Blog Top Society - Karla Cruz

Do carbono ao bluetooth: aparelhos auditivos evoluem e oferecem tecnologia de ponta ao usuário

09/04/2021    Gustavo Siqueira

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O Brasil conta atualmente com 10,7 milhões de portadores de deficiência auditiva, segundo cálculos do Locomotiva. Ainda segundo o cálculo, 57% estão na casa dos 60 anos ou mais, e mais de 2 milhões têm deficiência severa. Do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos. Um dos impedimentos para o uso do aparelho pode ser o medo de serem alvos de preconceito.
 
Só que hoje já é possível utilizar um aparelho minúsculo, quase imperceptível. Aparelhos grandes e incômodos ficaram para trás. Do primeiro aparelho auditivo de carbono, criado em 1898 já em escala comercial pela norte-americana Dictograph Products Company, aos modelos atuais de aparelhos auditivos, ajustáveis à distância por fonoaudiólogos e controlados pelo próprio usuário via smartphone, uma era se passou.  Durante esse tempo, o mercado conseguiu descobrir como embarcar tecnologia de ponta em aparelhos cada vez mais menores e discretos.
 
“Houve um tempo em que o profissional da fonoaudiologia era o vendedor do aparelho, e ia de porta em porta oferecer o produto”, lembra Jéssica Lubczyk, fonoaudióloga da Audiba. “Na casa do paciente, fazia a regulagem, o paciente dizia se estava conseguindo ouvir melhor ou não e era só isso”, explica. Hoje, a tecnologia permite até que os aparelhos diferenciem voz de ruído, e o usuário pode reduzir todo o barulho ambiente indesejado – da TV, rádio ou outros – e concentrar apenas na voz com quem ele conversa.
 
Do transistor a 60 canais
 
Dos aparelhos de carbono do fim do século 19 para os transistorizados surgidos no início da década de 1950, foi uma evolução e tanto. Os modelos com transistores exigiam menos uso de bateria, o que fazia com que fossem menores e isso agradava os clientes. Os primeiros aparelhos dessa geração foram criados para serem fixados nas hastes dos óculos ou para serem acomodados nos bolsos. Antes de passarem para o encaixe atrás da orelha, modelo que se consagrou como o mais adequado – os auditivos retro-auriculares, ou BTE, sigla para behind the ear (atrás do ouvido) –, ainda ganharam uma versão que se prendia à gravata.
 
Foi só em 1987, porém, que surgiram os primeiros aparelhos digitais, o que deu início à nova geração de aparelhos, cada vez menores e mais tecnológicos. Os primeiros modelos nasceram de uma parceria entre a Universidade de Wisconsin e o Instrument Corporation Nicolet, nos Estados Unidos. Divididos em duas partes, enquanto uma acomodava o processador de uso, a outra era colocada atrás do ouvido, e eram ligadas por um fio condutor. Três baterias eram utilizadas no modelo. “A partir do momento que passaram a ser digitais, começaram a converter o som em códigos binários, o que permitiu aos equipamentos filtrar determinados tipos de som”, detalha.
 
Uma sociedade que se julga no direito de avaliar pessoas pela aparência, e não pelo que elas realmente são, perde mais tempo constrangendo do que compreendendo necessidades e diferenças. O que faz com que, infelizmente, muitos que sofrem de problemas auditivos evitem o uso de aparelhos. O medo do preconceito, de olhares e comentários maldosos tira a qualidade de vida de muita gente. A indústria dos aparelhos auditivos entendeu o problema e passou a trabalhar cada vez mais com tecnologia para não apenas reduzir o tamanho dos equipamentos, mas para oferecer ainda mais qualidade para quem deseja viver a vida em sua plenitude.
 
“Os novos aparelhos têm até 60 canais de som, e oferecem um som mais limpo. A gente brinca que dá para fazer às vezes de dj com um aparelho desses”, diz Jéssica. Com a tecnologia disponível nos dias atuais, o usuário consegue, por exemplo, tirar frequências baixas, como o ruído do ar condicionado, ou o barulho que vem do lado de fora do carro estando em trânsito, e ouvir apenas o que interessa.
 
Wireless e Bluetooth
 
Já a tecnologia wireless permite que aparelhos utilizados nos dois ouvidos se comuniquem, fazendo o processamento bilateral do som, algo muito próximo ao que o sistema auditivo faz. Os mais modernos e discretos contam ainda com localizador. Caso o usuário tenha tirado por algum motivo e não consiga encontrar, a tecnologia permite que ele use o smartphone para encontrar o aparelho.
 
