Blog Top Society - Karla Cruz

Aeroporto Internacional de Navegantes destaca protagonismo de colaboradoras no Dia Internacional da Mulher

08/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11251_post_13500.jpg
As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e na aviação, não tem sido diferente.
 
Em um ambiente que historicamente era ocupado predominantemente por homens, nesse mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a CCR Aeroportos destaca a atuação das mulheres que atuam em diferentes setores, como no Aeroporto Internacional de Navegantes, em que mais de 30% dos colaboradores diretos são mulheres, entre elas, a Supervisora de Operações, Rosineide Miranda de Freitas que com 12 anos de experiência, tem entre as responsabilidades a supervisão e coordenação das operações no pátio e na pista (com mais de 25 colaboradores), o planejamento na distribuição de voos, a gestão de equipes e melhorias contínuas no atendimento aos passageiros, entre outras.
 
“Adoro o que eu faço. Quando comecei as equipes eram majoritariamente masculinas, principalmente em cargos de liderança. Acho importantíssimo ocuparmos esses espaços de maneira igualitária. É crescente o número de mulheres nas equipes, isso por políticas internas e externa das organizações que buscam essa equiparação”, disse Rosineide Miranda de Freitas, destacando essa data tão especial para mulheres.”
 
O Dia Internacional da Mulher serve para não deixarmos esquecer o quanto historicamente já fomos vilipendiadas. E quanto ainda precisamos evoluir para termos uma sociedade mais igualitária e justa. Estamos caminhando bem neste sentido, mas ainda precisamos acelerar os passos”, emendou.
 
A concessionária que atua para ampliar ainda mais a participação das mulheres no mercado, reforça o compromisso em trabalhar em uma cultura organizacional diversa, inclusiva e humanizada.
 
Sobre a CCR Aeroportos
 
A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

Compartilhe nas redes sociais:

Evento Floripa em Xeque traz muito conhecimento para os amantes do xadrez

08/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11250_post_2066.jpg
Pela primeira vez, neste final de semana, o Floripa Shopping faz o Floripa em Xeque, evento feito para os amantes do xadrez, que será nos dias 10,11 e 12 de março (sexta à domingo), no piso L3, com entrada gratuita.
 
Localizado na SC 401, rota em expansão na capital, o Floripa Shopping vem se consolidando como complexo multiuso e, hoje, é um empreendimento que vive em constante mudança para oferecer o que há de melhor aos clientes. E foi pensando na qualidade dos serviços prestados que o shopping está trazendo essa novidade para a garotada se divertir e conhecer um pouco mais do universo dessa modalidade de jogo de tabuleiro.
 
Sobre o Floripa em Xeque
 
Dividido em três dias, o evento Floripa em Xeque surgiu para concentrar em um só lugar: palestras sobre a modalidade, torneios de competições entre os feras do esporte e, ainda, um espaço destinado para quem deseja conhecer mais sobre o Xadrez e aprender técnicas e habilidades.
 
Com o tema “Psicologia e estabelecimento de metas: Você sabe o que fazer e como fazer?”, o convidado Paulo Victor Panazzolo, psicólogo e jogador de torneios, fará uma palestra voltada à importância de estabelecer metas e como alcançar êxitos com essas metas traçadas.
 
O evento conta ainda com instrutores que estarão disponíveis para ensinar e orientar os interessados em aprender um pouco mais sobre o jogo dos reis.
 
Destaque nacional
 
Hoje, Florianópolis pode ser vista como a capital do xadrez no Brasil. O título vem porque alguns dos maiores talentos da nova geração de enxadristas residem ou treinam na cidade. Além disso, o maior evento de xadrez da América Latina é realizado aqui, o Floripa Chess Open, tem ainda o surgimento de novas escolas, clubes e projetos que enaltecem o esporte.
 
O Floripa Shopping, em parceria com a Escola de Xadrez Gaspar e o PENSE (Programa de Ensino Enxadrístico), oferece aos visitantes a oportunidade de interagir com alguns dos profissionais e atletas mais qualificados da cidade.
 
