Blog Top Society - Karla Cruz

TIM Music Noites Cariocas apresenta Alceu Valença dia 8 de abril no Parque Bondinho Morro da Urca

05/04/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/11509_post_14754.jpg

Alceu Valença sobe o Morro da Urca e promete botar todo mundo pra dançar com seus maiores sucessos 

 “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”, canta Alceu Caleça em ‘Anunciação’, nome do espetáculo que o cantor e compositor leva ao Noites Cariocas. No palco, o cantor mostra um um abrangente panorama das diversas vertentes de sua obra.  

Dos sons do Brasil profundo, entre forrós, baiões, xotes, toadas e emboladas, Alceu alia temas de sua autoria – “Coração Bobo”, “Táxi Lunar” e “Papagaio do Futuro” - a clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro: “Baião”, “Vem Morena” e “Canto da Ema”, entre outras. 

Do sertão ao litoral, o show inclui frevos que conquistaram as ruas de São Paulo e Olinda nos desfiles do bloco Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu. Da folia ao pop, os hits de uma das carreiras de maior sucesso na música brasileira: “Belle de Jour”, “Cavalo de Pau”, “Pelas Ruas que Andei”, “Como Dois Animais”, “Tropicana”, o hino “Anunciação”.? 

Alceu Valença canta ao lado de Leo Lira (guitarra), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo), Cassio Cunha (bateria). 



TIM MUSIC NOITES CARIOCAS - ALCEU VALENÇA 
Data: 8 de abril de 2023 (Sábado) 
Abertura do evento: 21h 
Local: Parque Bondinho Pão de Açúcar 
Endereço: Av. Pasteur, 520 – UrcaRio de Janeiro - RJ 
Gênero: Rock, Forró, Baião, MPB 
Classificação: 18 ANOS 
Ingressos: a partir de R$ 210,00 

PRÓXIMOS SHOWS: 
14 de abril – Criolo / Abertura: Jonathan Ferr  
15 de abril – Nando Reis - Encerramento da Edição 2023 TIM Music Noites Cariocas 

Rozangela Silva
Assessora de Comunicação Integrada


Compartilhe nas redes sociais:

Andréia Pedroso canta Sueli Costa no show "1979 e suas trilhas sonoras", no próximo dia 8 (sábado), no Centro da Música Carioca Artur da Távola

05/04/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/11508_post_13408.jpg

Andréia Pedroso canta Sueli Costa no show "1979 e suas trilhas sonoras", no próximo dia 8 (sábado), no Centro da Música Carioca Artur da Távola, ao lado de Marcello Guimarães, no piano, e Pedro Barros, no violão.


A cantora carioca participou do livro "1979 - O Ano Que Ressignificou a MPB" que inspirou o show, com uma bela análise sobre o álbum "Louça Fina" de Sueli Costa.



cantora carioca Andréia Pedroso, conhecida pelo projeto 'Cheia de Bossa', participa do show "1979 e suas trilhas sonoras", ao lado de Augusto Martins, Bruno Reis, Carlos Evandro Lordello, Irinéa Maria, Jaime Alem e Nair Cândia, Márcia Tauil, Pedro Moraez, Rildo Hora e Rubens Kurin, no próximo dia 08 (sábado), no Centro da Música Carioca Artur da Távola, trazendo as músicas "Jura Secreta" (Sueli Costa e Abel Silva), "Segredo Quebrado" (Sueli Costa e Paulo César Pinheiro) e "Primeiro Jornal" (Sueli Costa e Abel Silva).


show, inspirado no livro "1979 - O Ano Que Ressignificou a MPB" (2022- Garota FM Books), organizado por Célio Albuquerque, traz um excelente texto de Andréia Pedroso sobre o álbum Louça Fina (1979), de Sueli Costa, onde faz uma bela análise sobre essa grande artista.


 "Em 1979, o país vivia o início do período de anistia política. Os artistas brasileiros começavam a ver a produção fonográfica independente como uma saída. E as mulheres cantoras e compositoras davam um passo maior rumo à abertura de seu espaço no cenário musical. Havia ainda a discoteca, e a resposta a ela. O samba, como sempre, agonizava, mas mantinha-se altivo a cada nova melodia. A cantora e compositora Joyce Moreno costuma dizer que “a MPB tem resposta pra tudo, e sempre prova”. E a música popular brasileira teve “resposta” para o ano de 1979. Dessa constatação nasceu o livro  “1979 – O ano que ressignificou a MPB”, uma “quase biografia” daquele ano musical". (Chris Fuscaldo).


