Blog Top Society - Karla Cruz

Prefeitura de BC leva 250 crianças a exposição "Amazônia Mundi"

09/09/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9853_post_7478.jpg
No final do mês de agosto, a exposição “Amazônia Mundi”, patrocinada pela empresa Amazon Parques & Resorts, recebeu 250 alunos da rede pública municipal de ensino de Balneário Camboriú de forma gratuita. A parceria foi feita por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, que forneceu autorização, transporte e selecionou as escolas e turmas que fizeram parte dessa ação que deve se estender nos próximos meses.
 
“Nosso objetivo foi de plantar mais uma sementinha em prol da importância da natureza e da sustentabilidade para as próximas gerações. A exposição possibilita a oportunidade de conhecer mais sobre a biodiversidade existente na região amazônica, os aspectos geográficos e a cultura dos povos de uma forma lúdica e atrativa”, explica Anna Claudia Agazzi, curadora da exposição.
 
Além da visita monitorada guiada por profissionais da área de Engenharia Ambiental, os alunos puderam interagir de forma sensorial com sementes, aromas, texturas e realidade virtual. A exposição Amazônia Mundi já percorreu vários países nos últimos 20 anos, com o intuito de “Amazonizar o Mundo”, ou seja, conscientizar, e ficará em Balneário Camboriú até março de 2023.
 
Sobre a exposição
A exposição “Amazônia Mundi” está localizada na Avenida Normando Tedesco, esquina com a rua 4300, na Barra Sul. Apresenta a cultura amazônica e sua biodiversidade. Reúnesementes de diversas iguarias ligadas à Amazônia, como cuiarana, olho-de-boi, castanha-do- Brasil, tento vermelho e caroços de tucumã e açaí, podendo ser manuseados pelos visitantes. A exposição também traz espaços onde é possível sentir a textura da onça-parda (sussuarana), papagaio anacã, iguana e boto-cor-de-rosa, além de artesanatos como: colares, brincos e pulseiras feitos com matérias-primas encontradas no Norte do país.
 
Além das vivências com os materiais amazônicos, a mostra traz informações sobre a questão climática e a importância da Amazônia como regulação climática e dá especial ênfase para a Amazônia enquanto região habitada, incluindo como destaque a instalação “Arte Rupestre”. É o caso da experiência interativa em realidade virtual da gruta da Caverna da Pedra Pintada, em Monte Alegre no Pará, que tem grafismos de mais de 12 mil anos, de diferentes grupos, com base em estilos de pinturas diferentes.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página