Cronograma do evento:
Sexta (10/03)
19h - Palestra para pais e professores
 
Sábado (11/03)
14h - Torneio Jovens Talentos
18h - Simultânea com Kim
20h - Xadrez Pedagógico
 
Domingo (12/03)
14h - Torneio Pais e Filhos
17h - Palestra Psicologia e Xadrez

Compartilhe nas redes sociais:

Saúde cardiovascular da mulher é historicamente negligenciada, alerta Hospital INC

08/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11249_post_10910.jpg
Basta ‘dar um Google’ para checar ou reconhecer os sintomas comuns do infarto do miocárdio (ataque cardíaco). Dor torácica que se irradia pelo braço esquerdo, ombros e que vai para a mandíbula, um aperto no peito, suor, falta de ar, náuseas, vômito, tontura, desfalecimento e sensação de morte iminente. O que falta esclarecer é que esses sinais de infarto são comuns em homens. Por isso, muitas vezes, a mulher se apresenta numa emergência com ‘sintomas que não são típicos na literatura para o infarto’ e recebe um diagnóstico tardio ou inadequado, atrasando o tratamento e piorando muito o prognóstico delas em relação às doenças cardiovasculares.
 
O Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) aproveita o Mês da Mulher para alertar a população sobre a necessidade da correta avaliação cardiológica na população feminina. “A saúde cardiovascular da mulher é historicamente negligenciada. Muito do que a gente sabe de doença cardíaca, de dor torácica e sintomas típicos de infarto vem de um histórico baseado em estudos e pesquisas observacionais antigos, boa parte da década de 1950 e 1960, que avaliaram basicamente homens. Então esses sintomas normais que conhecemos são de infarto em homens”, alerta da Dra Evelin Lubrigati, cardiologista do Hospital INC.
 
De acordo com a especialista, as mulheres podem ter um infarto com sintomas como mal-estar, desconforto torácico inespecífico e até mesmo dor na região do estômago e azia. Ainda existe um sintoma relatado, relativamente comum às mulheres, que seria uma sensação de ‘cabeça avoada’, tipo uma leveza na cabeça, um mal-estar completamente inespecífico, que em inglês é colocado como light in of the head. “Mulheres com fibrilação atrial têm o risco aumentado de fazer eventos isquêmicos, como o AVC (acidente vascular cerebral). Só pelo fato de ser mulher, ela já tem pontuação a mais no score de risco para isso acontecer. Os valores de corte para algumas doenças são diferentes para homens e mulheres”.
 
Pílulas anticoncepcionais: vilãs ou mocinhas na saúde cardiovascular?
Para a prevenção da saúde feminina, é muito importante valorizar o direito da mulher de definir um tratamento anticoncepcional para controle de natalidade das famílias. A forma mais comum e acessível é pelo uso de pílulas anticoncepcionais. “Os benefícios do uso de pílulas anticoncepcionais na liberdade e autonomia sociais nas mulheres é inquestionável” relata Dra. Vanessa Rizelio, neurologista e diretora clínica do Hospital INC. “No entanto, há riscos cardiovasculares que precisam ser avaliados, como presença de hipertensão arterial, idade, história familiar de tromboses, infarto e AVC”.
 
O uso desses medicamentos é uma das principais causas de hipertensão (pressão alta) em mulheres jovens – uma condição reversível ao suspender o uso da pílula. “O acompanhamento médico regular permite que sejam identificados fatores de risco durante o uso da pílula, e modificação de método anticoncepcional, antes de ocorrer alguma complicação mais grave, como o infarto e o AVC”, reforça Dra. Vanessa.
 
Pós-menopausa: o risco é maior?
A pós-menopausa merece atenção especial do ponto de vista cardiovascular. Nesta fase, a mulher costuma ganhar peso e gordura abdominal, há o aumento da circunferência abdominal e da pressão arterial, além de alteração do colesterol, subindo as chances de infarto e de um AVC.  “Após os 65 anos, que é quando elas completam mais ou menos dez anos de menopausa, o risco cardiovascular das mulheres aumenta abruptamente, Por isso, é muito comum que as mulheres que eram consideradas saudáveis, comecem a apresentar alterações nesse período, que vão culminar em doenças cardiovasculares”, explica Dra Evelin Lubrigati.
 
Os efeitos da terapia de reposição hormonal (TRH) pós-menopausa na redução do risco cardiovascular são controversos. “Os estudos têm demonstrado benefício da TRH somente quando iniciados antes dos dez anos da menopausa e em mulheres com menos de 60 anos”, informa Dra. Vanessa Rizelio.
 
 
Sobre o Hospital INC
O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.
 
O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página