Blog Top Society - Karla Cruz

Conhecendo a Quiropraxia e Liberação Miofascial

20/04/2022    Maristela Brittes


img/topsocie_blog/8625_post_7605.jpg


Quiropraxia e liberação Miofascial, duas técnicas que quando aliadas podem devolver qualidade de vida e bem estar para quem sofre com dores no corpo.
Desde um simples torcicolo até mesmo uma hérnia, essa junção de técnicas podem até mesmo evitar uma cirurgia e possibilitar a suspensão do uso de medicamentos.
O nosso corpo é perfeito e é possível devolver o equilíbrio promovendo os ajustes necessários.


img/topsocie_blog/8625_post_13746.jpg

img/topsocie_blog/8625_post_7760.jpg


Sobre a Quiropraxia


Os profissionais da quiropraxia, chamados de quiropratas, realizam uma série de análises e, principalmente, movimentos com as mãos para restaurar o alinhamento correto da coluna e outros locais do corpo. Isso, permite que dores sejam aliviadas, pois a tensão muscular da região e a pressão arterial diminuem.



Dor no pescoço, nas pernas, costas ou nos ombros incomodam muito ao ter que realizar as atividades do dia a dia, principalmente em épocas de home office, com longas jornadas de trabalho, muitas vezes ligada à má postura em frente ao computador. 


Nesse sentido, a quiropraxia surge como uma proposta de aliviar, tratar e prevenir problemas corporais. Essa técnica de manipulação manual, garante uma série de benefícios e promove o bem-estar dos pacientes. 


Boa parte das pessoas confundem a quiropraxia com fisioterapia ou massagem e possuem inúmeras dúvidas com relação ao tratamento. Mas ela na verdade trabalha problemas do sistema musculoesquelético e seus efeitos no sistema nervoso. 


O que é quiropraxia?

A quiropraxia nada mais é do que o uso de técnicas para a manipulação articular da região da coluna vertebral, na qual são realizados trabalhos de correção e realinhamento do eixo principal do corpo humano, com o objetivo de reduzir o risco de lesões e diminuir dores.


A quiropraxia se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético e outras estruturas responsáveis pelo movimento do corpo, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.

A quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2005, e é uma vertente da medicina alternativa que atua no tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-esquelético.


O tratamento quiroprático oferece uma solução completa para problemas ligados às articulações, dor na coluna, músculos, tendões, nervos e outras estruturas fundamentais do nosso corpo. Promove relaxamento e bem-estar ligados à contratura de origem de estresse ou ansiedade. 


A quiropraxia pode ser realizada em conjunto com outros tratamentos como uma forma de potencializar os resultados para o paciente.







Liberação Miofascial

A liberação miofascial consiste em uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares, que aplica pressão em alguns pontos do corpo a fim de liberar a fáscia (tecido fibroso que recobre os músculos do corpo) do músculo. Hoje, essa técnica já é comumente incorporada à fisioterapia para relaxar a musculatura.



O que é a liberação miofascial

O tratamento consiste em manobras lentas e contínuas que aplicam pressão em certos pontos do corpo, que podem ser feitas com rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e até com as mãos --nesse caso, por um profissional capacitado




Benefícios da liberação miofascial

Aumentar a mobilidade articular e a consciência corporal;

Favorecer a execução dos movimentos;

Diminuir a sobrecarga e tensão músculo-articular e as tensões musculares;

Liberar e ativar os músculos;

Preparar a musculatura que será trabalhada;

Melhorar a circulação e respiração;



Felipe Vettore
Espaço Massagem Verde

Novo Campeche-Florianópolis

@espaço_massagem_verde
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página