Central de Libras facilita comunicação em atendimentos médicos no Vale do Itajaí
03/08/2021
Gustavo Siqueira
A Unimed Blumenau e a Associação
Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) firmaram
uma parceria de intercooperação para atendimento a pessoas com deficiência
auditiva por meio da Central de Libras,
utilizando a língua brasileira de sinais. O serviço 100% virtual está
disponível desde 2 de agosto para consultas eletivas nos consultórios de
médicos cooperados em toda a área de cobertura da cooperativa.
Todas as
informações de consulta são sigilosas e confidenciais e a central pode ser
acionada das 7h às 21h, de segunda a sexta, para facilitar a comunicação entre
médico e paciente, sempre que houver necessidade. Tudo isso com
objetivo de possibilitar um tratamento adequado à necessidade do paciente com
deficiência auditiva e garantir uma consulta com qualidade e efetividade.
A coordenadora
de libras da Abada,
Thaís Tavares Pompêo comenta que a Central de Libras tem por objetivo
possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, que até então era bastante
falha em diversos atendimentos.
“No âmbito da
saúde, por exemplo, existe uma dificuldade enorme de compreensão a respeito do
que o paciente realmente sente, daquilo que o médico orienta, com falhas de
comunicação que comprometem inclusive a saúde da pessoa. Com a Central de
Libras, anula-se essa barreira e o atendimento flui normalmente, como com
qualquer outra pessoa. É uma relação onde todos ganham”, destaca.
“A Unimed Blumenau trabalha para atender
cada vez melhor e de forma inclusiva, todos os beneficiários e pessoas que
confiam suas vidas em nossos serviços e atendimentos. E a Central de Libras é
de suma importância para garantirmos que todas as necessidades do paciente
sejam acolhidas em consultório”, destaca o diretor presidente da Unimed
Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira.
Como funciona
o serviço:
- O beneficiário com deficiência auditiva agenda a consulta de forma presencial ou através dos canais de atendimento da Unimed Blumenau, ou diretamente com o médico da especialidade desejada, através do guia médico no aplicativo Unimed Cliente ou no site;
- Ao iniciar a consulta, o médico sinaliza ao paciente que está acionando a Central de Libras da Abada;
- O médico pode acionar o serviço pelos aplicativos Skype, Hangout, WhatsApp, Google Meet, Teams, Zoom, entre outros, ou entrar em contato diretamente com a Abada.
- Uma equipe preparada irá acolher a chamada de vídeo. Os intérpretes irão confirmar o nome do médico cooperado à Unimed Blumenau, CRM, nome do paciente e CPF. Essas confirmações são necessárias para registros e conferências internas da cooperativa.
Além da
parceria com a Central de Libras, a Unimed Blumenau trabalha ativamente
em projetos que contribuem com a sociedade. Entre os princípios de governança
da cooperativa destacam-se a pluralidade, a inclusão, a diversidade, a
responsabilidade social, e a sustentabilidade. “Tornar os atendimentos e
serviços cada vez mais acessíveis a todos e contribuir com a comunidade sempre
foram prioridades para a nossa cooperativa”, ressalta o diretor presidente, Dr.
Alexandre José Ferreira.