Blog Top Society - Karla Cruz

Prefeito Eduardo Freccia sanciona lei que regulamenta atividade de protetor animal em Palhoça

29/05/2021    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/5830_post_14481.jpg

Projeto estabelece critérios e prevê benefícios para protetores cadastrados

Durante a tarde da última quarta-feira (26), o Prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, sancionou a lei que regulamenta a atividade de Protetor Animal no município. A lei nº 4.966, de iniciativa do vereador Rodrigo Quintino, já havia sido aprovada em duas votações pela Câmara de Vereadores de Palhoça, e passa a vigorar a partir de amanhã (27). “O protetor é, por natureza, um agente que cuida e respeita os animais. Então, precisamos identificar e valorizar essas pessoas”, afirma o prefeito Eduardo Freccia.
 
De acordo com o que foi estabelecido no artigo 3º da lei, os protetores terão “Prioridade no programa de castrações do município; Criação de um conselho formado pelos protetores para debater com a Diretoria de Bem Estar Animal ações a favor da causa, Prioridade no atendimento nas denúncias contra maus tratos; Receber benefícios da prefeitura relacionado a programas a favor da causa animal; Participar das Feiras de Doação de Animais que serão promovidas pela prefeitura após a promulgação desta lei”. Para ser considerado um protetor animal, é preciso que o(a) interessado(a) vá até as instalações da Diretoria de Bem-Estar Animal de Palhoça e preencha o cadastro específico.
 
Mais rigor contra os maus tratos
 
Além da lei que regulamenta a atividade do protetor animal, o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, também sancionou outras leis, todas de autoria do Vereador Rodrigo Quintino, acerca dos cuidados com animais nesta tarde. Uma delas, a nº 4.969, altera dispositivos da lei nº 4.775 e torna mais severa a punição contra quem realizar maus tratos a animais. A alteração muda o artigo 4º da lei nº 4.775, de proteção animal, e estabelece níveis para fiscalização de denúncias de maus tratos. O texto estabelece que “As ocorrências serão classificadas de acordo com a denúncia em três níveis: Leve: aplicação de advertência e prazo para adequação; Moderada: aplicação de multa e prazo para adequação; Grave: aplicação de multa mais condução do infrator para delegacia”. O texto prevê, ainda, a possibilidade de recolhimento do animal se for identificado que o tutor não tem condições de manter o animal em condições saudáveis.
 
Chipagem de animais
 
A Prefeitura de Palhoça estabelece, a partir de amanhã (27), a obrigatoriedade da chipagem de animais como dever de cidadania àqueles que forem responsáveis por cães e gatos de estimação. Todo cão e gato disponibilizado para comercialização deve estar chipado antes da transação, sendo essa de responsabilidade do órgão que comercializou o animal. Para animais que tenham sido negociados ou adotados antes da data desta lei, terão prazo máximo de 2 anos para realizarem a chipagem. O chip gera um cadastro junto à Diretoria de Bem estar Animal de Palhoça, que precisa ser atualizado assim que o animal trocar de dono e cães e gatos cujos proprietários recebam benefícios sociais terão direito à chipagem gratuita, feita pela Diretoria de Bem estar Animal de Palhoça.
 
Placas de adoção de animais
 
Em outra lei sancionada pelo prefeito Eduardo Freccia ficam obrigados pet shops, clínicas veterinárias e outros estabelecimentos do ramo fixarem cartaz que incentive e facilite a adoção de animais. A lei instrui que “O cartaz de que trata a presente lei, deverá apresentar de forma clara e visível ao público, informações de conscientização sobre a importância da adoção de animais”.
 
