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Cerveja Blumenau produz Bock em homenagem a Feldmann

12/07/2021    Gustavo Siqueira

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A Capital Brasileira da Cerveja conquistou o título alicerçada na relação do município e dos seus moradores com a bebida. Há registros de produção de cerveja em Blumenau (SC) desde os primeiros anos da imigração que deu origem ao município. Para celebrar esta história, a marca que leva o nome da cidade decidiu homenagear uma das mais longevas fábricas da bebida: a Cervejaria Feldmann, que funcionou por mais de 60 anos. Em setembro de 2021, a Cerveja Blumenau vai lançar, com o nome da tradicional marca, uma Bock. 

A escolha não é por acaso. De acordo com os registros, a Feldmann lançou a primeira Bock produzida no Brasil, no início do século XX. O diretor executivo da Cerveja Blumenau, Valmir Zanetti, afirma que relembrar a história faz parte do desejo da marca. “Nós queremos olhar para a tradição, valorizar o presente deste mercado e ajudar a construir o futuro”, diz. “A história da Feldmann é inspiradora porque tem nela muito do que Blumenau se tornou hoje no universo cervejeiro: sinônimo de dedicação, inovação e educação cervejeira”, acrescenta. 

Nelson Feldmann, bisneto do fundador da cervejaria, Heinrich Feldmann, ficou surpreso com o contato da cervejaria para a homenagem. “Ficamos muito felizes com o processo de resgate das memórias e do nome da nossa família. Tivemos conversas com o time da cervejaria, compartilhamos memórias e o respeito que todos tiveram com as nossas histórias e com o papel da Cervejaria Feldmann na construção da marca cervejeira de Blumenau nos emocionou”, comenta. 

A mãe de Nelson, Ella Feldmann, aos 96 anos, tem vivas memórias de mulheres da família vestindo aventais com bolsos onde colocavam quatro garrafas de cerveja e saiam na vizinhança para vender de porta em porta. 

A Feldmann foi aberta em 1898 e a última produção aconteceu em 1954. A escolha pela localização da fábrica, na Vila Itoupava, aconteceu pela qualidade e força da água, já que um rio passa pela propriedade, que hoje abriga um memorial da cervejaria. 

Matérias-primas locais: um novo passo para Blumenau

Para desenhar a receita desta Bock, o cervejeiro Marcos Guerra e a equipe mergulharam na história das cervejas do início do século XX. “Estudamos o que há de registros sensoriais e matérias-primas disponíveis na época para tentar remontar características que fizessem jus a uma cerveja tão importante quanto a primeira Bock do Brasil”, diz. Há, por exemplo, indícios de sabores defumados por conta do processo de malteação, feito à lenha na época. 

Junto com a preocupação com a história, a cerveja também aponta caminhos para o presente e futuro do mercado cervejeiro: os maltes utilizados são da Malteria Blumenau e os lúpulos colhidos na região, da Lúpulos Vale Europeu. 

“Acreditamos que uma forma de valorizar a história é, também, mostrar de que forma ela contribuiu para a construção do cenário cervejeiro local hoje em dia, que se expande para além das fábricas e chega nas matérias-primas, processos, serviços e conhecimento”, diz. “Teremos uma cerveja que alia história e terroir. Mal podemos esperar para compartilhar essa receita com os consumidores”, adiciona. 

A produção aconteceu nesta sexta-feira (9). A previsão é que a Bock seja lançada em 2 de setembro, aniversário da cidade. 

Sobre a Cerveja Blumenau

Lançada em 2015, a Cerveja Blumenau leva o nome e a tradição da Capital Brasileira da Cerveja. Da cidade também vêm a inspiração para os nomes dos rótulos, reconhecidos em todo o país. Em cinco anos, a marca soma mais de 30 premiações nacionais e internacionais para os seus rótulos, além de reconhecimentos institucionais como o Top de Marketing da ADVB/SC, Cervejaria do Ano na América do Sul pelo International Beer Challenge em 2016 e prata entre as melhores do país no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2021.

Atualmente conta com 20 produtos em linha, além de produtos sazonais e especiais. Entre os mais conhecidos estão a Capivara Little IPA, a Frida Blond Ale e a Macuca Imperial Stout. Mais informações estão nas redes sociais da marca: @cervejablumenau.

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Alunos do Sesi/Senai de Blumenau em parceria com voluntários, confeccionam aventais para o Hospital Santo Antônio

12/07/2021    Gustavo Siqueira

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Os alunos do curso de Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas do Sesi/Senai Blumenau, entidades da Fiesc, em parceria com voluntários, se mobilizaram para confeccionar aventais para o Hospital Santo Antônio, de Blumenau (SC).

Segundo um levantamento, o Hospital Santo Antônio utiliza em média 100 aventais descartáveis por dia. Com o aumento da demanda, devido à pandemia de Covid-19, materiais de higiene e saúde se tornaram mais escassos e em alguns momentos, até indisponíveis para aquisição.

Desta forma, a ação, que foi idealizada pela supervisora do curso, mobilizou voluntários do hospital para conseguir doações de materiais, que posteriormente, foram utilizados pelos alunos para confeccionar os aventais para contribuir com esta necessidade da entidade.

“As professoras organizaram a ação de modo em que o laboratório de costura se transformasse em uma empresa real, onde os estudantes se dividiram em grupos e setores, realizando atividades complementares, desenvolvendo todo o processo de confecção”, conta Mara Rúbia da Silva, supervisora da ação.

