Blog Top Society - Karla Cruz

Empresa de Itajaí é um dos destaques do Arena CELTA

07/08/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12531_post_1881.jpg
A startup ‘Tem Lugar’ de Itajaí foi destaque da segunda edição do Arena CELTA, iniciativa nacional realizada pela Fundação CERTI para promover uma nova geração de startups de sucesso. A etapa final do programa de pré-incubação, que tem parceria do SEBRAE e da NSC, foi realizada na última sexta-feira, 4.
 
A empresa, destaque entre 26 finalistas, oferece um serviço de buscador logístico, conectando compradores e vendedores do setor.  Além desta, startups de São José e de São Paulo garantiram seus lugares na final.
 
A segunda edição do Arena CELTA recebeu 148 inscrições, com representantes de 49 cidades de 15 estados. Foram selecionadas 52 empresas e, a cada round, somente parte delas seguia adiante. As 26 startups que concluíram todo o processo e estiveram no round final, serão convidadas para fazerem parte da Incubadora CELTA, idealizada e criada em 1986 pela Fundação CERTI, que acumula expertise em mecanismos que incentivam o empreendedorismo.
 
Ao longo de seis semanas, as empresas selecionadas participaram de rodadas que envolveram muito aprendizado, treinamento, mentorias individuais e coletivas, além de networking.
 
No primeiro round, com tema "validação do problema e do produto", o objetivo foi garantir que os empreendedores tenham acesso a técnicas e ferramentas para identificar o que os seus potenciais clientes querem fazer e não estão conseguindo.
 
No segundo, o tema foi "acesso ao mercado", com workshops sobre validação de mercado e modelo de negócios e ferramentas, estruturação de CRM e canais de venda.
 
No terceiro, as empresas participaram de um workshop sobre capital e captação de investimentos.
 
Além de todo o aprendizado, as empresas que concluíram o ciclo completo agora têm a oportunidade de fazer parte do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA).
 
Reconhecida como melhor incubadora do Brasil e acompanhando os novos movimentos do Ecossistema de Inovação de Florianópolis, o CELTA atua no Parque Tecnológico Alfa e no Sapiens Parque, proporcionando o ambiente propício para aproximação e networking entre startups e grandes empresas para a promoção da inovação corporativa e a geração de negócios.
 
Das empresas que entraram no CELTA, 96% estão no mercado, destaca o diretor executivo do CELTA, Tony Chierighini. Hoje o CELTA conta com 45 startups incubadas presencialmente e outras sete acolhidas em processo virtual.

Compartilhe nas redes sociais:

Guaramirim recebe 1ª Mostra da Agroindústria do Vale dos Encantos

07/08/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12530_post_11486.jpg
No período de 11 a 20 de agosto, com atendimento de segunda a quinta-feira das 18h às 21h e de sexta-feira a domingo das 10h às 21h, será realizado no ginásio Rodolfo Jahn, em Guaramirim, a 1ª Mostra da Agroindústria Vale dos Encantos, envolvendo as sete cidades da microrregião, mais o Cigamvali, Projeto Fortalece Agro e Sebrae-SC.
 
Haverá exposição e venda na Feira Regional da Agricultura Familiar Sabores de Guaramirim, com a mostra da agroindústria. Serão mais de 30 produtores locais e 20 agroindústrias credenciadas pelo Selo Vale dos Encantos, que destacam a origem e características autênticas dos produtores da região.
 
Em dezembro de 2022, com o objetivo de agregar valor aos produtos tradicionais da agroindústria nos municípios que compõem o Vale do Itapocu, o Cigamvali (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu), em parceria com o Sebrae/SC, por meio do Projeto Fortalece Agro, lançou um selo de produtos da agroindústria do Vale dos Encantos.
 
img/topsocie_blog/12530_post_11038.jpg
O lançamento do selo foi um marco importante para agregar conceito e fortalecer a agroindústria do Vale. Os negócios devem cumprir alguns requisitos para se tornarem detentores do Selo da Agroindústria Vale dos Encantos e exporem a marca coletiva em seus produtos. Entre eles, está situado em um dos sete municípios que compõem a região, e está de acordo com os critérios de qualidade e sustentabilidade definidos pelo consórcio.
 
O Projeto Fortalece Agro é uma iniciativa do Sebrae SC, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu, para fomentar a inclusão e formalização da produção agroindustrial de alimentos e bebidas da região, com segurança sanitária e valor agregado qualificado para adesão ao SISBI, acesso ao “selo arte” e a mercados.

Compartilhe nas redes sociais:

Confeiteira de Blumenau impulsiona suas vendas com aprendizados em curso gratuito

07/08/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12529_post_5298.jpg
O conhecimento é o primeiro passo para quem quer empreender e Fátima Araújo Pereira, de Blumenau , é um exemplo inspirador de como investir no aprendizado pode impulsionar os negócios.
 
Já atuando no ramo da confeitaria, mas vendendo apenas para colegas próximos, ela teve um insight após concluir o curso “Produção de Biscoitos Decorados”, oferecido pelo programa Cooper Pratic, da Rede Cooper, que superou todas as suas expectativas.
 
Desde que chegou a Santa Catarina, Fátima sempre sonhou em aprender a fazer os biscoitos decorados tão tradicionais da região, porém, nunca conseguiu acertar a receita como gostaria. Foi com os ensinamentos da professora Ely Regina que ela finalmente desvendou o tão desejado passo a passo. No mesmo ano, decidiu se aventurar na produção de 120 quilos desse doce para o Natal e o sucesso foi imediato.
 
img/topsocie_blog/12529_post_3224.jpg
"As dicas da Eli foram certeiras, todos adoraram e consegui vender tudo", compartilha com entusiasmo.
 
Ao longo dos anos, consolidou sua confeitaria e, entre bolos e outras receitas, os biscoitos decorados se tornaram o carro-chefe do negócio.
 
"Hoje, tenho uma demanda muito grande desse produto não só em datas comemorativas, mas também no dia a dia", revela. Com os resultados alcançados, Fátima pôde investir em melhorias para sua cozinha, adquirindo um fogão melhor e uma batedeira para aprimorar ainda mais suas entregas.
 
Conheça o Cooper Pratic
 
A história de Fátima começou de maneira despretensiosa.
 
"Meu marido recomendou a me tornar cooperada da Rede Cooper e, no momento da inscrição, foram as colaboradoras que me apresentaram os cursos. Logo optei pelo tema biscoitos decorados. Adorei a receita e comecei a presentear familiares e amigos. Foi o incentivo de todos que me motivou a incorporar essa especialidade nas minhas vendas. Naquela época, eu não fazia ideia do quão bem-sucedido isso se tornaria e de como impactaria minha vida", compartilha.
 
O Cooper Pratic é um programa de aprendizagem oferecido gratuitamente aos cooperados. Em 2022, registrou mais de 4.287 participações em 311 cursos e palestras, além de mais de 690 mil visualizações no on-line, abordando não apenas gastronomia, mas também artesanato e sustentabilidade.
 
Seu objetivo é estimular o aprendizado prático, promover inovação e conhecimento entre os cooperados, que podem utilizar essas habilidades para aprender algo novo, começar a empreender ou impulsionar seus negócios. Fátima, inclusive, compartilhou a receita que aprendeu com suas amigas de outras regiões do Brasil.
 
"Muitas delas utilizaram a receita como forma de distração ou renda extra".

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página