Blog Top Society - Karla Cruz

Vatel Gramado com o chef Rodrigo Rauth apresenta nova fachada

19/07/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/6301_post_7357.jpg
Rodrigo Rauth
Inspirado no mestre da gastronomia, o restaurante Vatel já se consolida com referência em Gramado, com uma conceituada cozinha autoral francesa, que busca em sua essência a tradicionalidade e os clássicos desta cultura, assim como a cultura local, gaúcha. Aliando toda essa tradição à cozinha contemporânea, a cozinha de excelência e experiência.
img/topsocie_blog/6301_post_13268.jpg
 
Rodrigo Rauth

O Vatel Gramado segue os passos da França, sinônimo de bom gosto e bem receber, com sua cozinha autoral, na qual os experimentos e o visual se sobressaem, tornando-se um momento único em cada jantar de terça à sábado ou no almoço de sábado e domingo.
img/topsocie_blog/6301_post_10659.jpg
 
Crepinette de costela e rabada com demi glace de vinho do porto e crispy de jamon

Num espaço luxuoso, com apenas cinquenta e oito lugares, no elegante bairro Planalto em Gramado, o Vatel Gramado traz sofisticação para jantares e eventos selecionados. O clima de requinte e bom gosto do Vatel Gramado transforma cada experiência em uma celebração.
img/topsocie_blog/6301_post_10032.jpg
 
Amuse bouche coral de vieira, ovas de capelin, bottargagold e creme de pepino com chardone

Para agregar ainda mais esse diferencial na cidade, o Vatel reformulou sua fachada trazendo ainda mais sofisticação para o local. Com um jardim externo, próprio para os apreciadores de um bom charuto ornamentado por uma fonte impecável foi projetada pelo arquiteto Claudio Carlucci, inspirado em experiências europeias.
img/topsocie_blog/6301_post_1511.jpg
 
Roastbeef cozido lentamente em sous vide, purê de foie gras, demi glace de tinto e trufas negras.

Um novo cardápio já está sendo finalizado com o chef Rodrigo Rauth, que vem ingressando e mergulhando cada dia com mais intensidade no universo gastronômico, que desde a infância teve como paixão e que agora se tornou sua filosofia de vida.
img/topsocie_blog/6301_post_11705.jpg
 
Em Florianópolis, SC, começou a trabalhar com frutos do mar frescos para conhecer e descobrir novas nuances de sabores, aromas e texturas, passeando por diversas vertentes da gastronomia, desde a clássica francesa à contemporânea.
img/topsocie_blog/6301_post_5466.jpg
 
Formado em gastronomia molecular e estudioso da enogastronomia, ele dentro do Vatel, busca trabalhar com sabores, cores, texturas e aromas que eu acredito agradarem diversas memórias afetivas e ao mesmo tempo explorar os insumos regionais, de produtores locais, trabalhar com km zero, enaltecendo e valorizando os produtores locais.
img/topsocie_blog/6301_post_10359.jpg
 
Fotos Divulgação
 
VATEL GRAMADO BAR & RESTAURANTE
Aberto de terça à sábado para jantar
Sábados e domingos para almoço
Rua Piratini, 815 Bairro Planalto
RESERVAS 54.99674.6815 ou 54.99688.6947
Acesso para deficientes/música ambiente/estacionamento

Compartilhe nas redes sociais:

Jeferson Branco leva borogodó e provocação pro seu Estúdio Manifesto da CASACOR Florianópolis 2021

19/07/2021    Maristela Brites


img/topsocie_blog/6300_post_1586.jpg


 
Amendoeira, rede de palha, filtro de barro, prato Duralex, espelhinho de moldura laranja e armários azul calcinha. Essa é a casa brasileira que o arquiteto Jeferson Branco vai representar no seu Estúdio Manifesto da CASACOR Florianópolis 2021, de 18 de julho a 29 de agosto. No espaço de 51m² batizado de Meu.coração.queima, peças que decoram e causam questionamentos estão entre os pontos a serem notados no projeto do arquiteto que aos 27 anos vive sua segunda participação na mostra. A primeira, em 2018 e ainda estudante, foi o prêmio por vencer um concurso da marca Deca com o projeto de um banheiro público sem distinção de gênero.

