Com a chegada do verão, aumenta o número de frequentadores em academias
29/12/2022
Gustavo Siqueira
Com a chegada do verão é muito comum notar um aumento
repentino no interesse de boa parte do público nas academias, box de crossfit e
outros tipos de estabelecimentos voltados para o segmento fitness. É um
movimento que se repete, ano após ano, de brasileiros que buscam, nos últimos
meses do ano, entrar em forma e se preparar para uma das estações mais quentes
do ano.
O
crescimento do público nas academias tende a começar na época da primavera, por
volta dos meses de outubro e novembro. Quando se aproximam as festas de fim de
ano as academias ficam vazias e boa parte dos frequentadores voltam à rotina
fitness, geralmente, a partir da segunda semana do ano seguinte.
Após
esse período de sazonalidade, o ritmo volta ao normal e empreendedores do ramo
tendem a sentir a diferença. Pedro Cruz, COO da Tecnofit, principal plataforma de gestão
fitness do Brasil, destaca que existem algumas ações que podem
ser adotadas nos estabelecimentos a fim de driblar a interferência que a
sazonalidade pode causar nos resultados.
“De
maneira geral, as altas temperaturas no verão seguem o mesmo padrão do inverno,
que dura entre maio e agosto, ou seja, cerca de três meses. A sazonalidade
neste período é ainda mais percebida nos estados que há quedas bruscas de
temperatura. Por isso, uma mudança simples, mas significativa, é a adoção de planos
quadrimestrais ou semestrais, influenciando o aluno a treinar por pelo menos
mais um mês do que ele originalmente planejava”, explica o executivo. “A opção
de congelamento também é interessante e pode ser sugerida ao aluno como uma
alternativa ao cancelamento”, diz.
Outra
estratégia que pode ser adotada é a realização de ações dentro do
estabelecimento, tais como aulas especiais, palestras e workshops com
influenciadores do mundo fitness e médicos especialistas nas áreas
relacionadas, como nutrição, por exemplo. “Esse detalhe atrai o aluno, é um
diferencial que pode garantir a permanência, pois como em qualquer área, o
contato com especialistas e influenciadores, pode trazer o incentivo que falta
para aquele frequentador sazonal decidir levar a sério essa rotina de
exercícios”, pontua.
Promover
atividades diferenciadas também pode ser uma alternativa eficiente, como
competições de corridas, atletismo, circuitos de crossfit, e por aí vai, pois o
aluno que entrou em um período de sazonalidade tende a prorrogar sua
permanência para participar dessas competições que, embora saudáveis, instiga o
espírito competitivo.
“Por
mais que a sazonalidade seja algo recorrente e difícil de ser evitada no
mercado fitness, é possível extrair coisas boas desse período e reter boa parte
do público, aproveitando esses três meses de verão para ampliar ainda mais a
base de alunos matriculados por meio de ações engajadoras”, finaliza Pedro.
Sobre a Tecnofit
Com
atuação no segmento fitness e bem-estar, a Tecnofit é uma plataforma de gestão
focada em academias, estúdios de pilates e centros de crossfit. A
companhia desenvolve tecnologias que permitem gerenciar os negócios de maneira
fácil e prática com alcance nacional e recebeu o certificado da Great Place to
Work em 2022, sendo considerada como um dos melhores lugares para se trabalhar.
Atualmente, a empresa oferece os sistemas: Tecnofit Gym, software para o
gerenciamento de academias; Tecnofit Box, destinado para box de crossfit;
Tecnofit Studio, ferramenta para administração de estúdios; Tecnofit Pro,
plataforma completa de gestão e recursos para o gerenciamento de uma ou mais
unidades e modalidades; e o aplicativo Tecnofit Personal, que auxilia
instrutores e treinadores no processo de gestão dos treinos dos alunos.