Blog Top Society - Karla Cruz

Masturbação vive seus dias de glória durante isolamento social

14/05/2020    Gustavo Siqueira

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A masturbação vive seus dias de glória durante isolamento social, além de ser recomendada por organizações médicas e governamentais. Maio foi proclamado o mês da masturbação em 1995 em homenagem à médica Joycelyn Elders, primeira secretária de saúde negra dos EUA, que após defender a inclusão da masturbação na educação sexual escolar, foi ser demitida do cargo em dezembro de 1994 , pelo então presidente Bill Clinton.

A médica escancarou um velho tabu que, agora, a pandemia parece trazer à tona. Vinte e cinco anos depois do ocorrido, maio é o mês em que parte do mundo está em isolamento social por conta da COVID-19 e a masturbação vive seus dias de glória: ganhou o apelo da quarentena e, inclusive, a recomendação de organizações médicas e governamentais.

A masturbação e a pandemia

Desde o início da pandemia, autoridades médicas vêm propondo que a masturbação pode sim proteger os indivíduos da COVID-19, mas pelo simples fato de que os mantém longe de outras pessoas que possam vir a estar contaminadas, mesmo sem saber.

A Organização Mundial da Saúde sugere a prática como o tipo de sexo mais seguro neste período de alastramento do coronavírus.  Em Nova York, a prefeitura divulgou um guia em que sugere a masturbação como melhor forma de evitar o contágio. “Você é seu parceiro sexual mais seguro”, diz o comunicado. Já na Argentina, o Ministério da Saúde recomendou o sexo virtual como aliado para evitar a contaminação. Conversamos com o sexólogo e urologista Danilo Galante, membro da Sociedade Brasileira de Urologia para saber mais sobre a prática, e seus benefícios durante a quarentena.

Bate-papo franco e aberto:

Porque as pessoas estão se masturbando mais do que o habitual neste período de quarentena?
Neste período de isolamento social as pessoas estão mais ociosas e o apetite sexual está ainda mais intenso que o normal, já que passam mais tempo em casa e o contato interpessoal não é permitido. Isoladas as pessoas estão procurando formas de entretenimento, e o autoprazer pode saciar seus desejos.

Quais os benefícios da prática neste período de confinamento?
Há quem considere a masturbação como sexo solitário, mas é exatamente o contrário; uma forma de autoconhecimento, de entender como o corpo funciona e a partir disso, encontrar novas formas de praticar a sexualidade. Além disso, uma das funções da masturbação neste período de isolamento é diminuir a ansiedade e as tensões provenientes do cenário incerto que estamos passando. Ao ejacular, os hormônios que são liberados podem proporcionar inclusive, um relaxamento e sono mais tranquilo.

Quando o ato de se masturbar é considerado um exagero?
Muitas pessoas têm falsos conceitos de que a masturbação possa prevenir algumas doenças como câncer de colo de útero, câncer de próstata, pressão alta ou diabetes. Na verdade, não há “benefício preventivo” direto. No entanto, a prática pode tornar-se maléfica quando começa a atrapalhar a vida, como deixar de ir a uma reunião ou perder o foco no trabalho. A partir do momento em que o indivíduo não tem mais a rotina habitual, pode acabar entrando em um ciclo vicioso de masturbação e o cérebro passa a não reconhecer mais a quantidade de dopamina e querer cada vez mais. Desta forma, ao invés de a pessoa se sentir bem com suas descobertas, passa a se sentir culpada.

Galante ainda ressalta que não há uma recomendação sobre a quantidade de vezes que se deve praticar a masturbação por dia. Ele conclui que o número deve ser o suficiente para satisfazer o paciente e não deixá-lo culpado.

Sobre o Dr. Danilo Galante

Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com especialização em Urologia pela UNESP. Pós-graduado em Cirurgia Robótica pelo Hospital Oswaldo Cruz – SP. Doutorado em urologia pela USP, além de Fellow Observer of Johns Hopkins School of Medicine Brady Urological Institute Laparoscopic and Robotic Urologic Surgery. Membro titular da Sociedade Brasileira  de Urologia e Instrutor do ATLS (Advanced Trauma Life Support), atua em áreas diversificadas como Cálculos Urinários; Infertilidade (incluindo Reversão de Vasectomia), Disfunção Sexual e Cirurgia Robótica.

