3º Salão do Livro da Serra Catarinense
12/08/2017
Karla Cruz
Com a presença do prefeito Antonio Ceron, o auditório Mário Augusto de Sousa, na Fundação Cultural de Lages, recebeu imprensa e convidados
Na manhã desta sexta-feira (11), no auditório Mário Augusto de Sousa, na Fundação Cultural de Lages (FCL), ocorreu o lançamento oficial do 3º Salão do Livro da Serra Catarinense, a ser realizado entre os dias 11 e 17 de setembro, na Praça Joca Neves. No lançamento do Salão do Livro foram apresentadas programação, peças institucionais e os homenageados deste ano, a médica Wilma Carrilho e o jornalista Névio Fernandes..
O superintendente da FCL, Gilberto Ronconi, agradeceu o suporte dos colaboradores e apoiadores da edição 2017 do Salão do Livro. “O Salão do Livro tem um objetivo importante que é o estímulo à leitura, e com esse evento podemos proporcionar isso a todas as pessoas. Os temas das palestras e os eventos culturais dentro da programação mostram a diversidade, a música, a informação”, comenta.
O prefeito Antonio Ceron reiterou que o Salão do Livro, além da importância cultural move a cidade, visitantes e amantes da leitura. “O Salão do Livro também entra no circuito dos eventos que envolvem o turismo de eventos e, além disso, é uma ação que envolve as pessoas mais importantes nesse processo, as crianças”, acrescenta.
A programação do 3º Salão do Livro compreende palestras com personalidades da literatura, música e jornalismo, bem como atrações artísticas de teatro e dança. A Praça Joca Neves continua sendo o local do evento que, no dia 11 de setembro, iniciará com a abertura dos estandes de livros a partir das 8h30min e se estenderá pela manhã e tarde com espetáculos teatrais, contação de histórias e dança, e às 19h o poeta, escritor e colunista Fabrício Carpinejar conversará com o público através da palestra “Amizade também é amor”. Dado Villa-Lobos, conhecido por ser o guitarrista da icônica banda Legião Urbana, ministrará sua palestra no dia 13 de setembro também às 19h, falando sobre seu livro “Memórias de um legionário”.
O 3º Salão do Livro da Serra Catarinense é executado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da AmBev, apoio do Instituto José Pascoal Baggio (IJPB) e Fazenda Boqueirão. É uma realização da prefeitura de Lages, Fundação Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Programação das palestras:
11/09 - segunda-feira, 19h - Amizade também é amor, com Fabrício Carpinejar (RS);
12/09 - terça-feira, 19h - Debate: Clarice Lispector ao quadrado, com Simone Paulino (São Paulo) e Tânia Ramos (Florianópolis). Mediação de Raul Arruda Filho (Lages);
13/09 - quarta-feira, 19h - Memórias de um legionário, com Dado Villa-Lobos (Rio de Janeiro). Mediação de Rodrigo Casarin (São Paulo);
14/09 - quinta-feira, 19h - Literatura, quadrinhos e cinema, com Lourenço Mutarelli (São Paulo). Mediação de Rodrigo Casarin (São Paulo);
15/09 - sexta-feira, 19h - Fantasia, com Raphael Draccon (Los Angeles/EUA) e Caroline Munhoz (Los Angeles/EUA). Mediação de Rodrigo Casarin (São Paulo);
16/09 - sábado, 17h - Bate-papo Jornalismo e literatura, com Rodrigo Casarin (São Paulo);
17/09 - domingo, 17h - Literatura afro-brasileira, com Ronald Augusto (Porto Alegre/RS)
Programação oficial completa
3º Salão do Livro da Serra Catarinense
11 a 17 de setembro de 2017
Das 8h30min às 20h30min de segunda a sábado
Das 8h30min às 19h no domingo
11 de setembro de 2017 – Segunda-feira
8h30min - Início das atividades nos estandes
9h - Espetáculo “Fuxiquinhos” com a Cia Avenida Lamparina
10h – Apresentações artísticas com a Escola de Artes
10h30min - Guia de leitura “Histórias para encantar” com Gelson Bini
14h - Espetáculo “Corre, o céu está caindo” com a Cia Avenida Lamparina
15h – Apresentações artísticas com a Escola de Artes
15h30min - Guia de leitura “Baú de livros” com Gelson Bini
18h – Lançamento de livros de autores da Serra Catarinense
19h - Amizade também é amor, com Fabrício Carpinejar (RS)
Bate-papo com um dos mais destacados autores contemporâneos. O poeta, jornalista e cronista gaúcho Fabrício Carpinejar é um fenômeno: com 40 obras publicadas, vendeu mais de 250 mil exemplares dos mais distintos gêneros, e ganhou muitos prêmios, entre eles dois Jabutis: por “Votupira: o vento doido da esquina”, na categoria infanto-juvenil; e “Canalha!”, na categoria contos e crônicas. Entre suas obras mais recentes estão “Amizade também é amor”, “Espero alguém” e “Me ajude a chorar”.