(Foto: SECOM/PMP)


Compartilhe nas redes sociais:

Futuro do Trabalho: Saiba como ser mais criativo e melhorar a tomada de decisão no trabalho

29/05/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/5829_post_9916.jpg
Especialista comenta sobre a 5ª habilidade destacada no ranking e traz dicas para atingir níveis mais altos de criatividade, originalidade e iniciativa
A pandemia trouxe para o mundo corporativo grande aceleração da tecnologia, e com o isolamento social, ganhamos uma nova companhia: o mundo remoto que era presente para alguns, mas ganhou novos tons e agora é cada vez mais democrático. Se antes ficar em casa era sinônimo de acolhimento e relaxamento, hoje também abriga escritórios e sala de aulas, e nesse novo espaço de convivência sem barreiras muito bem definidas é muito fácil se perder o chão. Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira vem trazer a reflexão sobre a desaceleração da rotina e como momentos de lazer podem auxiliar na criatividade.

Recentemente, um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra o quão pode ser agressivo à saúde trabalhar até altas horas. Segundo o levantamento realizado em mais de 150 países, mostrou que jornadas de trabalho de mais de 55 horas semanais torna os profissionais mais propensos a terem doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

“Não é surpresa que estamos nos sentindo cansados após um ano marcado pela morte e a solidão. Podemos observar nestes casos de sobrecarga a síndrome de burnout, que é conhecida como o distúrbio emocional causado pelo esgotamento profissional, e precisamos ficar atentos a isso também. Ou seja, precisamos sempre nos perguntar: será que não está na hora de se desligar um pouco?”, ressalta Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Criatividade, originalidade e iniciativa é a quinta habilidade destacada no ranking do “Relatório Futuro do Trabalho” do Fórum Econômico Mundial, e convida todos a resgatar a originalidade natural da essência do ser humano para que seja capaz de promover iniciativas que resolvam desafios no cenário atual, integrando os conhecimentos à tecnologia. E de acordo com a especialista, essa é a combinação perfeita para o homem vencer as máquinas.
Fazer pausas não significa perder tempo, e sim, ganhar mais produtividade. Todos sabem que a sobrecarga não melhora o rendimento, e para se ter uma boa dose de criatividade, os momentos de pausas são essenciais para ativar essa ‘tecla’. E por sua vez, os momentos de lazer também podem ser um aliado muito importante para a melhora do rendimento.
“Um exemplo de que aumenta ainda mais a produtividade, é quando olhamos para os nômades digitais. Os profissionais que levam a vida dessa forma, além de conhecer novos lugares, estabelecer novos vínculos, ter flexibilidade de horário e local, conseguem ter mais aproveitamento criativo. E por esses fatores, que podem ser inspiradores, faz com que o dia seja mais produtivo, saindo daquela rotina que muitos não aguentam mais. ”, comenta, Rebeca.

E como desenvolver a criatividade, originalidade e iniciativa?
A criatividade também pode ser melhorada através de pequenas mudanças de hábitos e estilo de vida. E segundo o psicólogo cognitivo John Kounios, especialista em criatividade da Universidade Drexel dos EUA, explica que vários estudos demonstraram que estar de bom humor estimula a criatividade.
Para se desenvolver a habilidade de criatividade precisa-se entender que existem diferentes estilos e perspectivas de solucionar problemas, e abrir espaço para diferenças de opiniões, visões divergentes é primordial para ativar a criatividade, pois o resultado é uma perspectiva mais rica e precisa do mundo.
Já para a originalidade, é necessário investir no autoconhecimento para se ter a percepção da originalidade da sua identidade sem influência das nossas redes de contato, que sempre estão cheias de pessoas com experiências, visões e crenças semelhantes.
Nossos estilos de vida são muitas vezes baseados em escolhas influenciadas por crenças e ideias que não são nossas, então, ter iniciativa é ser proativo e muitas vezes sair da zona de conforto, sem medo da crítica.
“A criatividade é proporcional ao que sabemos e vivemos, por isso, saia da rotina, conheça pessoas e aprenda coisas novas, se quiser ter ideias mais originais. E aproveite esse momento para reavaliar a tomada de decisões, pois pode melhorar e muito a habilidade de liderança. As pessoas que fingem saber de tudo acabam errando mais ou não fazendo nada. Além de tirar um peso das costas, reconhecer a que temos pontos cegos vai te deixar mais confiante para ter iniciativa para melhorar na vida profissional e pessoal. ”, finaliza Toyama.