O Centro da Música Carioca Artur da Távola fica na Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca, RJ. O show será no dia 08 de abril (sábado), às 17h, com ingresso a R $30,00. Classificação livre.

img/topsocie_blog/11508_post_8829.jpg


Sobre  Andréia Pedroso

Cantora carioca,  intérprete, letrista e compositora da MPB. Mestre em Educação Musical pela Escola de Música da UFRJ, licenciada em Educação Artística pela Universidade Metodista/ BENNETT, no Rio de Janeiro. Curso de Letras Português-Literaturas pela Faculdade de Letras da UFRJ (incompleto). Curadora e Preparadora vocal no projeto PreparaVoz - Oficina de Canto - realizado no Centro da Música Carioca Artur da Távola/ SMC (2019-2021). Preparadora vocal da bateria TIM e das Oficinas de Canto da COART/ UERJ (2001-2003).


Como cantora tem afirmado seu gosto musical homenageando compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Tom Jobim, Edu Lobo, Guinga, Baden Powell. Atualmente, apresenta o show “Cheia de Bossa”  ao 
lado de músicos de excelência:  Marcello Guimarães (pianista), Pedro (violâo), Zé Luuz Maia (baixo) e Márcio Bahia (bateria).


“CHEIA DE BOSSA” é uma homenagem à Bossa Nova em seus 65 anos de existência. Sob a ideia de aproximar a Bossa Nova do Samba e rever alguns pontos sobre a nossa MPB, o CHEIA DE BOSSA foi construído sob a ótica de que o samba foi e é a principal raiz que deu muito contornos à Bossa Nova.


Assim, a leitura de “Influência do Jazz”, de Carlos Lyra, pode trazer algumas interpretações interessantes. Começa dizendo que o Semba já estaria à beira do esquecimento quando a Bossa Nova veio lhe dar novos ares. Retruca: foi perdendo sua força pelo uso das dissonâncias do jazz. Era o anúncio da crítica mais recorrente: “ora, perdeu a ginga para a harmonia”. E era dizer que a Bossa fez o Samba perder a carroça. Essa Bossa fazendo bossa com o Samba; um vai pra frente e pra trás o outro, de um lado pro outro. E, de certa forma, se pensarmos bem direitinho, no fundo a bossa está em admitir que, no final das contas, sua raiz está no SAMBA.


Instagram: @andreiapedroso.cantora
YouTube:  https://www.youtube.com/@decapejardim



Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem

Compartilhe nas redes sociais:

Ticiana Parada apresenta a exposição 'Sangue Latino', no dia 15 de abril na Casa da Nise, trazendo em suas pinturas a inquietude da artista

05/04/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/11507_post_8054.jpg


No mesmo dia, haverá um show com o grupo Tango R3virado,  na antiga moradia da psiquiatra que revolucionou o tratamento psiquiátrico com uso da arte.



A artista plástica Ticiana Parada apresenta a exposição 'Sangue Latino', no dia 15 de abril, dentro da Casa da Nise, antiga moradia de Nise da Silveira em Santa Teresa, trazendo pinturas que traduzem esse sentido da mistura, da diversidade e das cores e da capacidade de resistir do povo latino. A escolha do local tem um significado especial para Ticiana, pela irreverência e saber poético da famosa psiquiatra brasileira que revolucionou o tratamento psiquiátrico utilizando a arte.


Ticiana Parada é uma artista inquieta que gosta de fazer diferentes experimentos e misturar elementos. Para ela, o que importa é estar em movimento constante. Os diferentes estilos e cores são misturados e ao final de cada obra podemos ver que toda essa mistura se transforma em arte.  “Quando olho para o futuro, consigo me imaginar colaborando para que a cultura e a arte brasileira sejam interpretadas de uma forma mais popular, a qual todos sejam capazes de contemplar. Espero que a arte nos guie –principalmente – agora nesses tempos tão sombrios", explica Ticiana.


No mesmo dia, haverá um show de tango com o Grupo Tango R3virado, e estarão presentes personalidades e atores do filme "Nise: O Coração da Loucura", do diretor Roberto Berliner.  Após a abertura da mostra, a exposição poderá ser visitada por agendamento, na Rua  Dias de Barros, 56 - Santa Teresa, RJ.

img/topsocie_blog/11507_post_4404.jpg



Sobre Ticiana Parada


Ticiana Parada nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas escolheu Niterói como sua cidade do coração. Artista autodidata, sempre gostou muito de desenhar e pintar, incentivada pelo seu pai que pintava nas horas vagas. Formada em Pedagogia , estudou Arte Moderna pela PUC RJ e Expografia e Projetos pela EAV Parque Lage. Trabalhou por mais de 30 anos,  sempre envolvendo arte em seus projetos. Hoje a artista possui cerca de 1000 obras, entre pinturas, gravuras, cerâmicas e esculturas no Brasil e exterior.


