Blog Top Society - Karla Cruz

Central de Libras facilita comunicação em atendimentos médicos no Vale do Itajaí

03/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6476_post_3812.jpg
Unimed Blumenau e a Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) firmaram uma parceria de intercooperação para atendimento a pessoas com deficiência auditiva por meio da Central de Libras, utilizando a língua brasileira de sinais. O serviço 100% virtual está disponível desde 2 de agosto para consultas eletivas nos consultórios de médicos cooperados em toda a área de cobertura da cooperativa.
 
Todas as informações de consulta são sigilosas e confidenciais e a central pode ser acionada das 7h às 21h, de segunda a sexta, para facilitar a comunicação entre médico e paciente, sempre que houver necessidade.  Tudo isso com objetivo de possibilitar um tratamento adequado à necessidade do paciente com deficiência auditiva e garantir uma consulta com qualidade e efetividade. 
 
A coordenadora de libras da Abada, Thaís Tavares Pompêo comenta que a Central de Libras tem por objetivo possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, que até então era bastante falha em diversos atendimentos.
 
“No âmbito da saúde, por exemplo, existe uma dificuldade enorme de compreensão a respeito do que o paciente realmente sente, daquilo que o médico orienta, com falhas de comunicação que comprometem inclusive a saúde da pessoa. Com a Central de Libras, anula-se essa barreira e o atendimento flui normalmente, como com qualquer outra pessoa. É uma relação onde todos ganham”, destaca. 
 
“A Unimed Blumenau trabalha para atender cada vez melhor e de forma inclusiva, todos os beneficiários e pessoas que confiam suas vidas em nossos serviços e atendimentos. E a Central de Libras é de suma importância para garantirmos que todas as necessidades do paciente sejam acolhidas em consultório”, destaca o diretor presidente da Unimed Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira. 

img/topsocie_blog/6476_post_6003.jpg
 
Como funciona o serviço:  
  • O beneficiário com deficiência auditiva agenda a consulta de forma presencial ou através dos canais de atendimento da Unimed Blumenau, ou diretamente com o médico da especialidade desejada, através do guia médico no aplicativo Unimed Cliente ou no site; 
  • Ao iniciar a consulta, o médico sinaliza ao paciente que está acionando a Central de Libras da Abada;
  • O médico pode acionar o serviço pelos aplicativos Skype, Hangout, WhatsApp, Google Meet, Teams, Zoom, entre outros, ou entrar em contato diretamente com a Abada. 
  • Uma equipe preparada irá acolher a chamada de vídeo. Os intérpretes irão confirmar o nome do médico cooperado à Unimed Blumenau, CRM, nome do paciente e CPF. Essas confirmações são necessárias para registros e conferências internas da cooperativa.  
 
Além da parceria com a Central de Libras, a Unimed Blumenau trabalha ativamente em projetos que contribuem com a sociedade. Entre os princípios de governança da cooperativa destacam-se a pluralidade, a inclusão, a diversidade, a responsabilidade social, e a sustentabilidade. “Tornar os atendimentos e serviços cada vez mais acessíveis a todos e contribuir com a comunidade sempre foram prioridades para a nossa cooperativa”, ressalta o diretor presidente, Dr. Alexandre José Ferreira.  
 


Compartilhe nas redes sociais:

Campanha solidária com apoio do Fort Atacadista arrecada mais de 290 mil agasalhos

03/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6475_post_14656.png
Neste que vem sendo um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos, uma importante iniciativa fez a diferença para aquecer milhares de catarinenses. A campanha Termômetro Solidário, idealizada pelo grupo NSC, afiliado da TV Globo em Santa Catarina, encerrou a fase de arrecadação na última sexta-feira (30), com números finais significativos: 295.302 peças arrecadadas, entre agasalhos, cobertores e calçados.

O Fort Atacadista foi um dos principais apoiadores da campanha, estimulando a solidariedade dos catarinenses e sendo um dos maiores pontos de coleta no Estado, com caixas coletoras em suas 31 lojas em todo o estado. “Ações que promovem reais impactos sociais sempre fizeram parte dos valores da nossa empresa. O ‘Termômetro Solidário’ só reforçou o que já sabíamos: os catarinenses são muito solidários; sempre se sensibilizam com as causas que abraçamos. E como estamos presentes em grande parte do Estado, com 31 lojas do Fort, acreditamos que esse apoio fez a diferença para os bons resultados da campanha”, acredita Gilberto Oliveira, diretor nacional de operações do Fort Atacadista.

