Nos últimos dois anos a indústria
vem se adaptando e se reinventando diante os desafios trazidos pela pandemia do
Covid-19, com objetivo de manter o fluxo de vendas. Entres as tendências
estavam: adentrar em processos de digitalização nas vendas e mudar o posicionamento
no mercado. Com isso, muitas empresas investiram em abrir um e-commerce próprio
ou entraram em um marketplace, atendendo ao consumidor final, o que pode ser
chamado de D2C (direct to consumer) ou atendimento direto ao cliente.
A
digitalização é o processo de se investir em novas tecnologias para melhorar os
fluxos de trabalho. De acordo com Marcel
Alessi Soccol, Founder da
DATAFRETE, D2C é um encurtamento
da cadeia de distribuição convencional, ou seja, indústrias, franquias,
distribuidores ou importadores realizam vendas direta ao cliente, sem passar
pelos varejistas.
Soccol relata
que com o crescimento do digital, as empresas começaram a identificar um
potencial aumento de receita e diminuição de custos através da venda direta ao
consumidor. De acordo com a pesquisa BDO
Manufacturing CFO Outlook Survey,
realizada em 2021, nos Estados Unidos, 30% dos fabricantes planejavam adotar um
modelo de comércio eletrônico direto ao consumidor (D2C) ainda naquele ano.
“Muitos clientes passaram a comprar pela internet durante a pandemia, o que
oportunizou os fabricantes a aumentar suas operações de comércio eletrônico”,
conta Soccol.
Com o
movimento de digitalização do canal de venda das indústrias e distribuidores,
as empresas passaram a encontrar uma necessidade de investir em tecnologia de
qualidade para gestão e otimização de processos para gerir e ter controle de
todos os canais de operação. Exemplo de empresa que viu oportunidade e os
negócios se expandirem foi a DATAFRETE, que tem como foco o desenvolvimento de soluções
para a gestão de fretes e logística de embarcadores.
A companhia
destaca-se no mercado brasileiro como solução multicanal que acompanha todo
esse processo de transformação. ’Atualmente podemos notar que as empresas
possuem inúmeros canais de vendas, o que dificulta a gestão das operações.
Através do sistema DATAFRETE a indústria pode fazer a gestão do frete de todas
as suas operações, desde inbound, ou seja, recebimento de mercadoria, até
outbound, destinada ao cliente final”, comenta.
Socool
destaca que dentre as soluções propostas, o gateway de frete, que integra o processo de cotação de frete na plataforma
e-commerce, é a mais indicada. “Ela dá a opção de o cliente final escolher o
frete que melhor lhe atende, além de possibilitar que a empresa faça do frete
uma estratégia de conversão de vendas”.
Desafios
do D2C
Existem
desafios a serem superados pela indústria, pois a dinâmica da logística no
varejo eletrônico é um pouco diferente do modelo B2B e muitas vezes a indústria
não está preparada para este modelo. Para mudar esta realidade, Soccol conta
que é necessário apostar em tecnologia e automação da gestão. “Também é
indicado oferecer atendimento de qualidade, com objetivo de gerar engajamento e
fidelizar esse consumidor. Isso fará toda a diferença durante sua estratégia,
somada, é claro, com a identidade criada para o seu produto”.
A gestão direct to consumer envolve uma mudança de mentalidade e
operações no estoque, na entrega, e outros processos internos. “É necessário
integrar dados em um sistema que permite que diferentes setores tenham um
panorama da operação e possam agir de forma assertiva para solucionar eventuais
problemas”, explica.
Vantagens
do modelo de vendas
As indústrias
que adotam o D2C têm uma série de vantagens. Soccol lista entre elas o controle
de como o produto é exposto ao consumidor e o contato mais próximo ao
público-alvo. “Ao se aproximar do cliente final, a indústria pode
construir um canal de comunicação direto, coletar feedback e dados”.
Como o
envolvimento ocorre em todas as etapas do processo, Soccol acrescenta que é
possível desenvolver estratégias voltadas exclusivamente para os clientes e
estudar lançamentos de novos produtos. “São novas oportunidades de negócios,
visto que a indústria obtém mais dados e um nível mais profundo de compreensão
do motivo que leva um consumidor a necessitar de um determinado produto”.
“Uma outra
vantagem é quanto à publicidade. Ao comprar o produto de uma marca em uma
plataforma de comércio eletrônico, o cliente pode ver anúncios de produtos
semelhantes, mas não necessariamente da mesma marca. Isto não ocorre se a
empresa tiver o próprio e-commerce”, conclui.
DATAFRETE
Localizada em
Blumenau, Santa Catarina, considerada cidade polo nacional da tecnologia, a
DATAFRETE é uma empresa com
foco no desenvolvimento de soluções para a gestão de fretes e logística de
embarcadores. O sistema integra e-commerces e indústrias com as
transportadoras, facilitando os processos de gestão dos transportes e
monitoramento das entregas com mais de vinte soluções desenvolvidas.
Com oito anos
de expertise na área, as principais soluções oferecidas são simulador de frete,
gestão de despacho, rastreamento de entregas, auditoria de faturas, ferramentas
de business intelligence (BI) e serviços de consultoria logística. Um software
desenvolvido para entregar a melhor gestão dos fretes, com redução de custos,
melhoria na visibilidade das entregas e aumento das vendas.