 
Redes Sociais:
Instagram: @drdanilogalante
Facebook: @danilogalante.urologista

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Empresa de SC fabricará Máscara Gigante para conscientizar a população

14/05/2020    Gustavo Siqueira

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Empresa de SC fabricará Máscara Gigante para conscientizar a população. Uma máscara de 35 metros de largura por 15 metros de altura, feita em malha dupla. Essas são as medidas aproximadas de uma Máscara Gigante, que está sendo produzida por uma empresa localizada em Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, para conscientizar a população sobre a importância de usar máscaras reutilizáveis.

A campanha “Proteja-se. Use máscaras!” defende que as máscaras cirúrgicas descartáveis sejam destinadas aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do enfrentamento à Covid-19.

Entre os dias 28 e 31 de maio, a Máscara Gigante ficará exposta num terreno às margens da BR 470 sendo, posteriormente, transformada em até 10 mil máscaras de tamanho padrão. Assim, as novas máscaras terão a inscrição “Venda Proibida” e serão distribuídas, gratuitamente, à população de baixa renda e profissionais de imprensa e comunicação.

Ao incentivar o uso de máscaras reutilizáveis, a campanha também quer reduzir o volume de lixo descartado no meio ambiente. Desta forma, a Máscara Gigante será confeccionada a partir de um tecido composto de algodão (50%) e material feito a partir de garrafa pet (50%). A confecção iniciou nesta semana e em torno de 15 dias ela deverá estar pronta.

“Queremos conscientizar a comunidade sobre a necessidade de usar a máscara, que hoje é uma grande aliada contra o coronavírus. Além disso, já estamos pensando ali na frente, com a questão do descarte excessivo de materiais descartáveis. Sabemos que escolhendo usar a de tecido, podemos reduzir em até 85% o lixo que vai ser despejado no meio ambiente”, afirma o diretor da empresa responsável pela iniciativa, Rogério Tomaz Corrêa.

A estrutura para comportar a Máscara Gigante vai contar com mais de 20 contêineres. A altura vai ser semelhante a um prédio de 6 andares. Quem passar pela rodovia BR 470, no KM 02, de longe verá a Máscara, na qual serão estampados os dizeres: “Todos contra a COVID-19” e “Unidos somos um gigante!”. O local será aberto para que as pessoas possam acessar o espaço e fotografar a Máscara sem precisar sair dos seus veículos e assim, evitar aglomeração.
 
A Máscara Gigante terá uma ilustração de cinco pessoas unidas. Através de suas cores, elas representarão todos os continentes: azul (Europa), amarelo (Ásia), preto (África), verde (Oceania) e vermelho (América). Em suas extremidades, terá também o carimbo das palmas das mãos de todos os colaboradores envolvidos na fabricação, para representar e homenagear todos os profissionais de serviços essenciais, tais como os profissionais da saúde, imprensa, motoristas, trabalhadores da indústria alimentícia, da distribuição de água e energia, cientistas, entre outros.

A empresa responsável pela fabricação da Máscara Gigante já tem experiência em confeccionar grandes peças. Inclusive, entrou para o famoso Livro dos Recordes nos anos de 2014  e 2018 ao produzir, respectivamente, a maior camiseta e o maior manto de Nossa Senhora dos Navegantes em todo o mundo.

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As estratégias e os desafios de reinventar os negócios em tempos de pandemia

14/05/2020    Alex Ferrer

Com utilização de espaços abertos, reforço na presença digital e protocolos de higiene, lojistas do Shopping Casa & Design adaptam a forma de atendimento aos clientes - com isso, o empreendimento já consegue operar com 80% de sua capacidade. 
 
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A obrigatoriedade de fechamento de serviços considerados não essenciais a partir de meados de março em Santa Catarina, em função da pandemia da Covid-19, e a retomada gradual de algumas operações nas últimas semanas, fizeram com que o comércio repensasse a forma de atender os consumidores.
 
