Blog Top Society - Karla Cruz

Mãos Dadas, Mãos à Obra: prefeito Eduardo Freccia assina ordens de serviço

11/05/2022    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/8783_post_13488.jpg

Duas ruas na Pinheira serão pavimentadas em parceria com a comunidade

O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, recebeu moradores da Pinheira em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (9), para a assinatura das ordens de serviço para a pavimentação das ruas Itaipu e 2004, por meio do programa Mão Dadas, Mãos à Obra.

O programa Mão Dadas, Mãos à Obra foi instituído em 2014, na gestão do então prefeito Camilo Martins, com participação direta de Eduardo Freccia, então secretário municipal de Infraestrutura. “A parceria foi a forma que a gente encontrou de fazer mais obras e, assim, beneficiar mais pessoas no nosso município”, relembrou Eduardo Freccia, durante a reunião.

Em março de 2021, o prefeito Eduardo referendou as regras atuais do programa, por meio do Decreto 2.805. O Mãos Dadas, Mãos à Obra é uma parceria eficiente entre o poder público e a população, que permite realizar o dobro de obras, devido à menor burocracia. A Prefeitura fornece suporte de engenharia, projeto para drenagem, pavimentação e o material necessário; em contrapartida, os moradores ficam responsáveis pela mão de obra, com a contratação de empresa especializada para a execução dos serviços.

Desde o início do projeto, já foram pavimentadas mais de 150 vias públicas em Palhoça dentro do programa, e a intenção do prefeito Eduardo é finalizar o ano com 200 obras contratadas nessa modalidade, levando mais qualidade de vida a várias comunidades do município. “Este projeto traz uma solução ágil para acelerar o processo de urbanização do município. Nós temos muitas obras em andamento em vários bairros, e não teríamos fôlego para realizar também todas essas 200 obras, o que mostra a importância da parceria com a comunidade dentro do programa Mãos Dadas, Mãos à Obra”, destacou o prefeito Eduardo.

Na Rua Itaipu, quem assinou o termo de adesão em nome da comunidade foi o morador Osvaldo João da Conceição. A Itaipu será a primeira das duas ruas a receber a pavimentação. Os trabalhos iniciam em 15 dias e devem ser finalizados em um prazo entre 60 dias e 90 dias, dependendo das condições do tempo.

Na Rua 2004, que será pavimentada no trecho compreendido entre as ruas 517 e 518, quem assinou o termo de adesão foi o morador Odair José Kalkmann.

“Essas parcerias são muito importantes e fazem bem até para a própria vizinhança. Às vezes, os vizinhos se conhecem pouco, pouco conversam, e após uma parceria como essa, até a união da rua é maior, porque o pessoal acaba se conhecendo melhor e cuidando melhor da rua e das próprias casas. Cria uma corrente positiva muito boa, isso é bem interessante”, refletiu o prefeito Eduardo, na reunião que sacramentou as assinaturas das ordens de serviço. “Fiquei conhecendo mais gente da nossa rua”, concordou seu Osvaldo. “Como é uma área de praia, muita gente quase não está lá, só final de semana”, acrescentou Odair.

A assinatura das ordens de serviço foi acompanhada pelo vereador Mário Cesar Hugen (Podemos). “É o resultado das reuniões que nós fizemos com a comunidade, reuniões muito boas, com participação da população. Queria, inclusive, agradecer ao prefeito, que se prontificou a ir junto comigo lá nas ruas, num sábado de manhã, e a coisa está acontecendo. Podem ter certeza de que, a hora em que forem concluídas essas duas ruas, vai aparecer muito mais gente da comunidade querendo fazer parceria”, ponderou o vereador. “Nós já mostramos que o trabalho é bem feito. Eu costumo dizer: se quer confirmar se o programa funciona, basta ir até uma rua onde já foi feita a parceria e perguntar como foi. Os próprios moradores vão dizer como foi e com certeza a avaliação vai ser positiva”, finalizou o prefeito Eduardo Freccia.

(Fonte/Foto: PMP/SECOM)
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página