Blog Top Society - Karla Cruz

Mayara Nascimento - A adaptação dos filhos no período de volta às aulas

01/03/2020    Maristela Brites


img/topsocie_blog/2706_post_14138.jpg

Mayara Nascimento
Psicóloga do Ensino Infantil do Colégio Energia Florianópolis

A adaptação dos filhos no período de volta às aulas é sempre motivo de preocupação dos pais e de ansiedade por parte dos filhos, especialmente dos que estão iniciando a vida escolar ou dos que trocaram de colégio. E o assunto merece também atenção de professores, pedagogos e psicólogos, uma vez que a duração deste tempo pode variar entre uma semana e um mês, dependendo de cada criança.
É muito comum que pais ou responsáveis acompanhem a criança por algumas horas dentro do ambiente escolar, e isso é importante, porque ajuda na familiarização com o novo espaço. As escolas, enquanto instituições de ensino, precisam respeitar e observar o tempo de cada aluno sempre contribuindo para a conquista da autonomia e da independência.
Os pais costumam sofrer até mais do que as crianças neste período. Para que a adaptação não se torne ainda mais difícil, é imprescindível que eles estejam seguros com relação à escolha do colégio para que fiquem tranquilos e saibam que os pequenos estarão bem cuidados. Não é preciso sentir culpa por deixa-lo muito tempo na escola – esta é a realidade de muitas famílias – além disso, eles sentem quando algo não está bem.
O ideal para tornar o momento menos doloroso é fazer uma adaptação gradativa, com o intuito de promover o vínculo e a confiança entre a criança e a professora. A escola também deve preparar o ambiente para a chegada dos novos alunos e planejar desde a recepção até as atividades deste período.
Outra dica para evitar que a criança fique ansiosa é não chegar muito cedo à escola. Os pais também precisam se policiar para estarem na escola no horário da saída – pontualidade é importantíssimo nesses momentos – isso estimula o desejo de a criança em ficar na escola. Objetos de valor afetivo (cheirinhos, naninhas...) também pode ajudar na maturidade emocional dos pequenos.
 
Incentivar a criança a ir até a sala de aula de mãos dadas com os pais em vez de irem no colo irá auxiliar na autonomia e na segurança dela – se for um bebê, a dica é se despedir sem demora com um beijo e com muita segurança. Agir com tranquilidade e sempre estar em contato com os professores e profissionais da instituição também contribuem para o processo.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página