Uma das voluntárias, Lorene Galvani diz que quando chegou na instituição para buscar os aventais prontos, ficou emocionada com a produção dos estudantes. "É lindo vê-los, nesta idade, contribuir tanto. Este trabalho vai impactar na vida de muitas pessoas”.

Para os aprendizes e professores, também foi uma oportunidade marcante, conforme relata a aluna do curso, Júlia Nazario. "Foi muito legal, porque aprendemos. uma coisa diferente, como é numa empresa. Então, além de ser uma experiência bacana, ainda vamos ajudar muitas pessoas". A professora do curso Neide Duemes Galdino também acredita que foi uma experiência muito especial. "Foi maravilhoso participar deste trabalho, por uma causa tão importante. E ver o empenho e dedicação das turmas foi uma sensação incrível", conclui. Ao todo, foram 16h de trabalho dos jovens, que resultaram em 445 aventais.

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Dicas de como empreender em tempos de pandemia

12/07/2021    Gustavo Siqueira

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Quantas crises um negócio consegue suportar? Ou ainda, quantas inovações em conjunto podem surgir diante de cenários de crise? No Médio Vale do Itajaí, em Timbó, uma empresária viu no cenário pandêmico e pós-pandêmico de 2020 e 2021 uma oportunidade para reforçar uma metodologia de trabalho: a cooperação com clientes para que o crescimento dos negócios seja horizontal. Seguindo a máxima de que se um cresce todos crescem, Telma Gadotti, da Ultra Comunicação, aproveitou o conhecimento de décadas acumulado entre comunicação e consultoria para pequenos e micro negócios do Sebrae e formatou a maneira de agir.

“Percebi que desde que fundei a Ultra, eu oferecia muito mais do que publicidade. De maneira quase que empática com o negócio alheio, eu me dedicava a uma atuação completa em que agregava ao planejamento do negócio estratégico como um todo e quando tudo estivesse alinhado, aí sim, iniciava as ações de comunicação via Ultra. Com a pandemia, meus clientes chegaram até a Ultra desejando inovar, precisavam de um apoio nesse estágio mais da gestão, e eu via ali a oportunidade de auxiliar clientes fidelizados (todos especiais para mim), quanto oferecer o mesmo expertise a demais empresários e empreendedores que passavam pelas consequências impostas pela Covid-19”, explica Telma.

Foi nesse momento que a Ultra passou a ter um pilar de negócios e não apenas marketing e comunicação. E, assim, colocou como meta atuar para que a economia, em especial das cidades em que estão os clientes, pudesse se reerguer com a força coletiva e não apenas de um empresário/empreendedor.
 
Para entender a importância desse “semear”

Em Santa Catarina, por exemplo, um recente levantamento do Sebrae apontou que 114 mil empresas estão inoperantes no Estado devido ao momento Covid-19. Telma vem na contramão desse cenário. A empresa fundada há mais de 15 anos mais do que duplicou o número de colaboradores, fato que exigiu uma mudança para uma sede igualmente maior, dos 90 metros quadrados antigos, agora a equipe ocupa 200 metros quadrados de um espaço projetado para transmitir inovação em ideias e postura. E Telma não vem sozinha nessa colheita. Clientes da casa como a indústria Baher, que atende todo o país e exporta para países da América e Egito, uma das líderes em Mesas com Regulagem, mesmo diante de tantas incertezas, criou três novas marcas, cada uma com o segmento bem específico.

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Quem também vislumbrou ampliações entre 2020 e 2021 foi o Grupo Linear, uma das líderes em Ralos Lineares em todo o país, que ampliou o mercado e se reposicionou, criando quatro novas marcas. “Claro que os exemplos citados não foram trabalhos de apenas alguns meses. Aí que entra a expertise de equipe Ultra. Quando nos envolvemos com um cliente, auxiliamos numa visão de curto a longo prazo, com estratégias bem definidas e um cronograma de ações que vão desde treinamento de equipes à execução dos projetos”, reforça Telma.

Para finalizar, Telma dá cinco dicas para quem quer aproveitar o momento para se ressignificar e sair de num cenário de pessimismo, demissões ou faturamento no vermelho:
1-    Propósito: se o seu objetivo for lucro, sua visão está errada. O propósito é algo que norteia, que dá sentido à uma atividade. O lucro é consequência. Propósito nos inspira a sair da cama e sempre fazer o melhor;
2-    Antes de começar a agir, pare e pense. Analise cenários, estatísticas, negócios que servem como inspiração e contem com a opinião de especialistas em diferentes áreas. Intuição nem sempre é uma boa amiga conselheira;
3-    Fez o negócio de casa certinho, aí sim vá ao mercado e conte suas vitórias. Mas atenção, a comunicação também tem que contar com uma análise profissional. Em tempos de tamanha velocidade em que as coisas correm, qualquer dado infundado vira Fake News;
4-    Valorize e escute quem está junto nessa caminhada. Como diz o ditado, a união faz a força, e é nessa hora que se vê a importância de um time de colaboradores conectado e alinhado em busca do mesmo objetivo;
5-    Mostre seus diferenciais e sua essência ao público-alvo. Se comunique, explique e indique quem é você ou sua marca. Atualmente, as formas de se fazer isso são diversas, por isso fique atento para buscar uma estratégia que realmente vá atingir seu verdadeiro objetivo e trazer resultados satisfatórios ao seu negócio.
 
 
R. Holanda, 137, Sala 103, Centro, Timbó (SC) –  +55 (47) 3394-2949

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