"Comércio online segue em expansão no Brasil", afirma especialista
24/10/2022
Gustavo Siqueira

Há menos de três meses para o Natal e menos de dois meses à
Black Friday, os comércios precisam preparar os estoques e serviços para
atender os clientes. Isto vale tanto para as lojas físicas quanto para as
virtuais. Só nos cinco primeiros meses de 2022, o e-commerce brasileiro
aumentou o faturamento em 785%, segundo um estudo da SmartHint.
E parte do faturamento também se pode creditar ao
crescimento do consumidor Phygital, que é uma junção entre as experiências
offline e o online. Isto resultou em uma jornada de compra mais complexa. De
acordo com Marcel Alessi Soccol, da DATAFRETE,
atualmente o consumidor busca um produto na internet, experimenta em uma loja
física, compara os preços nos mais diversos canais de venda e fecha a compra
através de aplicativos que geram descontos, e por fim, retira o produto na loja
física. “Muito do que se considera como uma compra online pode ser visto como
um mix entre uma loja virtual e física”.
Soccol ressalta que para continuar a expansão é preciso
melhorar o atendimento, entrega e frete dos produtos. De acordo com o
ranking do Reclame Aqui, as lojas online foram as que receberam mais
reclamações em 2021. Nas duas lojas que tiveram o maior número de queixas, as
reclamações principais foram sobre produtos, marketplace e entrega. As de
atraso na entrega e frete, ficaram entre 10,3% e 15,92% respectivamente.
Mas afinal, como melhorar o frete?
É notável que o frete tem impacto na decisão de compra do
consumidor. O código de defesa do consumidor prevê que se o produto não
for entregue no prazo estabelecido, o consumidor pode requerer a entrega
imediata, um produto equivalente ou cancelamento da compra.
“Muitas reclamações envolvem a ruptura de estoque, entregas
fora do prazo, sistemas fora do ar ou com lentidão, o status do pedido não
estar atualizado, preços elevados de mercadorias e fretes devido a
sazonalidade”, comenta Soccol.
Sistema para gestão de frete é opção para sucesso nas
vendas online
Soccol explica que na busca de oferecer melhores serviços a
um público cada vez mais exigente, muitas empresas buscaram criar estratégias
de frete para seus mais diversos canais: e-commerce próprio, marketplace, loja
física e outros.
Uma empresa de Blumenau viu a possibilidade de crescer
ao desenvolver sistemas exclusivos para área de frete. Os sistemas
desenvolvidos pela DATAFRETE podem gerenciar todos
os processos relacionados ao frete, como cotação e tracking, e ainda realizar
auditorias de faturas de frete. Também é possível a implementação de Gateway de
Fretes no próprio sistema de e-commerce ou via hub de integração. “Com as soluções
online, o comércio tem a possibilidade de gerenciar todos os processos
logísticos e entregas em uma única plataforma, podendo inclusive integrá-lo ao
ERP”, explica Soccol.
“Como os consumidores valorizam preços menores de frete,
foi implementada uma ferramenta para cotação automática de frete. Ainda é
possível criar campanhas, como para frete grátis, com regras específicas. As
empresas também podem crescer em escala, sem nenhuma dificuldade”,
informa.
DATAFRETE
Localizada em Blumenau, Santa Catarina, considerada cidade
polo nacional da tecnologia, a DATAFRETE é uma
empresa com foco no desenvolvimento de soluções para a gestão de fretes
embarcador. O sistema integra e-commerces e indústrias com as transportadoras,
facilitando os processos.
Com onze anos de expertise na área, as principais soluções
oferecidas são cotação de frete, gestão de expedição, gestão de entregas,
auditoria de faturas, ferramentas de business intelligence (BI) e serviços de
consultoria logística. Um software desenvolvido para entregar a melhor gestão
dos fretes, promovendo redução de custos, melhora na visibilidade das entregas
e aumento das vendas.