Em um ranking inédito da revista Exame, BTG Pontual
e PwC Brasil divulgado no início do mês de agosto, três empresas catarinenses
figuraram entre as 205 em maior crescimento no Brasil levando em consideração
as demonstrações contábeis (balanço patrimonial e demonstração de resultado do
exercício (DRE)) referentes aos anos-base de 2020 e 2021, dados qualitativos
para fins de classificação e mapeamento da conjuntura empresarial brasileira.
As empresas Codirect, na categoria R$ 2 a R$ 5
milhões de faturamento, a Checklist, categoria R$ 5 a R$ 30 milhões, e a
Projuris, categoria R$ 30 a R$ 50 milhões estrearam no ranking com um ponto em
comum: todas passaram pelo processo de posicionamento de mercado com o mesmo
profissional catarinense, Iuri Forte, que há sete anos atua repensando a
estratégia das instituições e seus modelos de negócios buscando expansão
através do posicionamento de marca e Market fit.
“Estas três empresas apresentarem Santa Catarina no
importante ranking mostra o potencial de tecnologia e inovação do ecossistema
catarinense, e com um trabalho estratégico bem elaborado é possível
potencializar ainda mais as corporações que já estão tendo tração no mercado, e
em alguns casos recalculando a rota para encontrar o melhor caminho de
crescimento e expansão de cada uma.", resume Iuri sobre o quão fundamental
é pensar os negócios estrategicamente para consolidá-los.
A Codirect, empresa com sede em Florianópolis e que
atua na área de capacitação para negócios locais, figurou na categoria de R$2 a
R$5 milhões de faturamento, com crescimento entre 3% e 4% no período vigente
para classificação. Neste caso, o posicionamento de mercado foi de 180º entre o
que ofereciam e o que passaram a oferecer no novo momento de atuação que
aconteceu a partir de 2020.
“Tivemos muita dificuldade na transição de marca
porque o serviço mudou muito junto, e a empresa sentiu demais essa mudança, mas
a projeção é que entre 2021 e 2022 dobraremos de tamanho, e para isso o
trabalho do Iuri foi fundamental”, diz Luiz Gustavo Schroeder Vieira Diretor de
Operações da Codirect.
Ainda segundo Luiz: “Sem esse trabalho não teríamos
condições de estar onde estamos. Foi brutalmente estratégico e preciso. Nunca
vi nada tão profundo e completo. Somos provavelmente a maior referência no que
fazemos e esse posicionamento nos diferencia demais dos concorrentes".
Já para Rafael Zambelli, CEO da Checklist, que
figurou na lista na categoria R$5 a R$30 “As conversas com o Iuri foram muito
bacanas e provocativas!”. A empresa que atua na área de gestão da eficiência
operacional, teve a compra de 51% por 46 milhões anunciada pela Softplan em
2021.
“Com a checklistfacil, com quem atuamos em 2019,
batemos forte na tecla em serem a referência em eficiência operacional, podendo
atender mais de um segmento com a mesma proposta”, lembra Iuri sobre detalhes
do posicionamento da instituição.
A Projuris, que entrou no ranking na categoria de
faturamento entre R$30 e R$50 milhões ano após registrar um crescimento de 45%
entre 2002 e 2021, já era uma empresa sólida na área de tecnologia jurídica no
mercado, mas tinha desafios para organizar suas ofertas. Após o processo de
posicionamento foi além de um software jurídico transformando-se numa
plataforma de inteligência legal, alinhando especialidade e abrangência.
“Para nós, estar na lista da Exame foi muito
importante porque é um reconhecimento do trabalho de muitos anos e dedicação”,
resume Cristiano Luis da Silva, diretor de marketing da empresa, que completa,
“O trabalho do Iuri, foi muito importante porque nos permitiu estender nossa
oferta para outras demandas além da gestão de processos jurídicos e começamos
atuar forte na gestão de contratos, atos societários, procurações, enfim, todas
demandas com alguma característica legal judicial ou administrativa”. A
Projuris teve sua compra anunciada pela Softplan em 2022.
Quem é Iuri Forte
Atualmente à frente
da Dakeny, Iuri Forte é formado em administração e tem MBA em marketing. É
especialista em posicionar, acelerar empresas e desenvolver estratégias de
negócios que solucionem problemas pro mercado.
“O desafio não é
apenas pensar diferente, mas pensar de que forma o diferente pode ser funcional
e respeitar a essência e valor de cada negócio” resume ele sobre sua linha de
atuação. Teve o projeto desenvolvido para a ACATE premiado com Top de Marketing
e Vendas da ADVB SC, trabalhou com empresas Endeavor, foi Head de Inovação do
Sebrae Lab, Mentor no LinkLab e já contribuiu com instituições como Lincroos,
Nexfar, Sicredi Pioneira, Senai SC e Grupo Nomura, além das classificadas no
ranking da Exame.