20h30min – Término das atividades nos estandes
12 de setembro de 2017 – Terça-feira
8h30min - Início das atividades nos estandes
9h - Espetáculo “Cadê meu tesouro? com Cia Avenida Lamparina
10h – Apresentações artísticas com a Escola de Artes
10h30min - Guia de Leitura “Baú de livros” com Gelson Bini
14h - Espetáculo “Fuxiquinhos” com a Cia Avenida Lamparina
15h - Apresentações artísticas com a Escola de Artes
15h30min – Guia de leitura “Histórias para encantar” com Gelson Bini
18h - Lançamento de livros de autores da Serra Catarinense
19h – Debate: Clarice Lispector ao quadrado, com Simone Paulino (São Paulo/SP) e Tânia Ramos (Florianópolis/SC). Mediação de Raul Arruda Filho (Lages/SC).
Um debate em torno da vida e da obra de Clarice Lispector, um dos grandes nomes da literatura mundial. Simone Paulino é jornalista, escritora, editora e mestre em Teoria e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). É autora de “Como Clarice Lispector pode mudar sua vida” e do gift book “Minha Mãe, Meu Mundo”, com mais de 400 mil exemplares vendidos.Tânia Ramos é doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora Titular da UFSC. Atua, pesquisa e publica nas linhas de pesquisa História e Memória, escritas de si e gênero.
20h30min – Término das atividades nos estandes
13 de setembro de 2017 – Quarta-feira
8h30min - Início das atividades nos estandes
9h - Guia de Leitura “Baú de livros” com Gelson Bini
10h - Apresentações artísticas com a Escola de Artes
10h30min - “Corre, o céu está caindo” com a Cia Avenida Lamparina
14h - Espetáculo “Fuxiquinhos” com a Cia Avenida Lamparina
15h - Apresentações artísticas com a Escola de Artes
15h30min - Guia de Leitura “Histórias para encantar” com Gelson Bini
18h - Lançamento de livros de autores da Serra Catarinense
19h - Memórias de um legionário, com Dado Villa-Lobos (Rio de Janeiro/RJ)
Mediação de Rodrigo Casarin (São Paulo/SP).
O guitarrista e produtor dos últimos discos da Legião Urbana num bate-papo sobre a influência da literatura na banda que fez história no rock nacional e também sobre seu livro “Memórias de um legionário. Sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos, Dado Villa-Lobos assumiu guitarra da Legião Urbana em 1983, às vésperas da gravação do primeiro LP. Foi o responsável pela produção dos últimos discos da Legião: “A Tempestade (ou O Livro dos Dias)”, “Uma Outra Estação” e “Como É que Se Diz Eu Te Amo”. É autor das trilhas sonoras dos filmes “O Homem do Ano”, “Bufo &Spallanzani” (melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami), "Pro Dia Nascer Feliz" (vencedor do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006). Lançou seu primeiro disco solo, Dado Villa-lobos e o Jardim de Cactus ao Vivo, em parceria com a MTV dentro do projeto MTV Apresenta, em 2005.Em 2012 Dado lançou seu segundo disco solo, "O Passo do Colapso".
Apresenta o programa “Estúdio do Dado” no Canal Bis.
20h30min – Término das atividades nos estandes
14 de setembro de 2017 – Quinta-feira
8h30min - Início das atividades nos estandes
9h - Espetáculo “Cadê meu tesouro?”com a Cia Avenida Lamparina
10h - Apresentações artísticas com a Escola de Artes
10h30min - Guia de Leitura “Histórias para encantar” com Gelson Bini
14h - Espetáculo “Cadê meu tesouro?”com a Cia Avenida Lamparina
15h - Apresentações artísticas com a Escola de Artes
15h30min – Guia de leitura “Histórias para encantar” com Gelson Bini
18h - Lançamento de livros de autores da Serra Catarinense
19h – Literatura, quadrinhos e cinema, com Lourenço Mutarelli (São Paulo/SP). Mediação de Rodrigo Casarin (São Paulo/SP)
Um bate-papo com o multiartista Lourenço Muterelli sobre suas produções e seus processos criativos. Escritor, quadrinista, artista grá?co, dramaturgo, roteirista e ator, publicou diversos álbuns de histórias em quadrinhos, hoje cultuados entre o público do gênero. O cheiro do ralo, seu primeiro romance, saiu em 2002, seguido por Nada me faltará, Miguel e os demônios, A arte de produzir efeito sem causa e Jesus Kid. Também escreveu peças de teatro e atuou em curtas-metragens e nos ?lmes “Que horas ela volta?”e “O cheiro do ralo”, baseado em seu livro.
