Blog Top Society - Karla Cruz

Em Balneário Camboriú voluntárias produzem máscaras para doação

24/03/2020    Alex Ferrer

Empresas e voluntários que desejarem ajudar o “VesteVida” devem entrar em contato para saber como podem ajudar

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Voluntários do projeto “VesteVida” de Balneário Camboriú – uma ação de  iniciativa da empresária de moda e diretora da CDL Mulher, Mirvana Andreis, da modelo e empresária Sandra Bronzina, e da arquiteta Graziele Andreis - estão confeccionando máscaras de tecido que serão doadas a equipes de saúde, agentes sanitários e agentes de segurança para prevenção do novo coronavírus (Covid 19). O grupo conta com mais de 40 costureiras e apoio de empresas de diferentes regiões de Santa Catarina, principalmente da região do Vale do Itajaí e do sul catarinense. 

O projeto está fazendo tanto sucesso que já está sendo replicado em outros estados do país como Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal. “Diante deste momento difícil para todos, vimos uma forma de contribuir. O grupo VesteVida nasceu dessa vontade”, explica Mirvana.  

O grupo já conseguiu a adesão de empresários e profissionais de diversas áreas. Para a produção, o projeto tem recebido doações de tecidos e apoio de confecções de Palhoça,  Brusque , Blumenau, Apiúna, Canelinha , Navegantes ,Gaspar,  Itapema, Itajaí e Ilhota. Uma lavanderia vai fazer a lavagem dos produtos. Hospitais e unidades de saúde de 11 cidades já solicitaram doações, entre elas Itajaí, Balneário Camboriú, Porto Belo, Itapema e Nova Trento. 

A prioridade é atender, pela ordem, médicos, vigilância sanitária, policiais, mercados e farmácias. Conforme Mirvana, a demanda da região, por exemplo, é de 25 mil máscaras já que, a cada duas horas, elas precisam ser substituídas. “Elas são em tecido tecnológico e, de qualquer maneira, estamos operando em caráter de emergência”, explica Mirvana. 

Voluntários são bem-vindos

As costureiras que participam do projeto passam por um sistema de triagem e os tecidos que chegam em suas casas vão transportados em material protegido em duas sacolas. Destas, só uma entra na residência das voluntárias. O grupo também está produzindo lençóis para serem doados a hospitais. O próximo passo é conseguir tecidos, elásticos, velcros e linhas para costurar macacões aos médicos que trabalham em centros de triagem. 

Para que os carros dos voluntários possam circular entre as cidades sem restrições na coleta de material, o grupo conta com apoio logístico. Mirvana destaca a importância das empresas que já estão apoiando o projeto e acreditando que o grupo pode fazer a diferença. “Que a empatia vença o medo e que a vontade de ajudar nos leve adiante sempre”, reforça. 

Também foi criada uma vakinha online para arrecadar doações para o projeto. Empresas e voluntários que desejarem ajudar o “VesteVida”, devem entrar em contato pelo (47) 98456-0189 ou pelo Instagram @vestevida_covid19.

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Startup realiza lives gratuitas com profissionais de saúde

23/03/2020    Gustavo Siqueira

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Com o início de mais uma semana de restrição social para controlar a contaminação pelo Covid-19, a busca por conteúdo online é uma das principais atividades da população. Mas essencial que estas confiáveis e seguras. 
 
Visando isto, a startup catarinense Sano, focada em oferecer informação de qualidade sobre saúde à população, realiza a "Semana de Prevenção ao CORONAVIRUS, com uma série de LIVES gratuitas em sua conta de instagram @sano.app. 
 
A cada dia, profissionais destacados na área da saúde como médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas e osteopatas participam das lives com dicas e alternativas para que a população possa enfrentar a crise atual da melhor forma possível.
 
Para esta semana, o Sano App apresenta os temas:
  • Como viver o confinamento em família;
  • Dados do Covid-19 e como funcionam os testes laboratoriais para sua detecção;
  • O que acontece com o sistema respiratório quando infectado pelo COVID-19;
  • A Importância de exercícios físicos para idosos e doentes crônicos;
  • Os efeitos da quarentena em nosso sistema nervoso autônomo;
As lives são diárias, sempre a partir das 16h. 
 
