Blog Top Society - Karla Cruz

Primeiro semestre de 2021 tem saldo positivo para empresa têxtil catarinense

26/07/2021    Gustavo Siqueira

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A Altenburg, empresa genuinamente catarinense e quase centenária, tem muitos motivos para comemorar já em 2021. Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), apresentou os números do setor no primeiro semestre de 2020, as ações em andamento e as expectativas para o final do ano e o cenário não foi muito positivo. A indústria têxtil e de confecção sofreu redução de 22% em sua produção no primeiro semestre de 2020, em relação ao de 2019. Mesmo neste cenário, a empresa de Santa Catarina fechou 2020 com saldo positivo, anunciando investimentos e expansão, tanto em número de lojas, quanto em fábricas e pontos de vendas.
Enquanto para 2021, a expectativa do setor têxtil e de confecção, segundo a Abit – mesmo ainda com grandes incertezas, é de uma retomada com perspectivas de que a produção tenha um crescimento, para a Altenburg esse saldo positivo já chegou e apresentou no primeiro semestre de 2021 um crescimento parecido com um dos melhores anos da empresa que aconteceu no ano de 2016. Este crescimento acima das expectativas também trouxe algumas dificuldades logísticas que afetaram o atendimento do mercado, as quais a Altenburg tem atuado fortemente para solucionar.
 
Nas vendas para lojas multimarcas, a empresa registrou um crescimento de 51% em comparação com 2019 e 87% em relação a 2020. Já no varejo próprio, esse crescimento foi de 43% em relação a 2019 e 45% em relação a 2020. “O comportamento do consumidor vem se lapidando há alguns anos, principalmente no setor da indústria têxtil. No entanto, em 2020 trouxe uma nova perspectiva. O isolamento social, o medo da doença e do desemprego, além de outras tantas responsabilidades, alterou o modo de pensar e de viver. Mais tempo de vida dentro de casa trouxe outro olhar para o lar e as pessoas buscaram por mais conforto e bem-estar. Para se destacar foi preciso ir além e conhecer esse novo consumidor. Estamos felizes com o resultado positivo que foi baseado em muito trabalho”, destaca Tiago Altenburg, diretor comercial da marca.
 
Além do saldo positivo nas vendas, a Altenburg registrou também um aumento no número de contratações de novos colaboradores. De janeiro até agora, foram contratados mais de 170 funcionários. “Passamos por um ano muito difícil, mas acreditamos numa recuperação gradual do setor. Com a empresa crescendo, sentimos a necessidade de abrir novos postos e novas oportunidades em todos os setores da Altenburg”, conclui Tiago Altenburg.
 
Sobre a Altenburg
Chegando ao seu centenário, a Altenburg é uma empresa familiar catarinense e é considerada uma das maiores indústrias têxteis do país. São mais de dois mil empregos gerados diretamente, com três plantas no Brasil e uma no Paraguai, mais de sete mil pontos de venda e 13 lojas próprias, além de ser a maior produtora de travesseiros da América Latina. Com foco no design, conforto e qualidade, a Altenburg leva todos os meses mais de 1,4 milhões de produtos por todo o Brasil e América Latina. As vendas também ocorrem no e-commerce www.altenburg.com.br.

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Educação financeira para crianças e adolescentes

26/07/2021    Gustavo Siqueira

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Muito se fala na importância da educação financeira, de saber se organizar, fazer uma reserva de emergência, entre outros pontos. E, cada vez mais, vemos adultos tentando buscar informações que não tiveram quando mais jovens – principalmente para garantir que seus filhos tenham acesso a esse tipo de conhecimento. Para ajudar no processo de educação financeira desde cedo, a especialista da área de Educação do Sistema Ailos, Raquel Stumpf Bernardes, separou algumas dicas. Confira:
 
1)      Explique a importância da educação financeira
Para que no futuro adultos não continuem tendo problemas com as finanças, é muito importante educar crianças e adolescentes sobre o tema. “Gostamos de utilizar o termo ‘bem-estar financeiro’, pois é isso que precisamos ter em mente quando ensinamos crianças. É preciso ensinar que não é sobre números, mas sobre momentos. É sobre poupar para fazer uma viagem ou comprar um brinquedo, ir ao parque e comer um algodão-doce sem se preocupar com a conta atrasada... Dessa forma, mostramos que quanto mais organização e planejamento temos, mais legais serão nossas experiências”, comenta Raquel.
 
