO


EVENTO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Dia 08/03 - das 15h às 17h
Exposição: Pranto
Artista: Andréa Brêtas
Instagram: @andreabretas
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte 
Marchand e assessora da artista: Georgia Nolasco 
Visitação: até 11 de março de 2023  
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde de Rio Branco, 481 – Centro – Niterói/RJ 
Tel: (21) 2503-8550 
De segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado,  das 13h às 17h 
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Apoio: Consolato Onorario Italiano - Florianópolis/SC - CIB/SC - Espaço Cultural Correios
Acesso: Barcas (estação Araribóia), UBER, táxi, ônibus. Do Rio, metrô ou ônibus até a estação Carioca, caminhar até a Estação das Barcas na Praça XV.
O local possui acessibilidade.
Evento gratuito.
Censura livre.


Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem


Compartilhe nas redes sociais:

O remédio do diabetes é a prevenção

06/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11227_post_6047.jpg
Com três décadas de experiência na comercialização de produtos para o diabetes, percebo que é visível o quanto a condição tem se espalhado ainda que em alguns casos possa ser evitada ou ao menos monitorada adequadamente para que seja menos impactante na vida das pessoas.
 
No final de 2022 um relatório da Organização Panamericana de Saúde (Opas), apontou que o número de pessoas com diabetes nos últimos 30 anos na América triplicou. No Brasil, segundo a Vigitel, que é a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde, existem cerca de 17 milhões de pessoas com a doença.
 
Sedentarismo, obesidade, hábitos e dietas pouco saudáveis estão entre fatores que podem desencadear o diabetes tipo 2, que é silenciosa, e que requer acompanhamento e monitoramento constantes. De acordo com a Opas, dois terços dos adultos no continente americano estão com sobrepeso ou são obesos.
 
Cerca de 40% não praticam atividade física. Entre os jovens, 30% estão acima do peso. E, embora estes dados tenham levado a indústria farmacêutica brasileira a registrar um aumento de 19% na procura por medicamentos para controle do diabetes, só em 2021, segundo pesquisa da InterPlayers, a expansão no número de casos começou a ser preocupante até mesmo para quem atua no mercado relacionado à condição.
 
Nos 30 anos de atuação da Dassete Pharma, farmácia especializada na comercialização de produtos para o diabetes fundada no Paraná, há um ano com filial no Rio Grande do Sul e que está chegando a em Santa Catarina em 2023, acompanhamos de perto a evolução no número de casos refletida no aumento das vendas de medicamentos para o diabetes tipo 2 o que não é uma meta comercial a ser  comemorado, mas um alerta sobre um problema de saúde  pública.
 
Mais do que vender remédio, nosso compromisso é com a qualidade de vida das pessoas e por mais que pareça antagônico enquanto empresa, nós estimulamos e promovemos ações pela saúde, buscando oferecer e apoiar eventos e iniciativas que levem informação e que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os remédios estão aí para serem aliados ao tratamento quando necessário, mas o melhor remédio para o diabetes ainda é a prevenção.

Contribuição de: Luiz Alfredo S. Rodrigues, sócio-gestor da Dassette Pharma

Compartilhe nas redes sociais:

Kitesurf em lagoa dos Lençóis Maranhenses é recomendado por atleta hexacampeã mundial do esporte

04/03/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/11226_post_13329.jpg

Considerado um dos melhores lugares do país para o kite, o povoado Atins possui condições naturais ideais para a prática do esporte em lagoa, mar ou rio.


Antes de se consolidar como destino turístico, o vilarejo Atins já era popular entre os praticantes de kitesurf, esporte aquático que permite velejar sem barco, utilizando apenas uma prancha e uma pipa (ou kite, em inglês). Um dos motivos que fazem do povoado localizado na região dos Lençóis Maranhenses um dos melhores lugares do Brasil para o esporte são os ventos fortes e constantes, que permitem o velejo em lagoa do Parque Nacional, no mar ou em rio.

“É um lugar bem incrível! Acho que todo mundo deveria ir para provar o kite lá, que é uma coisa bem diferente de velejar em outros lugares”, avalia Mikaili Sol, hexacampeã mundial de kitesurf, que velejou em lagoa dos Lençóis em setembro de 2020. Atualmente, a jovem atleta cearense — que cresceu vendo o pai maranhense praticando o esporte — disputa o circuito mundial da GKA (Global Kitesports Association) na categoria Freestyle.

Os ventos favoráveis, no entanto, não são a única razão pela qual o povoado atrai kitesurfistas profissionais e amadores de várias partes do país e do mundo. Segundo o empresário Saulo Prazeres, maranhense apaixonado pelo esporte, o local possui ainda outros atributos que o tornam ideal para o kite.

img/topsocie_blog/11226_post_13121.jpg

“Quando a maré está baixa, o velejador tem águas rasas e calmas, propícias ao aprendizado. Além disso, há um canal que liga o rio Preguiças ao mar, sendo um atrativo para curtir grandes ondas no mar e também fazer downwind [travessia a favor do vento] com paisagens paradisíacas na região dos Lençóis Maranhenses”, descreve Saulo.

O kitesurf o levou a ter seu primeiro contato com o povoado, há mais de 10 anos, e também foi uma de suas principais motivações para empreender em Atins, fundando o hotel Vila Aty, do qual é sócio- administrador. “Conheci o vilarejo de Atins em 2009 vindo de uma kitetrip que partiu de Tutoia. Uma chegada ao pôr do sol, a praia estava linda. Foi nesse momento que escolhi Atins para iniciar a jornada no turismo”, relembra o empresário.

Passar o dia na praia de Atins velejando entre o rio e o mar, fazer downwinds de 15 a 25 km partindo da praia do povoado até o Canto do Atins, e o velejo em uma das lagoas dos Lençóis — que é liberada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a prática  do esporte — são algumas das atividades que Saulo recomenda aos kitesurfistas que estiverem visitando a região. Ainda de acordo com ele, a melhor época para velejar são os meses de julho a dezembro, quando os ventos ficam mais fortes.

img/topsocie_blog/11226_post_11372.jpg

Atins

Situado no município de Barreirinhas (MA), o povoado Atins é uma das principais portas de entrada para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Apesar de ser um dos destinos mais remotos e isolados do Maranhão, possui localização estratégica para conhecer o Parque, ficando à distância de apenas 2,5 km do início das dunas e lagoas dos Lençóis.

O acesso a esse local de natureza preservada pode ser feito a partir do centro de Barreirinhas em veículo 4×4, percorrendo trilhas de areia, ou em lancha, pelo rio Preguiças.

Fontes
- Atleta Mikaili Sol, hexacampeã mundial de kitesurf
- Porta-voz do Vila Aty, kitesurfista amador que, por conhecer bem a região, fala sobre o que ela pode oferecer aos praticantes do esporte

Assessoria: Juliana Vieira 
Foto: Divulgação 

img/topsocie_blog/11226_post_6665.jpg


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página