20h30min – Término das atividades nos estandes
15 de setembro de 2017 – Sexta-feira
8h30min - Início das atividades nos estandes
9h - Espetáculo “Vanu, o vampiro atrapalhado”, com Grupo GATS
10h - Apresentações artísticas com a Escola de Artes
10h30min - Guia de leitura “Baú de livros” com Gelson Bini
11h20min - Espetáculo “Corre, o céu está caindo” com a Cia Avenida Lamparina
14h - Espetáculo “Vanu, o vampiro atrapalhado”, com Grupo GATS
15h - Apresentações artísticas com a Escola de Artes
15h30min - Espetáculo “Vanu, o vampiro atrapalhado”, com Grupo GATS
18h - Lançamento de livros de autores da Serra Catarinense
19h – Fantasia, com Raphael Draccon (Los Angeles/CA/EUA) e Caroline Munhoz (Los Angeles/CA/EUA). Mediação de Rodrigo Casarin (São Paulo/SP)
Direto de Los Angeles, o casal sensação da literatura de fantasia brasileira, num encontro imperdível com seus leitores. Raphael Draccon é romancista best-seller e roteirista premiado pela American ScreenwriterAssociation. Foi considerado pela Revista “Isto É” como um dos dez escritores mais influentes do mercado brasileiro. Com sua principal trilogia de fantasia, “Dragões de Éter”, frequentou a liste de mais vendidos no Brasil, México e Portugal. Em 2015 entrou para o time de roteiristas da Rede Globo de Televisão, participando de Supermax e projetos da Globo Filmes. Atualmente vive em Los Angeles após receber um Green Card como “AliensofExtraordinaryAbilities”, onde trabalha para TV e cinema com empresas como Sony LatinAmerica.
Carolina Munhoz é jornalista, roteirista e romancista, eleita “melhor escritora” pelo Prêmio Jovem Brasileiro e “bestauthor” pelo Vox Populi do prêmio norte-americano Shorty Awards. A autora teve um de seus últimos livros eleito como “melhor livro de 2014” pela Revista Atrevida e outro eleito como “melhor livro de 2015” pela Revista Capricho. É autora de “A Fada”, “O Inverno das Fadas”, “Feérica”, “Por um toque de Ouro” e “Por um toque de Sorte”. Também é co-autora de “O Reino das Vozes Que Não se Calam”, “O Mundo das Vozes Silenciadas” e “O Reino Secreto – Livro de Colorir” em parceria com a atriz Sophia Abrahão, ficando por nove meses na lista de autores nacionais mais vendidos do PublishNews.
20h30min – Término das atividades nos estandes
16 de setembro de 2017 - Sábado
8h30min - Início das atividades nos estandes
9h30min – Apresentações artísticas com a Escola de Artes
10h30min - Espetáculo "Ômega, O Mago", com Grupo Gats
14h - Espetáculo "Ômega, O Mago", com Grupo Gats
15h – Invernada Artística Mirim do CTG Barbicacho Colorado
16h - Espetáculo "Ômega, O Mago", com Grupo Gats (palco)
16h às 19h - Espetáculo ambulante “O palhaço amarelo” com o Grupo Gats
17h - Bate-papo Jornalismo e literatura, com Rodrigo Casarin (São Paulo/SP)
Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. É colunista de literatura no UOL.
18h – Piano e Voz com Antônio Lugon
20h30min - Término das atividades nos estandes
17 de setembro de 2017 - Domingo
20h30min - Início das atividades nos estandes
10h - Espetáculo "O menino das nuvens", com Grupo Gats
11h – Apresentações artísticas com a Escola de Artes
14h - Espetáculo "O menino das nuvens", com Grupo Gats
15h – Apresentações artísticas com a Escola de Artes
16h - Espetáculo "O menino das nuvens", com Grupo Gats
16h às 19h - Espetáculo ambulante “O palhaço amarelo” com o Grupo Gats
17h – Literatura afro-brasileira, com Ronald Augusto (Porto Alegre/RS)
O sistema literário brasileiro é preconceituoso? A partir dessa pergunta o debate mergulhará em temas delicados como racismo e bibliodiversidade. Poeta, músico, letrista e crítico de poesia. É autor de, dentre outros, “Homem ao Rubro” (1983), “Puya” (1987), “Vá de Valha” (1992), “Confissões Aplicadas” (2004), “No Assoalho Duro” (2007), “Cair de Costas” (2012) e “Decupagens Assim” (2012). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blgspot.com e é diretor associado da revista www.sibila.com.br
19h – Encerramento oficial e término das atividades nos estandes