Blog Top Society - Karla Cruz

Apresentador Ratinho, do SBT, visita Itajaí

20/05/2021    Alex Ferrer

O apresentador Ratinho, do SBT, esteve na última semana em Itajaí (SC), onde veio conhecer de perto a mega embarcação de 80 pés, da Iate Marine.
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O modelo, uma Ferretti 80 Luxury está atracada na Marina Itajaí, onde recebe nova decoração, com assinatura da Arquiteta Francine Tavares. A embarcação é a maior em cotas náuticas da América Latina.
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Para Rodrigo Vieitez, um dos sócios da empresa, foi uma honra receber o apresentador no iate e apresentar a ele todos os benefícios e vantagens em ser um cotista da Iate Marine.
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O exemplar pode ser compartilhado por até 4 pessoas. A Iate Marine oferece barcos de 36 a 80 pés em cotas náuticas de luxo, sendo a maior empresa nesse segmento do Brasil.
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Saiba mais em @iatemarine
 
Fotos: Divulgação Iate Marine

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Empresa têxtil revê processos, reduz custos e aumenta a capacidade de estocagem em 84% sem ampliação física

20/05/2021    Gustavo Siqueira

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Com a globalização e o aumento da competitividade de mercado, focar apenas em alguns departamentos da empresa e em metas individuais não geram resultados relevantes. No início da pandemia do Coronavírus, a indústria têxtil, por exemplo, foi uma das mais afetadas economicamente. Diante deste cenário, investir em novas oportunidades e em processos que geram redução de custos nos diversos setores da empresa são algumas opções que o segmento vem aplicando para aumentar a produção e capacidade de vendas.
Um exemplo de indústria que vem crescendo é a Huvispan Têxtil, empresa catarinense de tinturaria e acabamento para o setor têxtil. De acordo com o CEO da empresa, Cledson Boger, o investimento contínuo em maquinários, novas tecnologias e implementação de mapeamento de processos são alguns dos investimentos da empresa que resultam no crescimento em meio à pandemia e crise econômica que o país vem enfrentando.
Mapeamento de processos
A marca investiu no mapeamento de processos para melhorar os resultados e, com o auxílio do consultor, Marcos Cirne, da Qualytrail, realizaram o Lean Office, técnica utilizada para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando, representando cada passo de operação dessa unidade em termos de entradas, saídas e ações nos setores administrativos.
De acordo com Tathiana Mielmiczuk Pettenuci, consultora da qualidade da Huvispan Têxtil, tudo começou observando no dia a dia várias oportunidades de melhorias que para serem aplicadas, precisavam de um entendimento maior de todos os processos da empresa. “Iniciamos com Kaizen - método que visa orientar as mudanças para melhoria contínua -, além de práticas pontuais e a implantação de 5S em toda a empresa, ou seja, senso de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina”, explica.
Com o mapeamento de processos, a empresa conseguiu identificar o que é feito internamente que não agrega valor, bem como os desperdícios, melhorias que podem ser feitas com ou sem investimentos e como isso pode trazer mais resultado para a empresa. “Já identificamos melhorias internas e definimos cerca de 130 ações que serão executadas no decorrer deste ano”, explica Tathiana.
Resultados
“Iniciamos o processo de desenhar o estado futuro, ou seja, como vai ficar o processo final com as melhorias implantadas para podermos mensurar em valores os resultados obtidos. Com isso, já identificamos que haverá redução de tempo nas atividades, diminuição de papéis impressos e melhoria na comunicação entre os setores”, explica.
A consultora da qualidade conta que somente com o mapeamento e revisão de processos, a Huvispan espera até o final de 2021 aumentar a capacidade do estoque em 84% sem necessidade de ampliação da estrutura física do galpão, apenas investindo na melhoria da verticalização do layout.
Além da aplicação do mapeamento de processos, a empresa reorganizou todos os setores internos implantando o 5S e todos os colaboradores foram treinados para manterem as boas práticas da ferramenta. “Outra novidade, é a “Semana Kaizen”, ação dedicada aos setores produtivos, no qual será aplicado o método Kaizen com o objetivo de melhorar os processos, identificar desperdícios e criar indicadores de acompanhamento”, destaca.
Investimentos em maquinários
Em 2020, a Huvispan também investiu em novos maquinários e ampliou a produção em 75%. “A capacidade produtiva da empresa passou de 400 para 600 toneladas de malha ramada e 100 toneladas de malha tubular, totalizando 700 toneladas por mês”. Boger conta que foi incluído um novo serviço de acabamento na empresa, a linha tubular. “Com isso, ampliamos nosso quadro de colaboradores, com a contratação de 36 novos colaboradores”, comenta.
Sobre a Huvispan Têxtil 
Fundada em agosto de 2005, a Huvispan desenvolve soluções de ponta para o segmento têxtil. Estrategicamente localizada em um dos maiores polos têxteis do país, na cidade de Blumenau/SC, a empresa possui uma estrutura de aproximadamente 21.000 m² de área construída. Além do serviço de tinturaria e acabamento para malhas e tecidos em rolo, a marca é distribuidora do Elastano Creora, fios metalizados, fios de poliéster e fios de viscose para todo o Brasil.
Entre seus diferenciais estão uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, padronização de maquinário, garantia de qualidade em todas as etapas do processo, estrutura física montada pensando no fluxo correto de trabalho, laboratórios físico e químico próprios, preço competitivo, grande variedade de fios a pronta entrega, assistência técnica e atendimento especializado.