Graças às mais de 295 mil peças arrecadadas, mais de 33 mil famílias catarinenses foram beneficiadas com esta ação, através do intermédio de 100 instituições filantrópicas e, pelo menos, 500 voluntários em toda SC. 

img/topsocie_blog/6475_post_10394.jpg
img/topsocie_blog/6475_post_766.jpg
img/topsocie_blog/6475_post_653.jpg
O presidente da NSC, Mário Neves, enfatiza que o projeto tem uma grande relevância, já que mobiliza entidades, empresas e voluntários em prol de ações sociais. “Somos gratos a todos que participaram desta onda de solidariedade e reafirmamos o nosso compromisso diário em prol das comunidades catarinenses. Estas ações só são possíveis porque contam com o apoio de pessoas que também acreditam no bem comum.”
 

Compartilhe nas redes sociais:

Café especial chega a estabelecimentos tradicionais de Blumenau (SC)

03/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6474_post_13907.png
Beber um cafezinho depois das refeições é um hábito para muitos brasileiros, assim como desfrutar a bebida enquanto saboreia doces. Em Blumenau (SC), alguns estabelecimentos tradicionais equipararam a qualidade dos seus cardápios com a escolha dos grãos e contam com produtos do Soul Cafés & Companhias, microtorrefação especializada. Os cafés especiais – ou integrantes da terceira onda do café – são bebidas que carregam uma preocupação com a qualidade superior às marcas comerciais desde o campo até o modo de preparo, passando pela torra.  

Patrícia Gonçalves, sócia da microtorrefação, comenta que além do produto em si, estes estabelecimentos também passam por uma preparação com o time de especialistas para que o preparo extraia o máximo da qualidade da bebida. “A beleza do café especial está no cuidado com todas as etapas. Entendemos que os nossos clientes fazem a última interface dessa cadeia, apresentando para o consumidor todo esse investimento de tempo, conhecimento e técnica”, comenta. “Por isso, capacitamos as pessoas que preparam o café e apoiamos a construção do cardápio junto com esses parceiros.  

Entre os restaurantes que já aderiram ao café especial na cidade estão os restaurantes Aikau Poke e Nonno Nico. Lucas Martins, sócio no Nonno Nico, comenta que oferecer a experiência final da refeição compatível com o menu e com a carta de vinhos, por exemplo, motivou a chegada da marca aos cafés especiais. “Optamos por eles pela qualidade que o café traz ao final da experiência, que termina com a mesma qualidade de todas as etapas anteriores”, conta. “Nossos clientes saem satisfeitíssimos não só pelo produto, mas pela forma como servimos”, acrescenta. Drinks com cold brew do Soul Cafés & Companhias também integram a carta de bebidas.

img/topsocie_blog/6474_post_11076.jpg
Outro ponto tradicional de Blumenau que disponibiliza café especial para os seus clientes é o Moinho do Vale. Localizado próximo à Prainha, com vista para a curva do Rio Itajaí-Açu, o restaurante completa 50 anos em 2021. Segundo o administrador Leandro Caramori, o público deseja novidades. Isso motivou a aproximação da casa com os cafés especiais. “Assim como aconteceu com a cerveja artesanal ou com os vinhos de qualidade, o café está conquistando o paladar dos consumidores. O ato de encerrar a refeição com uma xícara já não é mais corriqueiro e, sim, parte da experiência gastronômica”, afirma. 

Para aqueles que apreciam ainda mais o sabor, uma carta de drinks foi elaborada pelo bartender da casa em parceria com o Soul Cafés & Companhias.  

Confeitaria eleva qualidade do café

A Bertha Confeitaria, por exemplo, tem 21 anos de história e há dois anos serve os cafés especiais do Soul. “Em 2019, com a reforma física da empresa, entendemos que o momento era de melhorar também a experiência com o café. Foi aí que conhecemos o Soul Cafés & Companhias e foi sinergia à primeira vista”, comenta Bertha Lauschner. Foi aí que a transição aconteceu: desde do grão utilizado no café expresso até a introdução de novos métodos de preparo como prensa francesa e cold brew. “Nossos clientes adoraram. Os elogios seguem até hoje”, completa.  

A sinergia foi tanta que até uma cuca de café já foi lançada. “O Dia Internacional do Café daquele ano foi no mesmo período que o Blumenkuchen, festival de cucas da cidade. Aliamos as duas coisas e criamos esse sabor, em princípio, apenas para aquela semana. O público gostou tanto que agora a cuca de café está disponível o ano todo, de quinta a sábado”, finaliza.

Patrícia finaliza usando uma máxima da gastronomia: “o paladar não retrocede. Depois que descobre o café especial e passa a identificar as suas qualidades, o consumidor muda sua relação com ela. Ficamos felizes em ter estabelecimentos tradicionais da região que entendem a importância de alinhar a qualidade dos seus menus com o que oferecer nas xícaras dos consumidores”.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página