Blog Top Society - Karla Cruz

Rafael Matos atinge a semifinal de dupla mista no Australian Open com Luisa Stefani

24/01/2023    Rosilene Bejarano


img/topsocie_blog/10933_post_9693.jpg
Tenistas buscam vaga na final nesta quarta-feira no principal jogo da quadra central, a partir das 7h30 de Brasília

Fotos: Rafael Matos com Luisa Stefani durante a partida / Crédito: Tennis Australia

Rafael Matos, atleta ADK Tennis, de Itajaí (SC), alcançou, no fim da noite desta segunda-feira, a fase semifinal do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano, ao lado da paulistana Luisa Stefani.

Os dois derrotaram a dupla dos australianos John Smith e Lizette Cabrera por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 6/4 após 1h17min. A partida aconteceu na Rod Laver Arena, a principal quadra do torneio jogado em Melbourne Park. O evento é um dos quatro maiores do mundo. 

"Hoje estávamos um pouco nervosos mais do que no outro dia, a chave foi ficar forte de cabeça principalmente nos pontos grandes. Tivemos vários pontos decisivos hoje . Foi uma grande partida da Luisa, belos lobs nos últimos games e agora vamos seguir adiante", disse Matos.

A dupla volta a jogar nesta quarta-feira contra a dupla australiana formada por Marc Polmans/Olivia Gadecki  por vaga na decisão do Grand Slam. O jogo acontece em torno das 7h30 de Brasília e será o último da quadra central Rod Laver, logo após o duelo de Novak Djokovic x Andrey Rublev que começa às 5h30.

Eles buscam ser a primeira dupla totalmente brasileira numa final de mista de Slam desde Claudia Monteiro e Cássio Motta em Roland Garros 1982. Jamais uma dupla totalmente brasileira levantou um caneco em um Slam. Bruno Soares tem três títulos de mistas, Thomaz Koch e Maria Esther Bueno também venceram.

Ymanitu Silva acabou superado na estreia da categoria Quad dos cadeirantes diante do número 1 do mundo, o holandês Neils Vink, por 6/1 6/0 e segue nas duplas ao lado do sul-africano Donald Rhampadi. Eles pegam a dupla do americano David Wagner e o britânico Andy Lapthorne na madrugada desta quarta-feira em torno das 2h no quarto jogo da quadra 8. Ymanitu é o primeiro brasileiro a jogar o Australian Open entre os cadeirantes na história.

img/topsocie_blog/10933_post_11745.jpg


Em Concepcíon, no Chile, Daniel Dutra Silva passou o qualifying ao bater o russo Andrey Chepelev por 6/3 6/4 e joga a chave principal contra o principal favorito, o argentino Federico Coria, 76º colocado, na quarta-feira. O torneio da série challenger distribui US$ 130 mil em premiação e é disputado no saibro.

A equipe ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo conta com o patrocínio da Taroii Group e Promenac Veículos, os co-patrocínios CORE - Clínica de Ortopedia e Reabilitação Esportiva / Marcelo Pfitzer - Fisioterapia / Fort Atacadista e parcerias da FMEL - Fundação Municipal de Esporte e Lazer Itajai, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis.

Fonte:  Fabrizio Gallas 

Compartilhe nas redes sociais:

Com reestruturação de formato, Festitália em Blumenau, já tem data marcada

23/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10932_post_11357.jpg
Uma das programações mais tradicionais do turismo catarinense inicia um novo momento a partir de 2023. A Festitália, que neste ano chega à 28ª edição, passará por uma grande reestruturação de formato e na experiência dos visitantes.
 
Nos próximos cinco anos, o evento será gerido por um time comandado por Norberto Mette, que esteve por muitos anos à frente de eventos como a Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja e o Stammtisch. A programação vai de 21 de junho a 2 de julho, de quarta a domingo, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.
 
Realizado pelo Lira Circolo Italiano di Blumenau, o evento destaca os impactos da cultura trazida pelos imigrantes. Em 2022 foram 30 mil visitantes. O planejamento da nova gestão quer levar a Festitália ao posto de maior evento de cultura italiana do país.
 
