Blog Top Society - Karla Cruz

Mayara Nascimento - A adaptação dos filhos no período de volta às aulas

01/03/2020    Maristela Brites


img/topsocie_blog/2706_post_14138.jpg

Mayara Nascimento
Psicóloga do Ensino Infantil do Colégio Energia Florianópolis

A adaptação dos filhos no período de volta às aulas é sempre motivo de preocupação dos pais e de ansiedade por parte dos filhos, especialmente dos que estão iniciando a vida escolar ou dos que trocaram de colégio. E o assunto merece também atenção de professores, pedagogos e psicólogos, uma vez que a duração deste tempo pode variar entre uma semana e um mês, dependendo de cada criança.
É muito comum que pais ou responsáveis acompanhem a criança por algumas horas dentro do ambiente escolar, e isso é importante, porque ajuda na familiarização com o novo espaço. As escolas, enquanto instituições de ensino, precisam respeitar e observar o tempo de cada aluno sempre contribuindo para a conquista da autonomia e da independência.
Os pais costumam sofrer até mais do que as crianças neste período. Para que a adaptação não se torne ainda mais difícil, é imprescindível que eles estejam seguros com relação à escolha do colégio para que fiquem tranquilos e saibam que os pequenos estarão bem cuidados. Não é preciso sentir culpa por deixa-lo muito tempo na escola – esta é a realidade de muitas famílias – além disso, eles sentem quando algo não está bem.
O ideal para tornar o momento menos doloroso é fazer uma adaptação gradativa, com o intuito de promover o vínculo e a confiança entre a criança e a professora. A escola também deve preparar o ambiente para a chegada dos novos alunos e planejar desde a recepção até as atividades deste período.
Outra dica para evitar que a criança fique ansiosa é não chegar muito cedo à escola. Os pais também precisam se policiar para estarem na escola no horário da saída – pontualidade é importantíssimo nesses momentos – isso estimula o desejo de a criança em ficar na escola. Objetos de valor afetivo (cheirinhos, naninhas...) também pode ajudar na maturidade emocional dos pequenos.
 
Incentivar a criança a ir até a sala de aula de mãos dadas com os pais em vez de irem no colo irá auxiliar na autonomia e na segurança dela – se for um bebê, a dica é se despedir sem demora com um beijo e com muita segurança. Agir com tranquilidade e sempre estar em contato com os professores e profissionais da instituição também contribuem para o processo.

Compartilhe nas redes sociais:

Onde vive você" é tema da palestra do fotógrafo Lufe Gomes no Casahall

01/03/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/2705_post_4424.jpg

Autor do projeto Life by Lufe vem a Balneário Camboriú no dia 10 de março, para contar sobre as casas com alma que visitou, fotografou e alimentam suas plataformas de conteúdo no Youtube, Instagram e nas páginas do seu livro

A curiosidade sobre as casas das pessoas, qual o sentimento impregnado em cada objeto exposto, detalhes que reverenciam memórias, os sons que circulam. Tudo diz, tudo conta história para o fotógrafo Lufe Gomes, autor do projeto Life by Lufe, plataforma de conteúdo exibida no Youtube (canal com 451 mil inscritos) e no Instagram (205 mil seguidores), que apresenta os muitos jeitos de viver e estar no mundo. Lufe vem a Balneário Camboriú (SC), no dia 10 de março, a convite do CasaHall Design District para falar sobre este trabalho.  

Os lares fotografados até aqui, de conhecidos e desconhecidos, foram parar nas páginas do seu livro "Onde vive você" - tema da palestra -, lançado em 2017 pela editora Autêntica. Muitos projetos também são direcionados para a sua coluna mensal na revista Casa & Jardim. 

"Onde vive você é a minha busca pelo ser humano que habita o espaço. Onde está você por todos os lados? Quais as suas histórias, as suas memórias, os seus gostos pessoais, o que faz você se sentir bem? Do que você gosta, como você se sente feliz dentro de casa, não por imposições de tendências ou moda, mas pelo que verdadeiramente move você", expõe Lufe sobre a jornada focada no ser humano. A primeira conexão estabelecida para assim descortinar as camadas que estruturam a morada.

Esse olhar foi despertado quando ele foi morar em Londres. Após deixar o emprego numa emissora de TV no Brasil, onde costumava trabalhar em equipe e carregava muitos equipamentos para uma produção. Decidiu simplificar o processo, calibrar sua percepção mais sensível sobre as cenas, cenários e gestos. Queria ser tocado e também tocar os outros com imagens enriquecedoras da vida. A forma que vê o mundo. É sobre esse universo que irá falar na palestra "Onde vive você". A programação da agenda do design Casahall é aberta a convidados e profissionais parceiros do Design Club.

SERVIÇO
O que: Palestra “Onde vive você” com o fotógrafo Lufe Gomes
Quando: 10 de março, às 19h
Onde: Auditório do Casahall Design District (Balneário Camboriú)


Compartilhe nas redes sociais:

HAPPINESS CARNIVAL NO DONNA

01/03/2020    Maristela Brites




img/topsocie_blog/2704_post_2785.jpg
img/topsocie_blog/2704_post_8663.jpg
img/topsocie_blog/2704_post_7056.jpg
img/topsocie_blog/2704_post_9140.jpg

Na noite de segunda-feira de Carnaval, o Donna apresentou a festa Happiness Carnival. Veja quem curtiu a festa:
Crédito das fotos: Adriel Douglas

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página