O conhecimento é
o primeiro passo para quem quer empreender e Fátima Araújo Pereira, de Blumenau , é um exemplo inspirador de como investir no aprendizado pode impulsionar os negócios.
Já atuando no
ramo da confeitaria, mas vendendo apenas para colegas próximos, ela teve
um insight após concluir o curso “Produção de Biscoitos
Decorados”, oferecido pelo programa Cooper Pratic, da Rede Cooper, que superou todas as suas expectativas.
Desde que chegou
a Santa Catarina, Fátima sempre sonhou em aprender a fazer os biscoitos
decorados tão tradicionais da região, porém, nunca conseguiu acertar a receita
como gostaria. Foi com os ensinamentos da professora Ely Regina que ela
finalmente desvendou o tão desejado passo a passo. No mesmo ano, decidiu se
aventurar na produção de 120 quilos desse doce para o Natal e o sucesso foi
imediato.
"As dicas
da Eli foram certeiras, todos adoraram e consegui vender tudo",
compartilha com entusiasmo.
Ao longo dos
anos, consolidou sua confeitaria e, entre bolos e outras receitas,
os biscoitos decorados se tornaram o carro-chefe do negócio.
"Hoje,
tenho uma demanda muito grande desse produto não só em datas comemorativas, mas também no dia a
dia", revela. Com os resultados alcançados, Fátima pôde investir em melhorias para sua cozinha, adquirindo um fogão
melhor e uma batedeira para aprimorar ainda mais suas entregas.
Conheça o
Cooper Pratic
A história de
Fátima começou de maneira despretensiosa.
"Meu marido
recomendou a me tornar cooperada da Rede Cooper e, no momento da inscrição,
foram as colaboradoras que me apresentaram os cursos. Logo optei pelo tema
biscoitos decorados. Adorei a receita e comecei a presentear familiares e
amigos. Foi o incentivo de todos que me motivou a incorporar essa especialidade
nas minhas vendas. Naquela época, eu não fazia ideia do quão bem-sucedido isso
se tornaria e de como impactaria minha vida", compartilha.
O Cooper Pratic
é um programa de aprendizagem oferecido gratuitamente aos cooperados. Em 2022,
registrou mais de 4.287 participações em 311 cursos e palestras, além de mais
de 690 mil visualizações no on-line, abordando não apenas gastronomia, mas
também artesanato e sustentabilidade.
Seu objetivo é
estimular o aprendizado prático, promover inovação e conhecimento entre os cooperados, que podem utilizar essas habilidades para aprender algo novo, começar a empreender ou
impulsionar seus negócios. Fátima, inclusive, compartilhou a receita que
aprendeu com suas amigas de outras regiões do Brasil.
"Muitas
delas utilizaram a receita como forma de distração ou renda extra".