Seu trabalho inspira-se  no artesanato, na literatura e nas músicas brasileiras, refletindo, em suas obras, um retrato da vida comum e das questões sociais.  Usa tintas acrílica, óleo e material reciclado, e tem como influências, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Pablo Picasso, Käthe Kollwitz, Fayga Ostrower, entre outros.


Participou de projetos de arte e de exposições individuais e coletivas no Brasil e Exterior  tais como FESTIVAL CULTURAL DO BRASIL - VIENA e ARACAJU, CASA CÂNDIDO PORTINARI - SP, SECRETARIA DE CULTURA DE VOLTA REDONDA, MUSEU CASA DOS CONTOS - OURO PRETO MG, FUNDAÇÃO CEPERJ, CCBB de BRASÍLIA, SECRETARIA DE CULTURA DE NITERÓI RJ, PINACOTECA BENEDITO CALIXTO - SANTOS SP, CASA DA ESCADA AMARELA - SANTA TERESA RJ, SOCIEDADE BRASILEIRA DE BELAS ARTES - RIO DE JANEIRO, CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS RJ,  SOLAR DO JAMBEIRO - NITERÓI,  entre outras.
Suas obras podem ser encontradas  em exposição permanente nas galerias  Casa Calango BA, Casa Áustria Brasil em Aracaju,  CEPERJ e na Secretaria de Cultura de Volta Redonda. 

Email: ticianaparada70@gmail.com

Site: www.ticianaparada.com.br

Instagram: @ticiana_art


img/topsocie_blog/11507_post_174.jpg


Sobre Nise da Silveira

Nise da Silveira tornou-se uma referência nacional na Psiquiatria. Na contramão dos conceitos dominantes,libertou os pacientes em tratamento psiquiátrico do peso discriminatório da Psiquiatria, deixando-os livres para poderem se expressar humanamente.  Radicalmente contrária às intervenções clínicas consideradas violentas, Nise foi pioneira ao introduzir, no Brasil, a terapia ocupacional baseada em expressões artísticas – e seu legado segue como uma das mais belas e potentes contribuições para o entendimento do inconsciente humano.

"Era surpreendente verificar a existência de uma pulsão configuradora de imagens sobrevivendo mesmo quando a personalidade estava desagregada."
Nise da Silveira

'O impacto primeiro [do trabalho de Nise] é de ordem filosófica: a psiquiatria não é apenas um ramo da medicina, mas um saber plural, poético e intenso."
Marco Lucchesi, amigo e escritor


Sobre a Casa da Nise

Em 1927, Nise da Silveira, após perder o pai, mudou-se para o Rio de Janeiro onde, em 1928, iniciou estágio na famosa Clínica Neurológica do professor Antônio Austregésilo. Nessa época, morava com seu primo e companheiro Mário Magalhães, na Rua do Curvelo, nº 56, no bairro de Santa Teresa, em frente à casa onde residia Manuel Bandeira, com quem fez amizade.

Atualmente, a Casa da Nise, na R. Dias de Barros, 56 (antiga Rua do Curvelo) abriga um coliving, onde residem psicanalistas, estudantes em pós-graduação, pessoas ligadas ao cinema, entre outros. Além disso, sob a direção de Carlos Augusto (professor) e Mônica Flor (responsável pela montagem e produção de eventos), são realizados mensalmente, no quintal, shows intimistas (50 a 70 pessoas), shows com artistas amigos, sempre na linha da MPB, bossa, jazz, tango. O espaço também abriga exposições e eventos que valorizem a arte, tanto quanto sua antiga moradora.

A Casa da Nise é um endereço de valor histórico, cultural e social não só para o Rio como para todo o Brasil, dado a importância de Nise da Silveira na luta por transformações, por respeito e dignidade humana.

Instagram: @casadanise

Serviço

Exposição: Sangue Latino
Artista: Ticiana Parada
Show de tango: Grupo Tango R3virado
Data: 15 de abril de 2023
Horário: 18h
Local: Casa da Nise
Rua  Dias de Barros, 56 - Santa Teresa, RJ.
Visitação: após 15/04, por agendamento pelo e-mail ticianaparada70@gmail.com
Reservas por DM @casadanise


Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem

img/topsocie_blog/11507_post_2681.jpg

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página