Todos os anos, o estouro dos fogos do Réveillon traz junto o “agora vai”! O desejo pode ser de ser saudável, de emagrecer, de ler mais, de fazer uma transição de carreira ou de conquistar um novo emprego. Os sonhos são muitos. Certo é que janeiro é o primeiro mês e a empolgação ainda está viva. Mas como se manter firme na meta quando as férias acabam e a rotina é retomada?
Há diferença entre as resoluções e as metas. As promessas, na grande maioria, são feitas de forma aleatória e sem método, por isso acabam esquecidas ao longo dos meses. Para manter o foco durante todo 2020, primeiro saiba qual é o real motivo da escolha. Isso vai mantê-lo firme todas as vezes que pensar em desistir. Liste seus reais motivos por escrito! E mais: quem você vai se tornar quando conquistar esse sonho? Feito isso, analise se gosta do resultado.
Se o seu desejo passou por essa fase, chegou a hora de escrevê-lo em termos positivos. Mas lembre-se: ter sucesso profissional, ser rico, ser feliz, emagrecer... Nada disso é meta. É apenas um desejo. Para sair do campo dos sonhos, é necessário torná-lo específico. Defina sucesso. Quanto dinheiro significa ficar rico? Quantos quilos você quer emagrecer?.
Depois, coloque um prazo. A data traz o sentimento de compromisso - sugiro contar a alguém e dizer que aceitará cobranças. Assim, você terá uma meta de verdade!
Acostume-se a esmiuçar sua meta e as etapas pelas quais ela vai passar. Faça delas seus degraus e liste o que vai ouvir, ver e sentir em cada um deles. Dessa forma, vai compreender a proximidade da sua realização e perceber o quanto continua focado.
Questione-se com frequência “o que posso fazer que ainda não fiz?’, “o que posso repetir?” Caso sua autopercepção acenda o alerta, pergunte-se: “quanto essa atitude vai me afastar da minha meta?”.
Mantenha tudo escrito e, de preferência, visível. Use um quadro de metas, faça colagens, desenhos, ajude sua mente a criar seu estado desejado. E considere: trabalhar várias metas ao mesmo tempo é possível, mas se dedicar a uma de cada vez vai direcionar suas forças.