O
mercado está mudando. A evolução das estruturas organizacionais e a
globalização aceleram os processos e para conquistar espaço e confiança no
mercado de trabalho o comportamento profissional está ganhando cada vez mais
destaque nos processos seletivos.
Muito mais que um
diploma ou habilidades técnicas, as competências comportamentais representam
85% do sucesso profissional nas carreiras, segundo pesquisa realizada pela
Orange Country Carrer. Esses atributos pessoais são conhecidos como Softs
Skills e estão relacionados à capacidade de pensar, agir e interagir com outras
pessoas no local de trabalho.
Como essas
habilidades não são técnicas, para desenvolvê-las é necessário buscar o
autoconhecimento e trabalhar a inteligência emocional, saber quais são os
pontos fortes e também os que precisam evoluir para uma melhor performance
profissional.
O lado
humano da tecnologia
Um dos mercados
que está em alta e com grande procura de profissionais é a área de tecnologia.
Segundo pesquisa feita pela GeekHunter em 2020, mesmo na pandemia, o mercado de
TI registrou 310% de crescimento nas oportunidades de trabalho e as
expectativas seguem promissoras. De acordo com a Associação Brasileira das
Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 420 mil novas
vagas devem ser criadas até 2024.
E para os profissionais
de Ti que almejam evoluir na carreira ou para quem deseja iniciar na área, a
analista de RH da Mouts, Cristiane Bachmann elencou cinco Soft Skills destaques no
mercado de tecnologia.
Comunicação
Toda forma de
expressão, seja ao escrever ou a própria apresentação pessoal. Além disso,
envolve também a capacidade de saber ouvir o outro.
Inteligência
Emocional
Habilidade de
saber lidar com as suas próprias emoções e com a emoção do outro.
Autogerenciamento
Estar ciente de
suas metas e objetivos e executá-las da melhor forma, sem a necessidade de ser
cobrado por alguém. Com o trabalho remoto, essa habilidade ganha ainda mais
destaque no mundo corporativo.
Negociação
Não importa a
área ou função, todos sempre vão precisar ter a expertise de negociar com
alguém.
Liderança
Não é somente
característica de um gestor, você sempre vai influenciar outras pessoas e
precisa ter habilidade para isso.
A dica é buscar
além de especializações na área, autoconhecimento para aprender a controlar as
emoções e saber lidar em situações adversas do dia a dia no ambiente de
trabalho.