E para ajudar os profissionais aprenderem essa nova habilidade, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, preparou 3 principais dicas.
  1. Use sua experiência como combustível para sua criatividade; encare os seus problemas como oportunidade de aprender coisas novas;
  2. Você não precisa deixar de ser você para ter sucesso, invista em seu autoconhecimento para identificar suas forças, talentos, virtudes e valores; 
  3. Não espere por um milagre, tome iniciativa tenha uma atitude proativa perante os desafios e seja um exemplo de ser humano na vida profissional e pessoal. 
Sobre Rebeca Toyama
Rebeca Toyama é fundadora da ACI que integra competências e inteligências e transforma propósitos em carreiras e negócios. Especialista em estratégia de carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave, do Instituto Filantropia, e da Academia GFAI.


Compartilhe nas redes sociais:

Comitiva de Biguaçu conhece Turismo e Cultura de Lages

29/05/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/5828_post_12397.png
Representantes da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer do município litorâneo realizaram estudos sobre a Festa Nacional do Pinhão, desenvolvimento da Cultura de Lages e ações de Turismo da Serra Catarinense
 O modelo de gestão entre o poder público e a iniciativa privada da Festa Nacional do Pinhão chamou a atenção do secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer do município de Biguaçu (grande Florianópolis), Davi Nunes de Oliveira e sua equipe, que estiveram na úlltima quinta-feira (27) em visita a Lages na sede da Fundação Cultural (FCL). Além do secretário, na comitiva estavam o gerente de Turismo, Luiz Gustavo da Silva, a turismóloga, Ellen Zendron Borges e o gerente de Cultura, Alysson Ertal.
 
Recepcionados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha Mondadori, o gerente de Turismo, Henrique Beling, o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi e a gerente administrativa e financeira, Fernanda Santa Ana Oliveira, a pauta do encontro foi as ações relacionadas ao Turismo e Cultura aplicadas em Lages como referencial para Biguaçu.
 
O secretário Joinha fez um breve relato da situação atual do desenvolvimento do Turismo na Serra com os novos investimentos no setor hoteleiro e no turismo ecológico e de eventos, tema principal do encontro, uma vez que um dos planos dos gestores de Biguaçu é a retomada da tradicional festa da cidade, a Bigfest. Joinha também falou sobre a produção cervejeira em Lages citando a Cerveja Colaborativa e a produção de lúpulo em Lages. “Aproveitamos para presentear nossos visitantes com mais um produto de excelência feito na nossa terra”.
 
O superintendente Giba Ronconi explanou sobre o funcionamento atual do modelo da Festa Nacional do Pinhão, explicando detalhes da parceria público-privadas e do edital oferecido pela Prefeitura de Lages através da FCL.
 
Programa Lages Melhor e Edital Chico de Assis
 
O trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural de Lages na Escola de Artes e nos bairros da cidade com Programa Lages Melhor – ação que leva para as comunidades cursos gratuitos de dança, música e artes visuais – também foi questionado pelos visitantes. Ronconi explicou que o objetivo principal do programa é a descentralização dos cursos de artes. “Essa foi uma ideia do prefeito Antonio Ceron que aplicamos em 2017 em diversas comunidades de Lages, e hoje contamos centenas de alunos e alunas com idades entre 5 e 70 anos praticando balé, música, dança e desenho”, cita.
 
A aplicação e execução da lei emergencial da Cultura, Lei Aldir Blanc, pelo Edital Chico de Assis da FCL também foi um dos tópicos. O interesse da secretaria da cidade de Biguaçu foi como Lages procedeu com repasse de recursos e a criação do mapa cultural de Lages.
 
Para o secretário biguaçuense, Davi Nunes, encontros como esses estão muito além do processo político. “Não precisamos ir aos grandes centros do país para sabermos sobre ações de cultura e turismo. Nosso estado tem grandes exemplos de projetos nessas áreas e Lages foi uma grande referência para nós da cidade de Biguaçu”, acredita.
Texto e foto: Fabrício Furtado
#ComunicaçãoSocialPML

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página