2)      Converse sobre o assunto desde cedo
           É necessário romper com a linha de pensamento de que só é bem-educado financeiramente quem poupa ou investe. Educação financeira é sobre consciência de consumo, desperdícios e economia colaborativa, por exemplo. A partir dos quatro anos, os pequenos já ampliam suas representações de realidade, assim, já começam a ter maturidade suficiente para entender o que é dinheiro, de onde vem, como é feito e para o que serve. “Este é o ponto de partida quando o assunto é educação financeira: precisamos entender que, além do exemplo, é importante falar sobre a função social do dinheiro, e a partir daí ir trabalhando de acordo com a realidade de cada um”, diz Raquel.
 
3)      Saiba por onde (e como) começar
É preciso variar os assuntos trabalhados, para tornar a educação financeira ainda mais atrativa para os filhos. “Para começar, o ideal é ensinar sobre consciência de consumo, os desperdícios e também sobre economia colaborativa. A aprendizagem acontece de forma mais efetiva quando parte do interesse da própria criança e do adolescente. Dessa forma, existem dois grandes desafios: o primeiro, e maior deles, é a atenção dos adultos, que precisam utilizar os momentos de questionamentos e curiosidade para explicar e apresentar conteúdos – sempre de forma lúdica e com linguagem acessível, proporcionando momentos de aprendizagem afetiva; o segundo desafio está na qualidade da informação que o adulto irá repassar e na experiência da própria família. Por isso, dar o exemplo dentro de casa é super importante”, pontua Raquel.
 
4)      Busque conteúdos para ajudar no processo
            Para ajudar as famílias nesse processo, o Sistema Ailos oferece cursos gratuitos para cooperados e comunidade através da plataforma Progrid. “Para crianças temos o Coopera Educa, que traz conteúdos sobre educação financeira e cooperativismo através de desenhos, músicas e jogos. Para os adolescentes, temos a web série R$100 Neuras, que mostra os desafios de gerir despesas e dá dicas de como administrar o dinheiro. Também temos cursos básicos que podem ser feitos por pais e professores, fazendo com que estejam mais preparados quando os questionamentos e os momentos de educação chegarem”, finaliza Raquel. 
 
Sobre o Ailos
Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e mais de R$ 12 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 4 mil colaboradores, contribuindo e promovendo o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

 

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Vetter lança selo comemorativo aos 10 anos da empresa

26/07/2021    Gustavo Siqueira

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Construtora com sede em Blumenau e com empreendimentos em Balneário Piçarras e em Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, a Vetter acaba de lançar o selo comemorativo aos 10 anos da empresa, a primeira das ações que serão realizadas durante o ano de 2021. “Queríamos marcar este capítulo da nossa história, que vai muito além de projetar e construir imóveis. Há uma década trabalhamos para proporcionar conforto, bem-estar e compartilhamento entre as famílias”, explica Ianaê Feltrin, diretora de Marketing da Vetter.

Além de Ianaê, a empresa tem como sócios Maicon Oliveira, Denise Ramos e James Ramos. Quatro amigos e empreendedores que apesar de serem de áreas completamente diferentes, decidiram investir na construção civil quando perceberam que os imóveis disponíveis até então não atendiam as expectativas no que diz respeito à convivência com a família e os amigos e tão pouco quanto à qualidade nos detalhes. Eles idealizavam um empreendimento que contemplasse suas necessidades, como vagas adaptadas para carros maiores, qualidade nos acabamentos, conforto, atenção aos detalhes e funcionalidade. Foi assim que nasceu a Vetter.

Desde então, a construtora lançou 11 empreendimentos: quatro já entregues, e sete em construção. As duas primeiras entregas ocorreram em Blumenau. Há sete anos, a empresa optou por empreender no Litoral Norte, e inaugurou a central de vendas em Balneário Piçarras, onde já finalizou duas obras e tem outras seis em andamento. Em seguida, investiu em Penha, onde iniciou em abril a construção do primeiro empreendimento, que introduziu a cidade no mercado de luxo da construção civil.

Selo comemorativo

O selo comemorativo aos 10 anos da Vetter será aplicado nas publicações, peças gráficas, canteiros de obras e nos próximos lançamentos de produtos. “Este selo simboliza e reitera a missão da Vetter, que é sempre oferecer o melhor para os seus clientes, além de ser um marco que representa a comemoração da nossa primeira década”, destaca Ianaê.


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