Blog Top Society - Karla Cruz

Festival Internacional Música na Serra celebra 10 anos

21/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9418_post_3650.jpg
Uma década disseminando a cultura e a música clássica na Serra Catarinense. Em 2022, Festival Internacional Música na Serra – FIMS, uma iniciativa do Instituto José Paschoal Baggio, completa 10 anos.
 
Uma das novidades desse ano é que o Festival Internacional Música na Serra, estará no Alto Vale do Itajaí, na cidade de Rio do Sul. O Ensemble Versatilis (Octeto de Cordas) se apresentará Rio no dia 29 de julho, a partir das 20h, na Catedral São João Batista.
 
Em Lages, a programação ocorre de 27 a 30 de julho. A cidade será palco para artistas renomados internacionalmente, que se apresentarão, gratuitamente, em concertos noturnos, no Teatro Marajoara, a partir das 20h.
img/topsocie_blog/9418_post_7906.jpg
img/topsocie_blog/9418_post_10908.jpg
img/topsocie_blog/9418_post_14651.jpg
img/topsocie_blog/9418_post_1372.jpg
 
Esta será uma edição comemorativa, não apenas por estar completando 10 anos, mas também pela retomada do seu formato original após a pandemia. O diretor artístico Jean Reis, ressalta que a exemplo das outras edições, o Festival receberá artistas consagrados em palcos internacionais, além do retorno do Canto Coral e do Ballet, que se apresentarão junto da Orquestra do FIMS.
 
Na abertura do festival, na quarta-feira (27), se apresentam dois acordeonistas internacionais: Alejandro Brittes e Chango Spasiuk, músicos argentinos, compositores e pesquisadores do Chamamé, estilo musical tradicional da Argentina, mas também muito difundido no Uruguai, Paraguai e Sul do Brasil.
 
Alejandro Brittes possui 30 anos de difusão do Chamamé pelo mundo apresentando-se em mais de 10 países. Uns dos primeiros músicos Chamameceros a iniciar o intercâmbio entre o Chamamé e o Rock, gravando para o grupo Los Piojos a música “Todo Pasa” e “Dowt sey towmoru”. Chango Spasiuk produz uma rica mistura de sons e ritmo, de luz e sombra, onde legado e síntese, improvisação e composição, tradição e modernidade desempenham um papel semelhante, fazendo da sua música uma experiência de audição intensa que vai além dos limites de estilo e som. 
 
O segundo dia de Festival (28), será marcado pelo concerto com professores do Festival Umúsica na Serra e o retorno das apresentações de Ballet com direção de Mayra Ceron Pereira e a Orquestra Versatilis.
 
A sexta-feira, 29 de julho é dia do espetáculo “Cantabile” com o barítono Francis Padilha, a soprano Cíntia de Los Santos e o pianista Rodolfo Wulfhorst. E o sábado, 30, último dia de evento, haverá um grande encerramento com a Orquestra Sinfônica Música na Serra, acompanhada do Coro do Festival, formado por pessoas da comunidade e que vão ensaiar durante o período do Festival para essa apresentação. 
 
Fotos: Guilherme Antunes Memorizze
 
Instagram: @festivalmusicanaserra 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página