Blog Top Society - Karla Cruz

O 'Revenge Spending' poderia ajudar o varejo a se recuperar do coronavírus

07/04/2020    Maristela Brites

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Revenge Spending, surgiu pós revolução cultural em 1980, caracterizando a mudança de comportamento da população. 

E o termo volta ser usado  depois do isolamento, a China entrou no “Revenge Spending”.


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Depois de uma queda de 80% — no pico do surto Covid-19, a ida às lojas está de volta na China, e já começaram a crescer as vendas de marcas como a Burberry ou a Gucci. E a expectativa é que continue a crescer, nas próximas semanas.


 Enquanto os casos de COVID-19 surgem no Ocidente, há sinais de que estão recuando no Oriente - há mais pessoas que se recuperaram da doença na China do que as que estão doentes.


À medida que a população começa a se recuperar, o mesmo ocorre com o varejo.

 Enquanto a Apple envia seus associados e gênios para casa em 21 países, reabriu suas 42 localizações na China. O CEO da Apple, Tim Cook, acredita que as coisas estão ficando sob controle



É em tudo um mercado com características próprias. A começar logo pela escala. Mas também no comportamento dos consumidores. 

E em matéria de luxo, estão nos lugares de topo: representam mais de um terço das vendas da indústria de luxo e cerca de dois terços do seu crescimento nos últimos anos.


É tradicionalmente conhecido como o “Revenge Spending”, depois de semanas em isolamento, os comportamentos dos consumidores viram-se para gastar tudo que não puderam gastar nas semanas em que estiveram fechados em casa. 


Numa altura em que lojas como a Hermès reabrem as portas na China, e um centro comercial em Hangzhou tinha filas de clientes para entrarem na loja da Chanel, à Bloomberg uma das responsáveis para este mercado, Micaela Le Divelec Lemmi, da italiana Salvatore Ferragamo acrescenta: “Vimos uma recuperação nos negócios na China, além do aumento de pessoas nas lojas, o humor dos clientes chineses também é relevante. Depois de um mês e meio fechados, existe uma vontade de voltar e ter uma vida real.” Até porque com as limitações no tráfego aéreo, muda também o comportamento de compra dos chineses, e a alternativa é comprar agora no próprio país.

Ainda assim, mesmo com esta “vingança de consumo”, é pouco provável que compense as vendas perdidas e os maus resultados de início de ano. Segundo a análise da Boston Consulting Group e Sanford C. Bernstein, o surto terá reduzido as vendas da indústria em cerca de 45 mil milhões de dólares.








Mas agora estamos vendo a segunda onda chegar, com os shoppings se esvaziando e as lojas fechando. A Apple está fechando mais de 450 lojas em todo o mundo até 27 de março. A empresa de cosméticos Glossier está temporariamente desfigurando suas instalações depois que a fundadora Emily Weiss leu um artigo de opinião no The Atlantic intitulado "Cancel Everything", que exaltava os benefícios do distanciamento social . O shopping American Dream de Nova Jersey está fechando antes de realmente abrir - fechando seu parque temático e pista de esqui recentemente lançados e atrasando o corte de fita em centenas de lojas em sua segunda fase. Até a Starbucks está pensando em fazer algumas lojas apenas com pedidos diretos ou móveis.

Quer os varejistas fechem suas portas ou não, os clientes estão começando a evitar locais públicos. No final do mês passado (há uma era no tempo do coronavírus), um relatório da Coresight Research afirmou que 40% dos entrevistados dos EUA já estavam "evitando ou limitando visitas a shopping centers", e se a situação piorasse, esse número aumentaria para 74,6 % (Alerta de spoiler: piorou.)


É uma estranha reviravolta do destino, pois os antropólogos dizem que os seres humanos evoluíram para se tornarem animais sociais porque havia segurança nos números. No momento, multidões soletram perigo.

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A questão é: onde tudo isso vai acabar?

O que está acontecendo agora na China pode fornecer uma resposta e nos dar um vislumbre de luz no fim do túnel. Enquanto os casos de COVID-19 surgem no Ocidente, há sinais de que estão recuando no Oriente - há mais pessoas que se recuperaram da doença na China do que as que estão doentes.

Creio que haverá uma mudança no comportamento de consumo, voltará sim, mas é  preciso ficar atentos aos produtos, o consumidor vem  e com ele uma nova leitura ao consumir, pesquisa de preço e custo benefício maior, estarão menos ligados a mercado de futilidades, a crise fez todos repensarem, valorizar mais o "ser" do que o " ter", portanto o mercado vai exigir foco  nestas estratégias, melhores preços,  qualidade e oportunidades, desde turismo, gastronomia e o varejo .

É  momento de se preparar, enfrentar concorrência que será  benéfica a todos, porque a volta da população é  certa, a necessidade de sair,passear,adquirir  e a tão esperada volta as suas vidas normais,tão desejada na QUARENTENA.





