CEO TOBIAS MARKERT - FLORIPA AIRPORT
O novo Aeroporto Internacional de Florianópolis completa o primeiro mês de operação, com um diagnóstico positivo da transferência operacional e dos resultados alcançados com o novo conceito de operação. Um bom termômetro é o resultado preliminar da Pesquisa de Satisfação Geral de Passageiros, realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), no mês de outubro. O aeroporto de Florianópolis, que desde janeiro de 2018 figurava na última e penúltima posições na nota geral de satisfação, saltou para a segunda colocação entre os 20 maiores aeroportos pesquisados no mês de outubro.
Além da Pesquisa SAC, é realizada também com os passageiros a Pesquisa ANAC, que questiona sobre serviços e conforto. Já no primeiro mês de operação do novo aeroporto, a média geral dos indicadores é 4,7. No 2° e 3° trimestres anteriores, ainda no antigo terminal, a média era 3,8. Veja tabela com os principais requisitos pesquisados abaixo:
O resultado positivo das pesquisas é fruto de uma transferência operacional feita com sucesso. O processo de desligar a chave em um terminal e ligar em uma nova infraestrutura totalmente nova, composta de sistemas complexos de TI e novo modo de operação, é um dos maiores desafios da aviação.
“Conseguimos superar este desafio de uma maneira extraordinária: os voos foram pontuais, os sistemas de TI funcionaram perfeitamente e a comunidade aeroportuária estava totalmente familiarizada com o novo espaço. O melhor disso tudo é perceber o sorriso no rosto das pessoas quando nos visitam. Nunca vi um aeroporto com um ambiente tão maravilhoso. O aeroporto de Florianópolis é único e especial!”, analisa Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.
Novo conceito para o meio-fio de embarque e desembarque de passageiros
A Floripa Airport implementou um novo conceito operacional para a área de embarque e desembarque de passageiros. Com cancelas instaladas na entrada do aeroporto, o motorista tem 10 minutos de tempo de tolerância para deixar ou pegar um passageiro. Após este período, é cobrado R$ 20 a cada 10 minutos. Vale mencionar que no antigo terminal também não era permitido estacionar no meio-fio e não havia tolerância. Já no estacionamento, a concessionária adotou preço acessível, cobrando R$ 12 pela primeira hora com gratuidade das 3 horas seguintes. O novo conceito tem foco único em garantir organização e controle de fluxo no meio-fio. A Floripa Airport realizou uma pesquisa específica com passageiros, que deveriam dar nota de 0 a 5 à área de meio-fio. Veja abaixo 3 respostas da pesquisa:
• Facilidade de se locomover do Boulevard para o Terminal: 4,5
• Meio-fio é organizado: 4,2
• Nota geral para o meio-fio: 4,2
A concessionária também realizou um estudo para medir os tempos de deslocamento dos veículos no percurso de 608 metros entre a cancela de entrada e a cancela de saída e o tempo médio de deslocamento é de 1,5 minuto.
Para a Floripa Airport, é positivo observar que os passageiros e visitantes estão aprendendo a usar o meio-fio de maneira correta. O índice de motoristas que excedem os 10 minutos de tolerância é de 0,4%. O novo conceito atinge, portanto, o objetivo de organizar o fluxo de veículos.
A Place To be
Expressão em inglês repetida com frequência pela Floripa Airport, a Place To Be é o conceito inovador trazido pela Zurich Airport a Florianópolis: o fluxo de visitantes tem se consolidado o lugar como de passeio. Aos finais de semana, o terraço panorâmico, único em aeroportos no Brasil, tem recebido até 2 mil visitantes por dia. Os eventos nas tardes de sábado já se tornaram uma opção de lazer para famílias, com oficinas criativas para crianças e atrações para os adultos.
O Boulevard 14/32 também tem sido utilizado para receptivos de eventos e palestras de parceiros.
Aeroporto Verde
E no primeiro mês de operação, o novo aeroporto já recebeu um dos maiores reconhecimentos da aviação mundial. O título de Aeroporto Verde, concedido pela Airports Council International (ACI), reconhece o programa de gerenciamento de resíduos, implantado pela Floripa Airport, que já desvia do aterro sanitário 60% de todo o lixo geradono aeroporto.
Outras diretrizes, com foco em sustentabilidade, foram implementadas no novo aeroporto, como o reuso de água de chuva, a exclusão de utensílios plásticos na administração do aeroporto, o uso de bicicletas e carrinhos elétricos para transporte de bagagem na área de pátio.
Outros números
A nova infraestrutura, quatro vezes maior que a antiga, aliada às inovações e serviços implementados elevam os índices de qualidade do novo aeroporto. No total, 323.373 mil passageiros passaram pelo novo terminal em outubro, 2% a mais do que o mesmo período do ano passado.
• O índice de pontualidade foi de 81%, contra 76% em outubro de 2018.
• A taxa de utilização dos fingers foi de 100% para voos internacionais e 99,9% para os domésticos.
• Com a nova infraestrutura de pista, pátio e taxiway, o aeroporto de Florianópolis tem a capacidade de 25 movimentos (pousos ou decolagens) por hora. No terminal antigo, eram 17 movimentos por hora.
• Do ponto de vista comercial, 88% dos espaços comerciais estão ocupados e 60% das lojas já estão abertas. Ainda restam 7 espaços entre o Boulevard 14/32 e o novo terminal para serem locados. O resultado comercial do primeiro mês de operação no novo terminal foi acima do esperado.
A Floripa Airport segue atenta aos feedbacks de todos os usuários para ajustar e melhorar seus serviços, mas analisa que o primeiro mês de operação da nova infraestrutura foi um sucesso, garantindo excelência no atendimento aos passageiros e visitantes.