Blog Top Society - Karla Cruz

Ação de Volta às Aulas promove integração e diversão em escola pública de Guaramirim

06/03/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/11230_post_2424.jpg

A brincadeira está totalmente conectada com ação, com movimento. Brincar é se inteirar do espaço, é aprender sobre limites, respeito e empatia. Pensando nisso, os 315 alunos da Escola Municipal Professor Atilano Kruger, em Guaramirim, foram recepcionados de um jeito diferente: com muitas brincadeiras, pintura no rosto e, claro, tudo regado com muita diversão.
A ação faz parte de um projeto de transformação sociocultural e educacional realizado pelo Grupo Açucena, que sempre busca promover atividades que envolvam as crianças de uma forma lúdica e feliz. Não é por acaso que o propósito da empresa têxtil com sede em Guaramirim é “tornar o mundo um lugar melhor para as crianças.” 
Retornar à Municipal Professor Atilano Kruger com a nossa ação de Volta às Aulas, deixou meu coração quentinho. São tantos olhares curiosos, cheios de alegria e doçura. A inocência das crianças me encanta e podermos proporcionar um dia cheio de aconchego e brincadeiras para elas é altamente gratificante”, completa Daiane Danke.
O encontro realizado nesta semana foi um alvoroço. Pais emocionados e crianças felizes com tanta brincadeira. “É muito bom vir para a escola e poder brincar. Queria pula-pula todo o dia, mas a pintura facial foi o que mais gostei”, diz o grupo de meninas de 8 anos.
Todo o movimento foi uma forma de integração: dos alunos, das famílias, dos professores, da escola. “Fiquei feliz e agradecida por terem escolhido nossa instituição. Ver a alegria das crianças não tem preço. Atividades como essas são divertidas e educativas”, conta a diretora Rosineide de Andrade, que aproveitou o momento para contar que a biblioteca da escola leva o nome do pai dos atuais diretores do Grupo Açucena - Ademir Denk.

img/topsocie_blog/11230_post_4641.jpg

Um laço que vem sendo estreitado a cada nova ação. “Que a gente possa desenvolver outras coisas, pois depende de nós fazer a diferença. Podemos começar com algo simples para tornar o mundo melhor”. E o resultado já começa a ser visto. A jovem Kelli Eduarda Sczepaniak, de 10 anos, acredita que a escola é um ótimo lugar porque ela aprende e aprendendo é possível vislumbrar um futuro melhor.
O Grupo Açucena promove ações mensais que impactam positivamente diversas famílias da região norte de SC. Saiba mais em @grupoacucena.

Sobre o Grupo Açucena
Em 1994 nascia a Açucena, empresa com foco na confecção de vestuário infantil. Há 29 anos demonstra sua paixão pela infância com produtos de moda acessíveis e que estão presentes em todos os momentos.
Da garagem do casal Irene e Ademir Denk, o Grupo Açucena iniciou suas atividades atendendo lojistas da região com produtos de moda infantil que foram bem recebidos pelo mercado. Com o tempo, o negócio foi expandindo e hoje, com produção 100% nacional, possui mais de 300 colaboradores diretos e indiretos. Está presente em todo o Brasil e no Uruguai, Paraguai e Costa Rica.
O Grupo Açucena ama o que faz! Quer que as crianças vistam produtos incríveis a preços acessíveis. As três marcas Onda Marinha, Nina Go e Somnii levam muito mais que estilo e conforto em todos os momentos, pois são feitas por pessoas dedicadas e apaixonadas pelo universo infantil.
Assessoria de Comunicação
Tai Rodrigues Comunicação Viva

img/topsocie_blog/11230_post_13685.jpg
img/topsocie_blog/11230_post_280.jpg
img/topsocie_blog/11230_post_4580.jpg

Compartilhe nas redes sociais:

"Mulheres: vozes e arte" homenageia o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 (quarta), na exposição Pranto, de Andréa Brêtas

06/03/2023    Rosilene Bejarano


img/topsocie_blog/11229_post_10304.jpg

Apresentando poesia, música e o lançamento do catálogo, o evento acontece no Espaço Cultural Correios Niterói a partir das 15h





A exposição "Pranto", da fotógrafa Andréa Brêtas, homenageia o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março (quarta), com o evento "Mulheres: vozes e arte", com a realização de uma Ponte de Versos especial, que contará com a presença de poetas mulheres do Rio e de Niterói, emprestando sua voz para falar de suas experiências e fortalecer o lugar das mulheres não só nas artes e na literatura, como em todo lugar. Entre as escritoras, nomes como Solange Padilha, Georgia Annes, Cristina Fürst, Rose Araújo, Alice Monteiro, Mariana Imbelloni Braga, Carmen Moreno, Celi Luz, Hélen Queiroz, Rosália Milsztajn, Lílian Maial e Thereza Christina Rocque da Motta, entre outras.


Na ocasião, Andréa Brêtas lança e autografa os catálogos da exposição, e faz visita guiada por quatro salas, com fotos em preto e branco, de duas tribos africanas, onde usou suas lentes para conscientizar e lutar pela não violência contra as mulheres e todos os gêneros.


Também presente, a nova voz do pop nacional e internacional, Clarissa Alves, que estará apresentando em show intimista 'unplugged', com violão, alguns sucessos para enriquecer e mediar esse círculo artístico e literário. Um evento que tem por objetivo mostrar a força e o poder criativo das mulheres, suas liberdades de emoções e escolhas, e todas/todes são convidados a compartilhar e viver essa experiência. 


