Blog Top Society - Karla Cruz

Setembro Amarelo: pandemia não aumenta casos de suicídio no Brasil, mas números ainda são preocupantes

10/09/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6862_post_6549.jpg
Estudos publicados em 2021 relacionando suicídio com a pandemia do coronavírus apontaram que, diferente do que muitos imaginavam, a crise sanitária não aumentou o número de suicídios no mundo. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgados em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que o número de suicídios no Brasil em 2020 sofreu uma variação de 0,4% em relação a 2019. Foram 12.895 casos em 2020 e 12.745 casos em 2019.

Os dados, entretanto, não diminuem a importância do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro, e que também dá origem ao Setembro Amarelo. Para o psicólogo e neurocientista Marcus Vinicius Alves a pandemia trouxe também uma procura maior das pessoas pelo cuidado com a saúde mental, não só com ajuda de psicólogos e psiquiatras, mas também com o implemento de hábitos saudáveis e maiores discussões sobre saúde mental, principalmente com o auxílio de plataformas digitais.

"Houve um aumento de coesão na comunidade e senso de pertencimento que pode ter ajudado este processo, ou seja, a sensação de que estávamos todos passando pelo momento juntos costuma ser protetiva nestes momentos de crises nacionais. Não apenas isso, mas as pessoas estão falando mais dos seus estados mentais nesse momento, menos inclinadas a ocultar sentimentos e ansiedades, tendo em vista que estamos mais abertos enquanto sociedade a ouvir e cuidar uns dos outros", explica Marcus, que também é professor da Rede UniFTC.

Apesar dos números não terem aumentado na pandemia, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021 também revelou uma crescente nos casos de suicídio no Brasil. Isso levando em conta dados de anos anteriores, como em 2012, que foram registrados 6.905 casos - pouco mais da metade do registro do ano passado.

Percebendo os sinais - Embora os números não demonstrem crescimento de casos de suicídio na pandemia, os dados ainda são preocupantes. O psiquiatra e professor de Medicina da UniFTC, Francisco Medauar, destaca que, por conta disso, é importante também perceber sinais que devem ser olhados com cuidado. Como exemplo têm os sinais verbais (expressão de desesperança, falar sobre se suicidar), comportamentais (isolamento de amigos e familiares, uso abusivo de drogas), e de humor (depressão, ansiedade, raiva).

"Tem vários sinais que a gente pode prestar atenção. Por exemplo, o sofrimento mental, no qual a pessoa tende a ficar mais chorosa ou mais irritada. Pode acontecer também uma queda de produtividade no trabalho ou nos estudos. Outra coisa que pode ocorrer são alterações de sono, de apetite e de peso. Com o tempo, e isso piorando, ela tende a falar frases do tipo 'queria sumir', 'queria desaparecer', 'queria não voltar mais'. Estes são sinais que podem um dia evoluir para um suicídio", pontua Medauar.

O psicólogo Marcus Vinicius recomenda nunca tratar a situação como 'bobagem'. "O mais importante é entender que muitas vezes as pessoas não percebem os sinais, sendo necessário estar sempre atento ao outro indivíduo e, principalmente, nunca ignorar esses sinais”, explica.

Já o psiquiatra Francisco Medauar pontua a importância de analisar a situação para saber a melhor maneira de agir. Ele recomenda que, se a pessoa for íntima, prestar acolhimento. "Para isso podemos mostrar que estamos lá para ajudar, que o suicídio não é a solução, que ela pode melhorar e chorar. Chorar é saudável".

Contudo, se não houver grau de intimidade com o indivíduo que apresenta ideações suicidas, o médico aconselha procurar a família ou acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "O Samu vai conseguir fazer o resgate da pessoa e oferecer assistência médica e psicológica, além de levar esta pessoa para alguma emergência psiquiátrica".

Atendimento gratuito - Com objetivo de oferecer para a população de Salvador um serviço de assistência especializada em saúde mental, a Rede UniFTC oferece atendimentos gratuitos na área de Psicologia, Psiquiatria e Enfermagem, no Ambulatório de Saúde Mental, localizado no bairro do Comércio, em Salvador.