A programação completa, sujeita à alteração, pode ser conferida no instagram @sano.app. O aplicativo está disponível nas lojas Google play e Apple Store. 

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Impactos da pandemia na economia criativa e maneiras criativas de evitá-los

23/03/2020    Gustavo Siqueira

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Sim, estamos no meio de uma pandemia global e os governos dos países afetados estão tomando medidas para conter a disseminação do Coronavírus. Lockouts, quarentenas e regras de isolamento estão deixando as pessoas em casa e evitando a sua circulação, para evitar a sobrecarga do sistema de saúde, que pode ser observada na Itália e no Irã.

Um dos setores mais afetados imediatamente é o da economia criativa. Shows, peças de teatro, eventos e convenções foram cancelados e adiados por tempo indeterminado. A Sony fez o lançamento da sua nova linha de smartphones Xperia em um palco vazio em Tokio. O SXSW que seria realizado em Austin, no Texas, foi cancelado depois que a prefeitura da cidade decretou estado de emergência. Milhões de artistas, produtores e criativos de repente se viram sem condições de ganhar dinheiro. Uma crise sem precedentes.

E, agora, com os primeiros casos surgindo no Brasil, medidas de contenção já estão começando a ser tomadas. Entidades, prefeituras e governos estaduais já se manifestam com medidas preventivas e orientações à população, mas ainda não chegamos ao ponto de limitação à circulação obrigatória por lei.

Aproveitar o tempo de forma criativa

É hora de usar o bom senso e buscar maneiras criativas para continuar o trabalho durante esse período complicado, que deve se estender por várias semanas, até o surto passar. Uma possibilidade é fazer eventos virtuais.

Existem várias soluções no mercado e, num ato de boa vontade, a Microsoft e o Google liberaram gratuitamente o uso das versões profissionais de seus sistemas de teleconferência corporativa – Skype e Hangout – durante a pandemia. São ótimas ferramentas para o tele-trabalho e que podem agilizar o dia-a-dia das pessoas, mantendo o ritmo produtivo das atividades em grupo, sem criar situações potenciais de contágio. Além disso devido a a pandemia a Cisco liberou o Cisco Webex, uma ferramenta gratuita para reunião com até 100 pessoas. E uma das consequências positivas dessa crise é que as pessoas vão descobrir que muitas reuniões poderiam ser resolvidas com um e-mail. A comunicação tem que ser mais objetiva.

Em relação ao tele-trabalho, a Officeless criou um guia sobre como melhorar a produtividade nos projetos desenvolvidos à distância. É muito útil revisar os processos e implementar novas práticas e ferramentas úteis para ter mais tempo para o trabalho realmente criativo. A prática de home-office vai se fortalecer ainda mais.

E, quando falamos de trabalho criativo, além da parte desenvolvida em grupos, muito é desenvolvido de maneira solitária, com tempo focado. Devemos aproveitar para dedicar energia a projetos desse tipo, utilizando o tempo para tirar da gaveta projetos que estavam parados, revisar os portfólios, criar novas ideias, pesquisar novas referências e criar novos conteúdos.

Novas criações, novas expressões

Quem sabe uma nova geração de eventos, peças, roteiros, livros e demais expressões artísticas vai surgir por conta desse período de isolamento? Podemos, e devemos, aproveitar esse tempo para expandir horizontes e, quando o surto passar, termos coisas novas para apresentar ao mundo.

O brasileiro, tão caloroso e próximo nas relações pessoais, vai ter que refrear seus instintos e manter distância segura das outras pessoas. Nossa vontade de estar sempre em grupo, em boa companhia, vai ter que se adaptar a esse momento. Vai levar um tempinho, mas vai passar. Temos que vislumbrar um tempo pós-pandemia, com as pessoas nas ruas, nos teatros, nas praças, convivendo em harmonia e curtindo a arte, a cultura e a vida em comunidade. Com esse pensamento no futuro devemos agir no presente para chegarmos lá da melhor maneira possível: Criativamente.
 
Contribuição de: Por D.J. Castro - Especialista em Branding e sócio-proprietário da Nexia Branding

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