Blog Top Society - Karla Cruz

Norte Shopping recebe exposição itinerante do Museu da Música de Timbó

23/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6374_post_9605.jpg
Instrumentos musicais que fazem parte do acervo do Museu da Música de Timbó poderão ser apreciados no Norte Shopping. A partir desta sexta-feira (dia 22), ao lado da loja Hope, o público poderá conferir a exposição itinerante que ficará no shopping até o dia 29 de agosto. O objetivo é tornar o acervo do museu acessível a diferentes públicos, assim como proporcionar conhecimento a quem aprecia a arte. 
img/topsocie_blog/6374_post_10826.jpg
img/topsocie_blog/6374_post_3530.jpg
img/topsocie_blog/6374_post_6994.jpg
img/topsocie_blog/6374_post_3449.jpg
img/topsocie_blog/6374_post_10894.jpg
img/topsocie_blog/6374_post_914.jpg
img/topsocie_blog/6374_post_3091.jpg
img/topsocie_blog/6374_post_10527.jpg
img/topsocie_blog/6374_post_6499.jpg
Para esta exposição, o Museu da Música disponibilizou parte do seu acervo, que conta atualmente com mais de 2 mil peças e é composto de instrumentos musicais dos mais variados tipos, épocas e países, tanto originais como réplicas. Entre as peças expostas no Norte Shopping estarão instrumentos como bandolim napolitano, organetta, sousafone, teclado philicorda, bumbo, atabaque índigena, viola caipira, violão e guitarra.
Sobre o Museu da Música
Fundado em 2004 no Salão Hammermeister, casa centenária tombada pelo patrimônio histórico, o Museu da Música foi idealizado pelo Pastor Hans Hermann Ziel com o apoio da Fundação Cultural. Além de instrumentos musicais, o acervo é composto de coleções de gravuras, métodos, partituras, livros, discos e desenhos técnicos. Para preservar e divulgar a cultura musical e a história da construção de instrumentos musicais através dos séculos e gerações, o Museu desenvolve ações educativas, exposições, entre outros eventos culturais. 
Exposição Itinerante do Museu da Música de Timbó
Norte Shopping, ao lado da Hope
Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 29 de agosto. Entrada gratuita

Compartilhe nas redes sociais:

Fisioterapia tem sido aliada no tratamento de sequelas pós-AVC

23/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6373_post_1646.jpg
No Dia Mundial do Cérebro (22/7) vem à tona a relevância de se observar esse importante órgão humano. A estimativa é que a cada cinco minutos, um brasileiro morra após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) – o popular derrame. No contexto mundial, a estimativa é que uma em cada quatro pessoas tenha um AVC algum dia. Apesar de em Santa Catarina as perspectivas serem um pouco mais positivas, porque, se comparadas ao cenário nacional o número de ocorrências caiu 33,5% nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Datasus, ainda é preciso que a população fique atenta para situações assim.

Um AVC pode trazer como sequelas mais comuns dificuldade em movimentar o corpo, alterações na face, dificuldade para falar, alterações visuais, incontinência urinária e fecal, confusão e perda de memória, além de depressão e sentimento de revolta. A professora do Centro Universitário Avantis – UniAvan, mestre em Fisioterapia e doutora em Ciências da Reabilitação Daniele Peres traz um alento para quem precisa de reabilitação após sofrer com essas sequelas. “O papel da fisioterapia é buscar a reabilitação, a recuperação funcional deste paciente, tentando deixá-lo mais independente possível. São vários os métodos possíveis em diversas áreas, não apenas na fisioterapia neurofuncional, que está diretamente ligada ao cérebro, mas também na fisioterapia urogineco, que contribui em casos como os relacionados à incontinência urinária e fecal”, salienta.

A doutora destaca ainda um projeto de extensão universitária destinado a pacientes com sequelas sensório-motoras pós-AVC. Ele é realizado sempre às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h. O retorno da atividade para o segundo semestre está previsto para o dia 2 de agosto.
 