Fortalecimento da comunicação pelos canais digitais, oferta de serviços online, utilização de espaços abertos e cuidados redobrados com questões de higiene e segurança sanitária foram algumas das ações implementadas ao longo dos últimos dois meses - e que devem ser mantidas ao longo do ano - pelo Shopping Casa & Design e os lojistas do empreendimento, em Florianópolis.
 
Como resultado, hoje o Shopping já está operando com 80% de sua capacidade, afirma o diretor Celso Furtado de Mendonça: "aos poucos a rotina vai voltando ao normal, com os clientes retornando, facilitado pelo fato de termos um espaço aberto, com ambientes bastante amplos e ventilados. As pessoas compreendem que isso dá uma sensação maior de segurança e menos riscos à saúde". 
 
Nos últimos dias, o Shopping adaptou o espaço aberto de seu boulevard para as operações gastronômicas colocarem mesas a céu aberto. "A pandemia deve acelerar o processo de reposicionamento de marcas e operações que tínhamos iniciado há alguns anos. A partir de agora, a maneira de funcionamento de um shopping center vai mudar bastante, especialmente na visão do cliente", comenta.
 
Todos os lojistas têm feito uma série de ações para se adaptar neste período de distanciamento social. As operações que estão abertas seguem os protocolos de higiene e cuidado sanitário (álcool em gel nas portas, limitação de público, uso de máscaras, entre outros). "Nosso auto-atendimento só é permitido aos clientes que usam as luvas que fornecemos na entrada. Além disso, estamos nos planejamento para implantação do sistema de delivery", diz Thomas Machado, que dirige a unidade d'O Padeiro de Sevilha, ao lado do irmão Theo. "A pandemia deixará uma cultura sem precedente de melhora na questão sanitária, para todos", comenta. 
 
Outras lojas da área gastronômica, que estão em funcionamento, também têm apostado no ambiente online das redes sociais para divulgar serviços novos de delivery e retirada (take away) e promoções especiais. O restaurante Las Lenãs Parrilla Uruguaya, por exemplo, fez parceria com diversas plataformas de entrega (como iFood, Rappi, Delivery do Bem), reforçou a atualização de informações pelas redes sociais e iniciou o relacionamento direto com clientes via WhatsApp. "Mesmo após a pandemia, devemos seguir com esses novos serviços", diz o empresário Omar El Kik.

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O uso de canais digitais tem sido outra estratégia fundamental para manter a conexão das lojas de móveis e decoração com os clientes. A Masotti, a Mix e a Evviva, por exemplo, criaram uma série de lives com profissionais e especialistas do setor de decoração, organização e negócios para debater tendências, desafios e novas maneiras de lidar na vida pessoal e no trabalho. O Shopping Casa & Design também tem articulado eventos online para levar conteúdos inéditos aos seguidores.
 
A restrição de circulação nos ambientes não impede também a reformulação física nas lojas, como a  Evviva, que está investindo em um novo show room. "Além de facilitar o atendimento aos clientes, estamos visando a atualização de opções e tendências disponíveis no mercado. A importância do lar, de transformá-lo em um porto seguro definitivo, nunca foi tão discutida como neste momento de distanciamento social", reflete Rodrigo Lucas Xavier, proprietário da Evviva Florianópolis.   
 
A preocupação com o atendimento presencial ao público, dentro das novas normas, também é regra na Moad. "Nossa equipe está bem consciente e cuidadosa com relação à segurança. Mas sabemos que os negócios são feitos entre pessoas, então vamos fazer o melhor pelos nossos clientes, que mantém a máquina andando", reforça a proprietária Márcia Schmidt. 
 
Neste ano, o Shopping Casa & Design tem agregado novas operações a seu mix, como a primeira loja em Santa Catarina da premiada cervejaria curitibana BodeBrown e, mais recentemente, a Marmoria Capital, que irá iniciar suas operações no estabelecimento. 
 
"A comunicação com os clientes será alterada de maneira significativa após esse período de pandemia. Passamos alguns meses sem sair de casa mas mesmo assim resolvemos muitas coisas digitalmente. Isso impacta a operação dos shoppings sem dúvida, mas estamos descobrindo como se reinventar mesmo em um período de dificuldade para todos", resume o diretor Celso Furtado de Mendonça.

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Fotos (crédito): Allan Barbosa
 


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