Blog Top Society - Karla Cruz

No país do futebol, esporte se torna metodologia para aprender de forma lúdica

02/03/2020    Gustavo Siqueira

Na Inglaterra, surgiu a expressão “Play, notPush”. Em tradução livre, ela quer dizer “jogue sem pressão”, tirando o peso da responsabilidade de um atleta para fazer ele render ao máximo. Assim, a expressão virou nome de metodologia: Play notPush™, que é uma forma de aprendizagem diferente, exclusiva da Little Kickers, uma franquia internacional que conta com 40 unidades no Brasil, onde também se aprende a língua inglesa nas aulas.

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A metodologia foi desenvolvida pela Little Kickers e por especialistas da Federação Inglesa de Futebol, que viram um outro benefício dessa mentalidade: ensinar as crianças em um ambiente sem pressão. Quando a Little Kickers chegou ao Brasil, em 2014, foi introduzido o inglês, num projeto piloto desenvolvido por especialistas da Universidade de Cambridge, que logo em seguida foi reproduzido em outros países.

“Tudo que é inédito por ser cercado de nuances e exigências que, não raro, acabam por intimidar as crianças”, explica a pedagoga Talitha Figueiredo e Figueiredo. “O esporte pode ser um instrumento educacional que auxilia no desenvolvimento integral da criança, capacitando-a a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas”.

Gêmeos mais confiantes
E não é só um novo idioma que as crianças aprendem. A partir de um ano e meio de idade, eles já podem participar de atividades que envolvem trabalho em equipe e compreensão do esporte, que estimulam a coordenação motora.

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“Os meus filhos frequentam há dois anos e, com certeza, aprendem muito diariamente”, conta Maria Emília Jaeger Marques, mãe dos gêmeos Bernardo e Maurício, de cinco anos de idade. “No início eles não queriam se dividir em times. Mas, com o carinho e dedicação dos coaches, eles passaram a interagir com outros colegas e estão muito mais confiantes”.

Respeitar o tempo de cada um
Os especialistas da Universidade de Cambridge, em parceria com a Federação Inglesa de Futebol, criaram a metodologia Play notPush™ pensando nas crianças de um ano e meio a sete anos de idade. Assim, o esporte seria introduzido num ambiente livre de pressão, que respeitasse a criança enquanto indivíduo.

“O mais importante é o aprendizado divertido, com palavras-chave construídas de uma maneira que irá expor as crianças a interação com uma língua estrangeira”, detalha Everson Pergher, profissional de educação física e franqueado master da Little Kickers. “O principal foco educacional do nosso programa de ensino é desenvolver nas crianças diversas habilidades, tais como escutar e seguir instruções; compartilhar; trabalho em equipe, determinação; cores e números; equilíbrio; e a coordenação motora, entre outros. Todo mundo recebe os materiais, mas faz no seu tempo e sem competição, com respeito aos seus limites”.

Sobre a Little Kickers
A Little Kickers surgiu na Inglaterra, em 2002, e logo se expandiu para diversos países. No Brasil, a rede chegou em 2014, por iniciativa dos sócios Michele e Everson Pergher. O programa ensina futebol com inglês para crianças de 1 ano e meio a 7 anos. Não é uma escola de futebol tradicional, nesse sistema de ensino, as crianças aprendem mais de 450 palavras, trabalhadas em temas diversos a cada semana de aula, de forma lúdica e criativa, com a metodologia própria play not push™ (Jogue, sem pressão!), que foi desenvolvida por especialistas da Universidade de Cambridge e da Federação Inglesa de Futebol.

Atualmente, conta com mais de 8 mil alunos, que fazem aulas em escolas parceiras, clubes, condomínios e sedes próprias. São 40 áreas franqueadas espalhadas por todo o país. Em 2018 e 2019, a rede foi eleita pelo Guia de Franquias da Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das 25 melhores franquias do setor de Saúde e Bem-Estar e ficou ranqueada na posição 199 na lista das 500 maiores franquias do mundo pela Entrepreneur Top Global Franchise 2018. www.lkfc.com.br

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Bier Vila aposta em sanduíches exclusivos para o Festival Brasileiro da Cerveja

02/03/2020    Gustavo Siqueira

De 11 a 14 de março, Blumenau (SC) receberá visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo. Eles terão a oportunidade de experimentar as novidades do setor cervejeiro artesanal e provar a gastronomia da região durante o Festival Brasileiro da Cerveja. A Bier Vila, cervejaria especializada no preparo de pratos típicos, terá espaço dentro do Setor 1 da Vila Germânica, com os sanduíches de copa frescal grelhada e costela bovina assada. 

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O principal ingrediente dos lanches é a proteína. O preparo com a copa frescal grelhada, também conhecida como sobrepaleta, leva queijo, bacon, alface, tomate e maionese de páprica. Já o sanduíche de costela bovina é feito com barbecue defumado, queijo e pão brioche baguete. Eles estarão disponíveis todos os dias do Festival, a partir das 19h por R$ 22,00 e R$ 24,00 respectivamente. 