Outros laboratórios de fisioterapia

Os laboratórios de fisioterapia da UniAvan desenvolvem um importante serviço à comunidade local de Balneário Camboriú e região ao se colocarem à disposição de maneira gratuita para atender demandas relacionadas a problemas em que o papel do fisioterapeuta se faz extremamente importante. Como por exemplo o Fisiotrans, um serviço exclusivo para atendimento fisioterapêutico pélvico para pessoas que fizeram a cirurgia de mudança de sexo. O Fisiotrans foi iniciado com um projeto de conclusão de curso orientado pela professora e fisioterapeuta Angelise Mozerle e hoje está apto para atender a demanda local.

Destacam-se ainda os quase 600 pacientes recuperados pós-covid-19. A UniAvan tem o primeiro serviço de atendimento gratuito a pacientes do Litoral Centro-Norte de Santa Catarina. O laboratório de fisioterapia contribui com indivíduos com quadros de dificuldades respiratória e motora e que necessitam desse trabalho para retomar à vida normal. O coronavírus provoca inflamações principalmente no pulmão, o que gera fibrose no tecido pulmonar e acarreta a diminuição da capacidade respiratória do paciente. Em casos mais graves, se o paciente passou por uma UTI e precisou ser intubado, o corpo sofre com a agressão do tratamento, e a recuperação é lenta e repleta de cuidados. 
 

Compartilhe nas redes sociais:

Inverno e coronavírus: nutricionista indica ações que reforçam a imunidade

23/07/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/6372_post_1846.png
Durante o inverno e, principalmente agora com o novo coronavírus, é fundamental redobrar os cuidados com a imunidade. Nessa estação do ano, o corpo está mais suscetível a infecções respiratórias e fortalecer a imunidade pode ser primordial para evitar doenças. Segundo Michele Piazza, nutricionista do Hospital Sadalla Amin Ghanem, empresa do grupo Opty, algumas atitudes ajudam a manter o sistema imunológico apto para defender o corpo. São elas: 

Beba bastante água

Tenha sempre uma garrafinha de água ao seu lado e aproveite para beber durante todo o dia! Com a queda das temperaturas, a sensação de sede diminui, porém a ingestão adequada de água, além de melhorar a resistência física, retira as impurezas do organismo, prevenindo doenças. Este cuidado deve ser redobrado em idosos.

Invista no consumo de frutas

Segundo a nutricionista, entre os alimentos capazes de turbinar o sistema imune estão as frutas, especialmente as cítricas. “Como são ricas em vitamina C e fibras, ajudam a estimular a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo”, destaca. Algumas frutas cítricas são: laranja, limão, morango, kiwi e mexerica. Uma dica é comer as frutas in natura ou fazer sucos, aproveitando a casca. Além disso, vale lembrar de consumir imediatamente após o preparo, para não perder a vitamina C.

Cuide do seu sono

A privação do sono está entre os principais fatores que levam a uma imunidade baixa. Dormir pouco contribui para a liberação do hormônio cortisol que, em excesso, diminui a reação de defesa do organismo e enfraquece o sistema imunológico.
Existe, ainda, uma pesquisa, realizada pela Universidade da Califórnia, que aponta um risco de ficar resfriado 4,5 vezes maior em pessoas que dormem menos de cinco horas por dia. Portanto, regular o sono e dormir bem é fundamental.

Pratique atividades físicas regularmente

A prática de exercícios físicos é fundamental para promover e aumentar a imunidade. Isso porque, favorecem a oxigenação celular – função necessária para que as células de defesa desempenhem suas atividades corretamente.
img/topsocie_blog/6372_post_3952.jpg
Se exponha ao sol 

Se expor ao sol diariamente traz diversos benefícios para a saúde, estimula a produção de vitamina D e de melanina, previne doenças e aumenta a sensação de bem-estar.
Por isso, é importante que a pessoa se exponha ao sol sem protetor solar por 15 a 30 minutos diariamente, de preferência antes das 12h da manhã e após às 16h, pois são as horas em que o sol não está tão forte e, assim, não há riscos associados à exposição



Fonte: Mariana Woj - Jornalista
Foto: Divulgação 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página