"Mulheres: vozes e arte" acontece no dia 08 de março, das 15h às 17h, no Espaço Cultural Correios Niterói RJ. A curadoria é da Tartaglia Arte.


Sobre a exposição Pranto


fotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas apresenta a exposição "Pranto", onde traz fotos de mulheres africanas no Espaço Cultural Correios Niterói RJ, em preto e branco, para conscientizar sobre a violência contra a mulher, principalmente sobre a MGF - Mutilação Gentital Feminina, que, segundo o Unicef, vitimiza, ainda hoje, milhões de mulheres e meninas em todo mundo e que, a cada ano, atinge cerca de três milhões de meninas, antes de completar 15 anos.


Até 2030, se não houver a erradicação e respeito às diversidades, como sugerido na Agenda 2030, nas ODS 3, 5, 16, mais de 60 milhões de mulheres sofrerão MGF e outras violências, afetando sua saúde física e mental. Através das lentes, Andréa Brêtas empodera essas mulheres e acaba com as desigualdades.


A mostra não traz cores porque tem o objetivo de provocar reações e conexões com o observador, mas traz visivelmente o respeito do olhar de Andréa Brêtas e a  curadoria da Tartaglia Arte na escolha de temas de impacto e importância sócio-cultural. Então, através das fotos, da diferença de olhares, as pessoas vão notar a diferença entre as expressões das mulheres do Quênia (onde ainda há MGF) e da Namíbia (sem MGF), e certamente vão se deixar tomar por emoções diversas.


O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é fundamental para que haja condições mais dignas e justas, lutando pela erradicação, respeito e igualdade.


Sobre a Ponte de Versos


Evento literário tradicional que acontece mensalmente e que, este ano, comemora 24 anos. Desde 1999, ocorria quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, tornando-se parte da cena poética carioca.
 

Divide-se entre "Prato Principal", onde os poetas convidados leem por 10 a 15 minutos. Em seguida, é aberta a "Sobremesa" ao público, quando cada pessoa pode recitar um poema por vez e, por fim, a  "Saideira", com a leitura de mais um poema curto cada um. 


SERVIÇO


EVENTO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Dia 08/03 - das 15h às 17h
Exposição: Pranto
Artista: Andréa Brêtas
Instagram: @andreabretas
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte 
Marchand e assessora da artista: Georgia Nolasco 
Visitação: até 11 de março de 2023  
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde de Rio Branco, 481 – Centro – Niterói/RJ 
Tel: (21) 2503-8550 
De segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado,  das 13h às 17h 
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Apoio: Consolato Onorario Italiano - Florianópolis/SC - CIB/SC - Espaço Cultural Correios
Acesso: Barcas (estação Araribóia), UBER, táxi, ônibus. Do Rio, metrô ou ônibus até a estação Carioca, caminhar até a Estação das Barcas na Praça XV.
O local possui acessibilidade.
Evento gratuito.
Censura livre.


Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem


Compartilhe nas redes sociais:

O remédio do diabetes é a prevenção

06/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11227_post_6047.jpg
Com três décadas de experiência na comercialização de produtos para o diabetes, percebo que é visível o quanto a condição tem se espalhado ainda que em alguns casos possa ser evitada ou ao menos monitorada adequadamente para que seja menos impactante na vida das pessoas.
 
No final de 2022 um relatório da Organização Panamericana de Saúde (Opas), apontou que o número de pessoas com diabetes nos últimos 30 anos na América triplicou. No Brasil, segundo a Vigitel, que é a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde, existem cerca de 17 milhões de pessoas com a doença.
 
Sedentarismo, obesidade, hábitos e dietas pouco saudáveis estão entre fatores que podem desencadear o diabetes tipo 2, que é silenciosa, e que requer acompanhamento e monitoramento constantes. De acordo com a Opas, dois terços dos adultos no continente americano estão com sobrepeso ou são obesos.
 
Cerca de 40% não praticam atividade física. Entre os jovens, 30% estão acima do peso. E, embora estes dados tenham levado a indústria farmacêutica brasileira a registrar um aumento de 19% na procura por medicamentos para controle do diabetes, só em 2021, segundo pesquisa da InterPlayers, a expansão no número de casos começou a ser preocupante até mesmo para quem atua no mercado relacionado à condição.
 
Nos 30 anos de atuação da Dassete Pharma, farmácia especializada na comercialização de produtos para o diabetes fundada no Paraná, há um ano com filial no Rio Grande do Sul e que está chegando a em Santa Catarina em 2023, acompanhamos de perto a evolução no número de casos refletida no aumento das vendas de medicamentos para o diabetes tipo 2 o que não é uma meta comercial a ser  comemorado, mas um alerta sobre um problema de saúde  pública.
 
Mais do que vender remédio, nosso compromisso é com a qualidade de vida das pessoas e por mais que pareça antagônico enquanto empresa, nós estimulamos e promovemos ações pela saúde, buscando oferecer e apoiar eventos e iniciativas que levem informação e que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os remédios estão aí para serem aliados ao tratamento quando necessário, mas o melhor remédio para o diabetes ainda é a prevenção.

Contribuição de: Luiz Alfredo S. Rodrigues, sócio-gestor da Dassette Pharma

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página