Bom para o meio
ambiente, para o consumidor e para o comerciante. É por isso que a Ambev quer
acelerar a cultura do uso do retornável e mostrar os ganhos ambientais e
financeiros atrelados a esse hábito.
Grande parte dos
vasilhames já voltam a circular no mercado, e a expectativa é que, até 2025,
100% dos produtos da companhia estejam em embalagens retornáveis ou que sejam
feitas majoritariamente de material reciclado. No caso dos
retornáveis, isso significa que a garrafa será reinserida – de forma segura –
nos ciclos de produção das cervejas. Ou seja, é mais economia para o consumidor
que, após a primeira compra do vasilhame, paga apenas pelo líquido, mais
impacto positivo para o meio ambiente e mais rentabilidade para o ponto de
venda.
Para Rodrigo
Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, “é
economia e impacto positivo para todos, mas, sobretudo, para o meio ambiente,
já que estamos oferecendo uma opção inteligente de consumo para o cliente poder
tomar a sua cerveja preferida, porém em uma embalagem mais sustentável e com
menor preço”.
Além da versão long
neck de Brahma Duplo Malte nesse formato, marcas como Skol, Brahma e Antarctica
também já são conhecidas pelo portfólio de embalagens retornáveis.
Apesar da aposta
nos retornáveis fazer parte de uma agenda de iniciativas adotadas há anos, a
companhia – que já contava com uma logística afinada para coleta dos vasilhames
– agora oferece ainda mais comodidade para que seus consumidores possam
escolher quando, onde e como querem trocar seus cascos.
Em parceria com os
pontos de venda, a Ambev promove o consumo do retornável tanto nos próprios
estabelecimentos, quanto como opção de compra para levar para casa, oferecendo
o produto a um preço mais atrativo nesse segundo formato. A companhia está
ainda disponibilizando um estoque de vasilhames. No caso das garrafas de 300ml,
por exemplo, o valor sugerido é de apenas R$ 1 por unidade. A Ambev também
disponibiliza a possibilidade de troca por meio do seu aplicativo Zé Delivery.
“Estamos
impulsionando o retornável como uma fonte de renda incremental para os nossos
pontos de venda com o modelo ‘pra levar’, em que o consumidor compra a garrafa
de 300ml para consumir em casa e por um preço mais competitivo. Nossa
plataforma, BEES, tem o papel de acelerar esse plano, garantindo a execução e
alcance da estratégia com os nossos clientes espalhados no Brasil”, afirma
Daniel Cocenzo, Vice-Presidente de Vendas da Ambev.
Para redução na
produção de resíduos, recentemente, a companhia também anunciou a primeira
garrafa long neck retornável com distribuição para todo o Brasil, da marca
Corona – o país foi o primeiro da América Latina a receber a inovação. A
operação acontecerá de forma faseada e terá início na cidade de Curitiba (PR).