O aparelho chamado Estela conta com tecnologia bluetooth para sistemas Android e iOS, e funciona também como fones de ouvido, o que permite ao paciente, por exemplo, atender a uma ligação sem precisar levar o celular ao ouvido. A bateria é de lítio, recarregável, e não vicia, assim o paciente pode recarregar quando estiver dormindo e usar durante todo o dia sem ser surpreendido negativamente com o fim da carga.
 
É também a prova d’água – ainda que não seja recomendável utilizá-lo para tomar banho, por exemplo, caso aconteça de o usuário esquecer de tirar ao entrar no chuveiro ou tomar chuva, por ser blindado, o aparelho não sofre nenhum tipo de dano.  E no celular, é possível mexer no volume do aparelho e acompanhar o status da bateria.
 
Nos mais modernos, um sistema chamado data login faz a leitura do uso do aparelho feito pelo paciente, em que ambiente ele mais utiliza o equipamento, e quantas horas costuma utilizar. As informações são enviadas diretamente para o fonoaudiólogo. Com elas, ele pode melhorar a adaptação do aparelho ao paciente.
 
Aparelhos para músicos
 
O nível de sofisticação atual permitiu ao setor desenvolver aparelhos especificamente para músicos com deficiência auditiva. A linha premium dos aparelhos Audiba contam com tecnologia que permite ao usuário identificar, por exemplo, se uma música está sendo executada ao vivo ou se é gravada. “É uma tecnologia nova, que se adapta a até 120 tipos de ambientes diferentes”, detalha Jéssica.
 
Uma linha nova de aparelhos semelhantes a fones de ouvido chega embalados em uma caixa de recarga móvel. O que permite ao paciente carregar rapidamente o aparelho, caso não tenha deixado para carregar antes: basta colocar novamente na caixa e deixar que ele receba carga, o que acontece rapidamente. Finos e discretos, estarão disponíveis a partir de agosto nas unidades da Audiba.
 
“A tendência é cada vez mais aparelhos recarregáveis”, informa Jéssica. “A maior parte da linha de entrada ainda é de pilha, mas a tendência é que os aparelhos fiquem cada vez menores, mais tecnológicos, e que todo o controle seja feito pelo celular. As baterias devem ser excluídas desse tipo de produto, pensando até na questão ambiental, para evitar o descarte de materiais tóxicos na natureza”, completa.
 
Mais informações em www.audiba.com.br

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Arauco realiza tour virtual para o lançamento da coleção Habitat

09/04/2021    Gustavo Siqueira

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Durante todo o mês de abril, a Arauco do Brasil, segunda maior produtora de painéis de madeira no mundo e a primeira nas Américas e também a primeira empresa florestal a produzir Carbono Neutro no mundo, realiza um tour virtual de lançamento da coleção Habitat, de 2021, inspirada na ideia de resgatar sensações e elementos da natureza.
 
Com cinco padrões diferentes de cores e texturas para a composição de todo tipo de ambiente interno, a coleção pode ser aplicada nos segmentos hoteleiro, residencial, comercial e corporativo, que procuram níveis mais elevados de inovação e requinte, além da proteção contra os vírus e bactérias com a tecnologia BioClean, que elimina em até 30 minutos. O tour também irá evidenciar a Coleção Persona e alguns best-sellers.
 
A companhia é uma das primeiras no segmento a adotar tours virtuais por suas coleções. A ferramenta oferece a possibilidade de consumidores conhecerem em detalhes a produção remotamente, em casa, no escritório ou aonde for mais conveniente, fundamental para os dias atuais, de isolamento social mais do que necessário. O tour virtual terá início segunda-feira (12), às 10h e segue até sexta (30). A inscrição pode ser feita pelo link: https://www.sympla.com.br/tour-virtual-arauco-2021__1173570
 
Os padrões são Verde Jade, Reali, Alpaca, Camelo e Jequitibá. Todo o projeto foi pensado para transmitir acolhimento e serenidade. Também é importante ressaltar que a empresa se preocupa com todas as questões ambientais e possui a certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal), ou seja, aposta sempre em suas coleções no tripé da sustentabilidade: ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
 
Atenta ao fato de que o home office deixou de ser tendência para se transformar em realidade acelerada pela pandemia do novo coronavírus, a Arauco trabalhou para transformar ambientes residenciais em multifuncionais sem perder o aconchego, o conforto e a ideia de refúgio, características intrínsecas à ideia de lar.
 
Soma-se ao lugar para reunir a família, assistir a filmes, brincar com o cachorro, a ideia de ter a casa também como espaço de trabalho. É essa a premissa da coleção Habitat, que tem como slogan Bem-estar é da nossa natureza, que surge num momento em que a arquitetura traz cada vez mais novos conceitos de decoração, deixando em evidência para 2021 que conforto, praticidade, funcionalidade e contato com a natureza não são excludentes quando se pensa em lar.
 