O sommelier da casa, Alisson Cavalcante explica que os sanduíches harmonizam com os estilos servidos no evento. “A copa frescal combina com uma English Pale Ale, Belgian Saison ou ainda com  American IPA. Já a costela bovina vai harmonizar com uma Rauchbier, Altbier e para quem preferir, uma Strong Scotch Ale”, completa. 

Ulysses Kreutzfeld, sócio do estabelecimento, explica que a proposta é oferecer um prato prático e de fácil harmonização para o público do evento. “As receitas serão servidas em porções individuais e terão o acompanhamento de batatas fritas”, comenta. 

A casa está aberta todos os 365 dias do ano e fica localizada no Empório Vila Germânica. São 40 torneiras de chopes disponíveis e cardápio diversificado que inclui pratos típicos, hambúrgueres, massas e petiscos.  

Canja e música ao vivo 
O Festival Brasileiro da Cerveja tem hora para acabar, mas a diversão não. No dia 14 de março, após o encerramento da programação nos Setores 1 e 2, a Bier Vila oferece aos expositores do evento uma opção de entretenimento: canja e música ao vivo.

O som fica por conta da banda Foursongs que animará os presentes com canções de pop e rock. A canja será servida a partir da meia-noite, mesmo horário que a música tem início, para os participantes do Festival quiserem estender a festa por mais algumas horas. 

Sobre a Bier Vila
Uma das pioneiras na exclusividade de venda de cervejas artesanais no país, a Bier Vila fica em Blumenau (SC) e comemora nove anos em 2020. Além de centenas de rótulos na carta de cervejas e estrutura para servir concomitantemente até 40 chopes diferentes, a casa oferece também dezenas de opções gastronômicas inspiradas em países europeus. Mais informações em www.biervila.com.br.

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Caza Comunicação assina marca e cenários do Fun Museu de Balneário Camboriú

02/03/2020    Gustavo Siqueira

Caza Comunicação, de Blumenau, assina todo o conceito de comunicação e identificação visual do Fun Museu, novo empreendimento de Balneário Camboriú que inova no setor de turismo e entretenimento ao entregar ao público cenários e experiências divertidas para selfies e vídeos para redes sociais. Além da criação da marca, os criativos também respondem pela criação dos cenários em parceria com a diretora de arte cênica Josiane Silva.

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A marca foi pensada para ser livre, com linhas curvas, soltas e divertidas que instigam a imaginação e criatividade e remetem ao cenário moderno e futurista que o Fun Museu apresenta ao mercado. “Entre os elementos, trouxemos vida. O nome é o próprio símbolo, nada mais natural para esta marca em que o óbvio é justamente não ser algo óbvio”, revela o diretor de criação Jean Carlos D’Avila. Além de o nome ser o próprio símbolo, ela é um escorregador, uma câmera, um movimento. É também as próprias letras que compõem Fun Museu. É aquilo que a imaginação permitir revelar.

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Depois do entendimento do conceito, tão bem aplicado à marca, os criativos da Caza Comunicação tiveram a missão de tirar do etéreo e fazer ganhar forma cerca de 30 diferentes cenários. O grande desafio foi pensar de maneira criativa em cada um deles. É muito grande o volume criativo diferenciado para garantir muita experiência aos usuários. 

Ao todo, cinco pessoas da agência estiveram diretamente envolvidas no projeto. Elas tiveram um curto prazo de tempo para estudar, planejar e conceber todo o material necessário. “Foi uma correria, mas estávamos em sintonia com o empreendedor, o que garantiu agilidade nos trabalhos”, finaliza o sócio da Caza Comunicação, André Luís de Souza.
 
O que é o Fun Museu

O projeto do Fun Museu levou cerca de seis meses para ficar pronto. Foi concebido pelo empresário Ricardo Ruas, com um intenso trabalho de pesquisa de tendências em espaços referência pelo mundo, além do suporte de profissionais da arquitetura, comunicação e cenografia. O espaço em Balneário Camboriú apresenta cores, cenários, luzes e a possibilidade de registrar de maneira divertida momentos com os amigos. Este será o primeiro museu do gênero permanente do Brasil. O Fun Museu foi concebido para diversão com produção de fotos e vídeos em espaços que prometem aflorar a criatividade para poses diferentes, para compartilhar posteriormente na internet e deixar todo mundo curioso como foi feito tal clique. O Fun Museu fica na Rua Gaturamo, 63, sala 2, no bairro Ariribá em Balneário Camboriú.
 
Ficha técnica
Agência: Caza Comunicação
Atendimento: André Luís de Souza
Direção de Criação: Jean Carlos D’Avila
Direção de Arte: Jorge Wittmann
Redator: Guilherme Dias
Produção Gráfica: Luana Patricia Kessler
Planejamento: André Luís de Souza, Jean Carlos D’Avila, Luana Patricia Kessler
 
Terceirizados
Direção de arte cênica: Josiane Silva
Arquitetura: Edmilson Júnior
 
Fun Museu
 

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