Blog Top Society - Karla Cruz

Camilo Silva apresenta exposição Aqui. Agora. Grato.

19/06/2022    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/9116_post_5869.jpg
 
Artista plástico paulistano de Presidente Prudente, radicado em Florianópolis desde 1992, realiza sua segunda exposição na capital, reunindo gravuras e pinturas produzidas nos últimos dois anos
 
img/topsocie_blog/9116_post_1333.jpg
Nos dias 22 e 23 de junho, próximas quarta e quinta-feira, o artista plástico e agitador cultural Camilo Silva promove sua segunda exposição em Florianópolis. “Aqui. Agora. Grato.” reúne 24 gravuras em nanquim e 12 pinturas em tinta acrílica criadas nos últimos dois anos. A exposição estará aberta ao público na rua Anitta Garibaldi, 246, das 18h às 22h, com entrada gratuita.
 
Camilo Silva
 
Com 35 anos, esta é a segunda exposição do artista em Florianópolis. Nascido na cidade paulistana de Presidente Prudente, e morador da ilha desde 1992, quando mudou-se com seus pais. Apesar de não ser de família de pais artistas, desde pequeno aprecia arte e acompanha o trabalho do irmão, o também artista plástico Pedro Silva (atualmente residente em Nova Iorque)
 
Camilo iniciou várias faculdades. Mesmo nos cursos de publicidade, design, relações públicas e psicologia, sentia que sua criatividade era podada. Nesta época, ainda não desenhava nem pintava, e o seu negócio era criar objetos com os garimpos que fazia. Ainda não se via como um artista, e se apoderar disso era um obstáculo interno.
 
Em 2018, Camilo Silva criou esculturas com peças descartadas numa empresa de ônibus. As obras foram soldadas, pintadas com verniz automotivo e mostravam novas prespectivas para o uso da matéria. “Mecanisbus” apresentava o mundo em vários lados, diversas versões e infinitas possibilidades. A partir daqui, Camilo se viu no palco, aceito e descoberto como artista, e esse era o seu lugar e o seu trabalho.
 
No ano seguinte, abriu o Atelier 389, no Baixo Centro, e junto com seus primos promoveu uma revolução na região, movimentando a cena artística da capital. Criador do movimento de conscientização Bituca é Lixo, Camilo Silva é também um agitador cultural.
 
Desde o início da pandemia, o artista começou a trabalhar com tinta nanquim e fez uma série de gravuras. Os elogios, o reconhecimento e as encomendas nutriram o processo criativo, o levando à produção das peças que, reunidas, formam a exposição de 2022: “Aqui. Agora. Grato.”
 
Aqui. Agora. Grato.
A mostra reúne 24 gravuras em nanquim e 12 pinturas em tinta acrílica nas quais o artista explora de forma irreverente as múltiplas possibilidades das formas orgânicas com inusitado senso de cor e espaço.
 
Suas telas emitem uma vibração muito particular, repletas de profundidade e intensidade, que levam a diversas leituras, permitindo ao espectador concluir, a partir do seu próprio olhar, os caminhos propostos por cada obra.
 
São criações experimentais, dinâmicas e, acima de tudo, intuitivas, que dialogam entre si e estabelecem laços, criando conexões entre a obra e quem as vê. Um complexo emaranhado que transcorre e transborda com clareza de contornos e rigor absoluto com a estética privilegiada do artista
 
Serviço:
Exposição: Aqui. Agora. Grato.
Artista: Camilo Silva
Data: 22 e 23 de junho – quarta e quinta-feira
Horário: das 18h às
Endereço: Anitta Garibaldi, 246, no Centro de Florianópolis
Entrada gratuito
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página