“Em tempos de pandemia, nossa obrigação é oferecer ao nosso consumidor formas seguras de conhecer nosso trabalho, que é voltado para ele, para o seu bem-estar”, explica Solon Cassal, Gerente de Desenvolvimento de Produto da Arauco.
 
“Se a tecnologia está à nossa disposição, nada melhor que lançar mão dela para levar até nossos clientes a coleção que tem como objetivo transmitir a ele a sensação de segurança e de conforto em um momento tão difícil e desafiador. Permitir que ele navegue pela Habitat no conforto de sua poltrona preferida ou na sua mesa de escritório tem tudo a ver com o conceito da coleção”, complementa.
 
Padrões
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Verde Jade
A inspiração para o Verde Jade veio da pedra jade. Com acabamento matt que reproduz a laca fosca, traz para os ambientes um pouco desse elemento raro oferecido pela natureza.
 
Reali
O Reali tem como inspiração o Nero Portoro, encontrado na costa italiana, e reproduz de forma exata o mármore preto com veios dourados, visto em palácios e castelos da nobreza europeia. O acabamento liso dá ao padrão a aparência da pedra natural.
 
Alpaca
O Alpaca busca a sensação de suavidade da lã do animal, hoje encontrado no norte da Argentina, no Chile e em territórios do Peru. Com uma camada de efeito 3D, que mistura as cores azul, cinza e bege, o painel Alpaca transmite a sensação de conforto e aconchego nos ambientes internos.           
 
Camelo
A reprodução e a sensação tátil do couro, em tom caramelo, são as características mais perceptíveis do padrão Camelo. A coleção foi buscar no deserto e no berço das civilizações um conceito que reflete tradições que atravessam o tempo. Sofisticado, é a melhor opção para móveis, painéis e objetos de alto padrão.

Jequitibá
O Jequitibá é uma reprodução fiel da madeira da árvore que dá nome ao padrão. Apresenta tonalidades amendoadas e veios alongados que remetem diretamente à imagem da árvore, conhecida como a “gigante da floresta”, concedendo ao ambiente um elemento de proximidade com a natureza difícil de encontrar.
 
Sobre a Arauco
 
A Arauco é a 2ª maior produtora mundial de painéis de madeira, elaborados com matérias-primas de fontes sustentáveis e revestidos com padrões e acabamentos que acompanham as tendências mundiais em móveis, arquitetura e design de interiores. Com fábricas no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Portugal e África do Sul, a Arauco tem negócios em mais de 75 países. No Brasil, dispõe de um portfólio com mais de 100 padrões de Melaminas que aliam inovação, versatilidade e sofisticação, ou seja, não é apenas a maior e sim a mais completa de opções.

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Balneário Shopping promove mais uma edição do Balneário Shopping Gourmet

09/04/2021    Gustavo Siqueira

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Restaurantes e cafeterias do Balneário Shopping prepararam menus especiais para proporcionar aos clientes experiências gastronômicas com preços acessíveis. De 9 a 30 de abril, em mais uma edição do Balneário Shopping Gourmet, os clientes poderão degustar diversas opções, que vão de sobremesas e cafés a pratos mais elaborados. E o melhor, acompanhado de música de qualidade, com atrações especiais na Praça de Alimentação e no Jardim Gourmet.

Durante o Balneário Shopping Gourmet, cerca de 50 operações gastronômicas irão oferecer mais de 25 pratos com valores abaixo dos praticados no menu. Entre as opções selecionadas estão cafés e sobremesas por até R$ 12,90, vários pratos tradicionais de até R$ 21,90 e outros mais elaborados de R$ 35,90 a R$ 49,90. Confira todas as opções de menu e os participantes no site balneariocamboriushopping.com.br.

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Além de privilegiar a gastronomia, no mês de abril o Balneário Shopping também dá destaque para a música. Em parceria com o Clube do Jazz de Santa Catarina, os dois espaços gastronômicos do shopping receberão músicos de todo o Estado. Às terças e quintas, às 19h, subirão ao palco da Praça de Alimentação instrumentistas de cordas e percussão, como contrabaixo, violão, guitarra, violino, bateria, e DJs que tocam instrumentos musicais enquanto comandam as pick-ups.

Nos fins de semana, também a partir das 19h, o projeto GourmetizaSom será promovido no Jardim Gourmet. No espaço, situado no pavimento superior, o belo piano de cauda Fritz Dobbert será comandado por renomados pianistas, com repertório variado e de bom gosto. Nesta sexta, dia 9, o músico Oscar Silva,  integrante do Jazzmine Trio, se apresenta com seu contrabaixo elétrico. No sábado e domingo, dias 10 e 11, será a vez do pianista Giovanni Sagaz tocar canções que passeiam por gêneros como Jazz, Bossa Nova, Samba, Choro e Pop. 


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