 
img/topsocie_blog/6300_post_5392.jpg


Num espaço de 51m² cabe um Brasil inteiro e o arquiteto Jeferson Branco pode provar. Tem amendoeira, rede de palha, espelho de moldura laranja, as xícaras e pratos da casa da vó e até armários azul calcinha no Estúdio Manifesto que ele assina com seu escritório na CASACOR Florianópolis 2021. A mostra, que acontece de 18 de julho a 29 de agosto na Capital, tem como tema “A casa original” e vai apresentar entres os seus 21 ambientes toda a inquietude do arquiteto de 27 anos que quer chamar a atenção pela provocação do conjunto da obra.  “Projetamos o palco para vida. Sou apaixonado por criar espaços inspirados na natureza e no comportamento sociocultural do povo brasileiro porque seus diferentes tipos de beleza são ferramentas para projetos que constroem memórias ``, diz Branco sobre a inspiração que vai sugerir de nostalgia à reflexões sobre os contrastes do Brasil.

O estúdio cheio de borogodó assinado por Jeferson é uma instalação manifesto porque retrata, entre outros desagrados, a indignação do arquiteto com a desvalorização dos bens naturais e o extrativismo desenfreado. Esta causa, inclusive, será apresentada ao público com a exposição de rochas exóticas extraídas na Bahia e Minas Gerais, e majoritariamente exportadas para EUA e Ásia. Ao mesmo tempo, na sala, cozinha, quarto e banheiro, itens de decoração da cultura popular brasileira como as plantas Espadas de São Jorge e tapete de sisal, por exemplo, agregam no mix de elementos em voga nos lares contemporâneos compondo o atual design high-low, onde marcas ou produtos de alto valor lado a lado com acessórios e acabamentos de baixo custo. “Norteado pelo conceito geral da mostra, “A casa original”, este projeto quer traduzir a verdadeira casa brasileira de hoje em dia, onde elementos de decoração tradicionais protagonizam no ambiente lado a lado com acabamentos de alto padrão, contraste que retrata a desigualdade social e descaso com essas questões que o país enfrenta”, define Jeferson sobre seu projeto.

img/topsocie_blog/6300_post_2341.jpg


img/topsocie_blog/6300_post_7104.jpg


img/topsocie_blog/6300_post_10675.jpg


img/topsocie_blog/6300_post_11230.jpg


img/topsocie_blog/6300_post_3945.jpg


Dedicado a uma arquitetura que vai além de resultado estético, e que inspira questionamentos, esta é a segunda vez que Jeferson assina um espaço provocativo na CASACOR Santa Catarina. Em 2018, ainda estudante, foi o vencedor de um concurso de jovens talentos da marca DECA e como prêmio assinou um banheiro público na CASACOR de Itapema sem distinção de gênero, traduzindo com naturalidade a ida ao toilette. “Trabalhamos na arquitetura que acreditamos, que traz questionamento da nossa realidade sociocultural, que tem conceito, que tem alma”, detalha Branco sobre suas motivações tanto para o espaço de 2018, quanto para o que traz à tona em 2021, e completa: “Estamos aqui eu, minha equipe e a produção CASACOR Florianópolis aliados na continuidade desse legado de projetos que ultrapassem as barreiras visuais”.

Entre as parcerias que contribuíram para a materialização do projeto de Jeferson estão nomes como a Evviva, uma das empresas do Grupo Bertolini, especializado no setor moveleiro há mais 50 anos, que em suas unidades de produção reaproveita água da chuva, faz o uso de produtos biodegradáveis, tratamento de resíduos, coleta seletiva e a fabricação com materiais atóxicos e não poluentes. A grife sustentável de móveis vai assinar os planejados da cozinha e do closet, ambos azul-celeste, e um painel ripado que foge da tendência atual que é o monocromático, e surge num degradê de cinzas que representa as diversas etnias e cores de pele do Brasil.

A Portobello, maior indústria de cerâmica do Brasil, também é parceira do ambiente de Jeferson fornecendo o revestimento do piso que é uma reprodução fiel da Araucária com microgrânulos de quartzo e um ciclo especial de queima que passam a sensação de relevo das fibras naturais de madeira. Já na parede da cozinha e banheiro, a Portobello assina uma das marcas registradas do ambiente, o revestimento cerâmico da Linha Gouche na cor mandarim que remete ao movimento do pincel na superfície com as nuances de camadas dando vitalidade ao espaço.  

