O aumento do preço
dos combustíveis vem causando grandes impactos no ambiente econômico mundial, o
que gera prejuízos para diferentes cadeias de armazenamento e de distribuição.
Levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostrou
que o preço da gasolina subiu pela quarta semana seguida. O valor passou para
R$7,29 o litro, sendo o novo recorde de preço no varejo nacional, considerando
uma alta de 0,16%.
De acordo com Marcel
Alessi Soccol, Founder da DATAFRETE, empresa com foco no desenvolvimento de soluções para a gestão de
fretes e logística de embarcadores, os impactos que esses aumentos estão
trazendo são inúmeros. “São impactos que atingem diferentes produtos de
diversos segmentos. Citando como exemplo o setor logístico, o setor de
transporte é um dos componentes mais valiosos de todo o processo, acumulando
custos e despesas que implicam revisão de cálculo nos outros setores”,
explica.
Digitalização da
operação logística
Quando o setor de
distribuição de produtos e insumos depende de rodovias, gasolina e do diesel,
ele se torna influenciado pelos valores dos derivados do petróleo. “Essa
elevação dos preços faz com que as empresas repassem o reajuste para o preço
final de insumos a serem fornecidos para outras empresas e, consequentemente,
para o preço do produto final a ser ofertado no atacado e no varejo para o
cliente”, destaca Marcel.
“Consequentemente,
podemos dizer que todo o processo de planejamento, transporte e armazenamento
tornam-se mais caros. Por isso, as empresas e o setor industrial e do
e-commerce precisam procurar estratégias para reduzir custos para que o preço
do produto final não se eleve tanto”, alerta.
Marcel explica que
umas das formas de redução de custos e impacto do valor do produtos final é
digitalizar a operação logística através de softwares. “Isso se torna uma forma
de compensar parte dos custos de transportes pelos ganhos de produtividade da
equipe interna”.
Exemplo de software é
a solução oferecida pela DATAFRETE, que opera toda a logística
em um sistema que se sustenta em quatro pilares: cotação de frete, tracking
(rastreio, disparo de mensagem por whatsapp ou email informando o status da
carga), auditoria e gestão de e-commerce, tudo de forma automatizada.
“Dependendo da operação, pela robustez do nosso sistema, é possível até mesmo
reduzir a equipe dentro da empresa”, acrescenta Marcel.
Marcel ainda destaca
que esse tipo de sistema permite também o registro de histórico de SLA das transportadoras
em relação ao frete. “Com isso é possível economizar fazendo a escolha da
transportadora que tem menor índice de sinistros, atrasos de entregas ou outros
pontos relevantes para o cliente final”.
“Importante lembrar
que ao realizar a digitalização do processo logístico às tabelas, contratos e
negociações de fretes para o cliente final, são inseridos no sistema, com isso,
o cálculo será realizado com agilidade, com precisão, o que reverterá no preço
final do frete e ganhos em produtividade da equipe”, informa.
Marcel cita outros
benefícios como o recebimento e envio automático de atualizações do status do
pedido, automatização de auditorias, permitindo a identificação e tratamento
ágil de qualquer cobrança divergente ou inconsistente.
DATAFRETE
Localizada em
Blumenau, Santa Catarina, considerada cidade polo nacional da tecnologia,
a DATAFRETE é uma empresa com foco no desenvolvimento de soluções para a
gestão de fretes e logística de embarcadores. O sistema integra e-commerces e
indústrias com as transportadoras, facilitando os processos de gestão dos
transportes e monitoramento das entregas com mais de vinte soluções
desenvolvidas.
Com oito anos de
expertise na área, as principais soluções oferecidas são simulador de frete,
gestão de despacho, rastreamento de entregas, auditoria de faturas, ferramentas
de business intelligence (BI) e serviços de consultoria logística. Um software
desenvolvido para entregar a melhor gestão dos fretes, com redução de custos,
melhoria na visibilidade das entregas e aumento das vendas.