A unidade funciona com atendimentos convencionais todas as quartas-feiras, das 8h às 12h e de 14h às 17h. Já o Plantão Psicológico, que oferece atendimento único com o profissional que estiver online, funciona de segunda a sexta-feira, no mesmo horário. Entre os serviços oferecidos pelo Ambulatório, têm-se: atendimento individual de adultos e idosos; atendimento em grupos de adultos e idosos; monitoramento e acompanhamento dos pacientes e seus familiares; e orientações aos pacientes e seus familiares sobre saúde mental.

O agendamento é feito completamente online. Aqueles que desejam o atendimento convencional devem preencher este formulário, já os que querem ser atendidos pelo Plantão podem acessar este link com mais informações.

Compartilhe nas redes sociais:

Compra de barco cresce entre os consumidores acima de 40 anos

10/09/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6861_post_13823.jpg
A pandemia acelerou a aquisição de um objeto de desejo dos brasileiros: ter seu próprio barco. Somente a fabricante de embarcações premium Armatti Yachts vendeu cerca de 30% a mais em número de embarcações em 2020, comparado com 2019. Um levantamento recente da empresa também aponta a prevalência dos consumidores entre 40 e 60 anos, que representam um total de 65% dos compradores, e um crescimento de 50% em vendas para essa faixa etária no ano passado em comparação com o anterior.

“Percebemos como as pessoas estão valorizando cada vez mais a convivência com a família. Esse lazer no mar foi a escolha de mais de 80% das pessoas que utilizam as embarcações, principalmente aos finais de semana, como um refúgio seguro em meio a natureza”, avalia o CEO da Armatti Yachts Fernando Assinato. 

img/topsocie_blog/6861_post_6134.jpg
Em termos de escolha de tamanho de barco, a pesquisa mostra a preferência dos consumidores de 40 anos ou mais por modelos acima de 35 pés considerados de médio porte, e que o ticket médio gasto gira em torno de R$ 1.500.000,00. 
 
SOBRE A ARMATTI YACHTS

Lançada em 2016, a marca premium de lanchas Armatti Yachts trouxe para o mercado náutico brasileiro um novo nível de qualidade de embarcações com foco em inovação. É composta por modelos de lanchas superesportivas que variam entre 30 e 48 pés. Chama atenção pelas linhas inconfundíveis, além do design moderno e arrojado. Desde 2018, conta com parque fabril na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, para atender a produção nacional e internacional da marca. Está continuamente implementando novos processos e materiais para garantir um produto sempre à frente de seu tempo.

MAIS INFORMAÇÕES:  https://www.armatti.com.br/

Compartilhe nas redes sociais:

Royal Cheese Ribs retorna ao menu do Outback apresentada por Gretchen

10/09/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6860_post_8173.jpg
A rainha está de volta! A famosa Royal Cheese Ribs, uma das receitas mais aclamadas do Outback, retorna aos restaurantes da rede a partir de hoje (9/9). Quem estava com saudades, poderá degustar esse prato icônico em uma das 114 unidades do Outback em todo o país. E, para festejar o retorno triunfal desse sucesso de público, ninguém menos do que a Rainha da Internet, a cantora Gretchen, para estar à frente da nova campanha do produto. A musa dos memes é a estrela principal da ação, que conta com conteúdos exclusivos nas redes sociais, trazendo muito humor e autenticidade à “Família Real Outback”. 
 
“Trazer a Royal Cheese Ribs de volta ao menu dos restaurantes, um dos maiores sucessos do Outback , traduz nossa atenção com o consumidor que está sempre nos pedindo esse retorno. E para tornar essa volta ainda melhor e mais divertida, nos unimos à Gretchen, um ícone da Internet”, comenta Renata Lamarco, diretora de Marketing da Bloomin’ Brands, detentora da marca Outback no Brasil. “Nada mais justo do que trazer a rainha dos memes, dos gifs, das figurinhas no whatsapp e das conversas nas redes sociais para apresentar a volta da rainha do nosso menu aos restaurantes”, diz.
 
A Royal Cheese Ribs é desossada, crocante e empanada em farinha panko, recheada de queijos e coberta com um mix de queijos, molho cheese ranch e pedaços crocantes de bacon. Pode ser pedida com um acompanhamento à escolha do cliente  por R$ 99,90. Sucesso na campanha All Star em 2019, ficou no topo do ranking de vendas da rede no período e voltou em 2020 para a campanha Back To Outback, ao lado de mais dois produtos. Logo depois, foi inclusa com exclusividade no menu do delivery do Outback. Agora, retorna ao menu do restaurante, ficando disponível em todas as plataformas da marca.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página