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Café Cultura distribui 100 quilos de cafés para hospitais e unidades de saúde de Florianópolis

06/04/2020    Maristela Brites

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Campanha acontece também na loja virtual (onde a cada pacote vendido, outro será doado) e empresa lança serviço de delivery

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            A rede de cafeterias Café Cultura acaba de lançar uma nova edição da campanha “Café do Bem”, que irá distribuir 100 quilos de café (o equivalente a 400 pacotes de 250 gramas) para hospitais e outras unidades de saúde de Florianópolis. A iniciativa tem o objetivo de presentear e homenagear os profissionais da área cujo trabalho tem sido fundamental neste difícil momento de pandemia do Coronavírus.
As doações começaram a ser entregues no dia 30/03 para o Hospital Nereu Ramos. Outras instituições, como o Hospital Governador Celso Ramos e Hospital Universitário, estão sendo contatadas para serem as próximas beneficiadas.
            Para que a campanha tenha um alcance ainda maior e os clientes também possam contribuir, ela foi estendida para a loja virtual (www.cafeculturabrasil.com). Na compra de um pacote de House Blend ou Summer Blend de 500 gramas, o Café Cultura irá doar outro.
            O “Café do Bem” foi criado há quatro anos pela empresa com o objetivo de arrecadar doações para o Lar Recanto do Carinho, em Florianópolis. “E agora sentimos a necessidade de ajudar também os profissionais da saúde neste momento tão importante, levando um pouco do aconchego e da energia que só um café quentinho pode proporcionar”, afirma Luciana Melo, fundadora do Café Cultura.
 “Assim, todos juntos e com as energias renovadas, venceremos este inimigo invisível e, em breve, voltaremos a nos encontrar, abraçar e compartilhar bons momentos com quem amamos”, diz.
 
Lançamento de serviço de delivery
 
            Outra medida adotada para minimizar os impactos causados pelo Coronavírus foi a antecipação do lançamento do delivery, que já está disponível nas lojas da Lagoa da Conceição (Take Away, ifood e whatsapp) e da Acate São José (Take Away e ifood nos próximos dias).
 As demais lojas da rede, incluindo as outras unidades de Florianópolis e também das cidades de Balneário Camboriú, Tubarão, Criciúma e Jaraguá do Sul, iniciarão o serviço ainda esta semana.
Estão disponíveis para venda cerca de 30 itens entre bebidas e comidas e o cardápio pode ser consultado no instagram @cafecultura.  As taxas de entrega variam de R$ 4,90 a R$ 11,90.
 
 

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Páscoa com delivery no Beiramar Shopping

06/04/2020    Maristela Brites


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Páscoa com delivery no Beiramar Shopping  Seis marcas estão com operação especial com produtos e condições diferenciadas para atender aos consumidores nesta Páscoa.     Com a proximidade da Páscoa, comemorada no dia 12 de abril, os lojistas do Beiramar Shopping criaram estratégias para uma aproximação maior com seus clientes. As operações Kopenhagen, Cacau Show, Chuvisco, Le Boss Delicatessen e Siqlo Tabaria  estão funcionando com delivery de chocolate. O Imperatriz Gourmet, além das delícias para a Páscoa, também está com atendimento de lista de compras, com entrega somente nas imediações do shopping. Neste caso os pedidos devem ser feitos pelo número (48) 98451-7618.     A Kopenhagen traz para a Páscoa 2020  lançamentos especiais. Além da linha infantil, ovos menos calóricos e especiais para quem tem restrição à lactose prometem agradar os consumidores. E claro, sem esquecer dos clássicos, como o ovo Cherry Brandy que traz o mais famoso bombom de cereja, além do combo com os quatro grandes clássicos: Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Nhá Benta.     A Páscoa 2020 tem uma opção menos calórica com o ovo Dark, de chocolate 60% cacau com recheio meio amargo. Para quem tem restrição a lactose a pedida é o ovo Soul Good Amendoim, de chocolate ao leite com recheio de amendoim. Outro lançamento que promete cair no gosto do consumidor é o Nhá Benta recheado com duas camadas de marshmallow.     Para as crianças que adoram a mistura de chocolate com presente, a Kopenhagen traz a linha Lingato, com ovos de chocolate ao leite que acompanham garrafa ou almofada com o personagem. Os fãs de futebol podem escolher o ovo Seleção Brasileira que vem com uma bola de futebol. Já para os apaixonados por maquiagem, o ovo Kit Maquiagem acompanha estojo com seis pincéis.     A operação do Beiramar Shopping está uma promoção: 30% de desconto na compra da segunda de itens de Páscoa e nas compras acima de R$ 250 clientes Kop Club ganham um Voucher de 50% de desconto para uma compra no período pós Páscoa (13/04 a 12/05). Os pedidos deve

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