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Dicas para envolver a família dos colaboradores em ações de endomarketing da empresa

20/05/2021    Gustavo Siqueira

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Desde o início da pandemia, a rotina mudou e muitas coisas foram readequadas. Ações e campanhas internas de empresas, por exemplo, que antes eram presenciais e com grande público, precisaram ser revistas. A Brandili, indústria têxtil catarinense com mais de mil colaboradores, mesmo com a distância e os cuidados necessários neste momento, não deixou de celebrar e valorizar quem faz o negócio acontecer. 

“Em dias tão difíceis, como os que estamos vivendo, pequenos gestos fazem a diferença. Por isso, fizemos questão de readaptar todas as iniciativas de endomarketing, seguindo as normas sanitárias, mas nunca deixar de fazê-las. É um grande desafio, mas conseguimos tirar algo muito positivo de tudo isso: a proximidade com as famílias. Antes da pandemia, já procurávamos incluir os familiares nas ações e agora esse laço se fortaleceu ainda mais, já que muitas estão sendo direcionadas para as casas de nossos colaboradores. Pelos retornos que estamos recebendo, está sendo muito positivo”, afirma Cláudia Orçati Caniceiro, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional, e Comunicação Interna da Brandili.

A gerente também destaca que a participação da família em momentos importantes dos colaboradores tem se tornado uma prática muito comum nas empresas. “A família é o bem mais precioso de uma pessoa e, cada vez mais, as organizações precisam entender o quão essencial é deixar que elas participem do dia a dia dos colaboradores e das suas conquistas”, complementa. Gostou da ideia? Confira algumas dicas de ações que podem ser readaptadas no endomarketing e que incluem as famílias dos colaboradores. 
 
Ações divertidas e conectadas 

Em 2021, a Brandili lançou um novo single e uma campanha de divulgação da marca. Internamente, realizou uma ação chamada “Desafio Challenge”, que também tinha ligação com o Dia Internacional da Dança (29/4). Neste desafio, os colaboradores e familiares foram convidados a gravar um vídeo e enviá-lo para o setor de comunicação da empresa. Os materiais serão postados até o fim deste mês em um grupo on-line composto por colaboradores da Brandili e os cinco melhores ganharão vale-compras nas lojas da marca.  
 
Ações educativas  

Outra sugestão é optar por ações educativas que envolvam a família em momentos especiais. Datas comemorativas são ótimas opções para campanhas como essa. A Brandili, que recentemente apoiou o lançamento do livro infantil “Independência ou... Confusão”, que conta momentos da história do Brasil de forma ilustrada e divertida, conectou essa oportunidade com o Dia do Livro (23/4). Desenhos para colorir com ilustrações do material foram distribuídos para os filhos dos colaboradores interessados. Depois de prontos, os 10 escolhidos que enviaram a pintura por foto ganharam um brinde e o livro. O resultado foi divulgado nos perfils das lojas Brandili no Instagram @lojabrandilibnu e @lojabrandiliapi.  
 
Ações gastronômicas e saborosas 

E as celebrações de reconhecimento por tempo de empresa, como ficam? Elas também podem ser readequadas. Na Brandili, o evento que antes da pandemia era realizado semestralmente de forma presencial, passou a ser uma ação mensal que une colaborador e família, para que eles possam celebrar juntos. A empresa entrega diretamente na casa do funcionário kits que variam conforme o tempo de casa, entre eles, um com uma bebida e guloseima, e outro com um relógio. Em alguns casos, é feito um bolo personalizado, para que o colaborador possa, literalmente, fazer uma festa reservada e comemorar com seus familiares. E, claro, não pode faltar uma carta de agradecimento assinada pelo diretor geral da empresa. Os agradecimentos geralmente são postados em um grupo criado para essa comunicação direta e informativa, e que também mostra bons momentos.
 
Matriz: Rua Quintino Bocaíuva, 29, Apiúna (SC)
CAB: Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 867, Itoupava Norte, Blumenau (SC)
 

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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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