Cacídio Girardi, presidente do Lira Circolo Italiano, conta que a profissionalização atende ao crescimento da Festitália.
 
“O evento começou com os próprios associados, de forma voluntária, organizando a programação. Com o passar dos anos e a expansão do público, entendemos que, pela dimensão que a Festitália tem hoje e pode ter no futuro, é importante que ela seja gerida por especialistas”, comenta. Evoluções devem acontecer em todos os aspectos da experiência dos visitantes, especialmente na gastronomia.
 
Norberto destaca que, além da profissionalização, outro ponto central do planejamento do evento para os próximos anos é o entendimento de que esta não é uma agenda de Blumenau, mas de toda a região.
 
“Há diversas organizações em municípios do Vale Europeu que celebram a cultura ítalo-brasileira. De restaurantes a grupos folclóricos e de estudo do idioma: nosso objetivo é integrar todas estas iniciativas em uma programação verdadeiramente regional”, explica Norberto.
 
A Festitália teve a sua primeira edição em 1994. Desde o início, o evento se pauta no resgate e na manutenção da cultura dos imigrantes que partiram da Itália rumo a Santa Catarina a partir do século XIX. Na gastronomia, além dos pratos históricos, o evento se propõe a mostrar criações que aliam a influência italiana e os ingredientes regionais. 

------------------------------------------------------------------------------

28º Festitália 
Data: 21 de junho a 2 de julho, de quarta-feira a domingo
Local: Parque Vila Germânica, em Blumenau

Compartilhe nas redes sociais:

Volta às aulas e um alerta: cuidado com o peso da mochila

23/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10931_post_4841.jpg
As férias estão chegando ao fim e muitas famílias estão indo atrás do material, uniforme e utensílios escolares das crianças. Mas, o que muitos pais precisam ficar atentos, é em relação à mochila dos pequenos.
 
Você sabia que oito em cada dez brasileiros sofrem com dor nas costas? Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a dor na coluna atinge 80% da população brasileira. Por isso, nesta época de volta às aulas, é preciso muita atenção ao peso que as crianças carregam ao ir para a escola.
 
A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel (Blumenau/SC), explica que com o corpo em crescimento acelerado, sobrecargas mecânicas nesse processo podem ser muito prejudiciais às crianças.
 
“Por ser uma idade em que a criança está em pleno desenvolvimento, o peso em excesso faz com que o centro de gravidade do corpo mude e a criança adote uma postura inadequada, prejudicando a coluna e toda a musculatura responsável por manter a nossa posição ereta”, explica.
 
Danielle ainda alerta que os sintomas podem aparecer através de dores intensas nas costas, ombros, joelhos, tornozelos e pescoço.
 
“Além disso, dores de cabeça tensionais são causadas pela sobrecarga mecânica nos músculos do pescoço e ombros, comprometendo o dia-a-dia e até mesmo o desempenho das crianças”, alerta.
 
Dicas para evitar problemas futuros
 
É importante lembrar que o Ministério da Saúde recomenda que o peso das mochilas não ultrapasse em mais de 10% o peso da criança, ou seja, uma criança de 30 quilos não pode carregar mais do que 3 quilos de material.
 
Inicialmente Danielle orienta para que o responsável pela criança ou adolescente analise com os professores se há locais na própria escola para deixar os livros e materiais extras. Outra dica da especialista é ficar atento na compra da mochila. “A melhor opção de bolsa é aquela que possui rodinhas, que não força a coluna”.
 
Além disso, outra opção é a prática de atividade física regular. “É importante fazer com que a criança mantenha a rotina de atividades físicas para desenvolver a musculatura, evitando dores e até mesmo fraturas”, aponta.
 
Por fim, Danielle ressalta que é fundamental os responsáveis ficarem atentos aos sinais que podem aparecer para um futuro problema na coluna que pode ser levado no decorrer da vida.
 
“O tratamento para problemas na coluna é feito de acordo com cada paciente, mas, na maioria dos casos, consiste em orientação postural com um profissional, analgésicos e fisioterapia. Alguns casos são mais específicos e podem levar a dores para o resto da vida ou até mesmo, cirurgia minimamente invasiva no local”, conclui.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página