A Reveev está presente no projeto de Jeferson com o ponto central de repouso em meio ao caos do cotidiano, uma Cama Nuvem, peça assinada pelo arquiteto Gabriel Bordin para a CASACOR 2019. Feita de eucalipto de reflorestamento e de tauari, madeira de origem brasileira, o móvel dá continuidade ao ambiente revestido no tom azul-celeste visto na cozinha e no closet. Um carregador por indução para celular está embutido na cabeceira da cama que recebeu colchão de linha eco. Um Vicenza com tampo em algodão orgânico, produzido sem a utilização de fertilizantes, mantendo as fibras naturais, foi a opção do arquiteto.

A DECA forneceu louças e acabamentos de áreas molhadas, e a Coral Tintas é responsável pelo tom do ambiente, predominantemente terracota, que dá o ar acolhedor ao projeto. A Organne contribuiu para o cenário com vasos artesanais que receberão Espada de São Jorge, Lírio da Paz e outras plantinhas da varanda da casa da vó, e até uma amendoeira.  A Via House agregou ao Estúdio Manifesto com cortinas de bambu, e a Pia Laus com mantas e almofadas feitas de reaproveitamento de malha.

Compartilhe nas redes sociais:

Artista Plástico Adriano Comitti expõe Bela São Chico na Galeria de Arte do Garten

19/07/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/6299_post_12452.jpg
A Galeria de Arte do Garten Shopping recebe a exposição Bela São Chico, do artista plástico Adriano Comitti, a mostra abriu no dia 16 de julho e reúne 21 telas produzidas  pelo artista joinvilense nos últimos cinco anos e pode ser visitada gratuitamente até dia 15 de agosto.
Com curadoria de Luciano Itaqui, Bela São Chico é uma exposição onde Comitti nos apresenta São Francisco do Sul, suas belezas naturais e arquitetura da terceira cidade mais antiga do país, cidade onde reside há vinte anos. Comitti retrata entre outros pontos turísticos, o Centro Histórico de São Francisco, o Mercado Público e a Casa Gorressen, uma das mais emblemáticas casas da cidade, construída em 1868 pelo norueguês Faber Marcus Görresen.
img/topsocie_blog/6299_post_1413.jpg
A Praia Grande e a Praia do Mota, assim como a pesca da tainha também estão em Bela São Chico, as obras são em óleo, e mostram toda a técnica de um artista com mais de vinte anos de carreira. Seu estilo de pintura é embasado em diferentes escolas artísticas, como o modernismo e o cubismo, busca captar as principais técnicas destas vertentes artísticas, sempre imprimindo seu olhar pessoal em cada trabalho.
A pintura de Adriano , de maneira geral, tem como fonte de inspiração a pintura brasileira. Nos últimos anos, São Francisco do Sul tem sido sua maior inspiração, com seus casarios, a religiosidade, o folclore, a cultura local e a vida cotidiana. Retratos da pesca e de pontos turísticos da região, por exemplo, podem ser observados em suas telas.
Comitti traz em seu currículo diversas exposições coletivas e individuais, com destaque para Impressões de Joinville, realizada na Associação de Artistas Plásticos de Joinville, em 2004, quando foi apresentado como artista lançamento da AAPLAJ, já em 2006 fez sua primeira individual em São Francisco do Sul, no Museu Nacional do Mar. Com mais de duas décadas de arte, suas obras já foram apresentadas em Florianópolis no Costão do Santinho, no Conservatório Belas Artes em Joinville e na Casa da Cultura Ester dos Passos Rosa.
img/topsocie_blog/6299_post_12735.jpg
Serviço:
Exposição Bela São Chico, do Artista Plástico Adriano Comitti, com Curadoria de Luciano Itaqui.
Galeria de Arte do Garten Shopping, sala em frente a Loja C&A
O Garten Shopping segue todas as medidas preventivas para que a saúde e segurança dos visitantes sejam zeladas.

Fonte:  Luciano Itaqui
Foto: Divulgação 


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página