Blog Top Society - Karla Cruz

FESTA DAS LUZES QUE ACONTECEM COM FREQUÊNCIA NA EUROPA TERÁ SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM JOINVILLE

01/03/2022    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/8315_post_3870.jpg

Festa das Luzes de Joinville foi contemplado pela Lei Aldir Blanc de fomento à cultura e produzido pelo conceituado artista Leandro Vigas 
 
 
A Festa das Luzes de Joinville se realizará entre os dias 11 e 13 de março, de sexta-feira a domingo, em um circuito cultural no centro da cidade de Joinville,  e contará também com edição inédita do evento multicultural MAJ Sounds, além de 6 oficinas gratuitas nas áreas de arte e tecnologia, que serão realizados em dois locais: na Católica de Joinville e no FabLab Joinville.

Festivais de luzes se tornaram referência em eventos para toda a família em diversos países, atraindo milhares de turistas para as cidades onde acontecem, criando uma conexão dos moradores com a história local, valorizando o patrimônio, reforçando tradições e potencializando o turismo de forma inédita. 

A Festa das Luzes de Joinville, vai transformar o centro da cidade com espetáculos de projeções, performances, oficinas e atrações musicais. O evento envolve diferentes pontos da região da Rua do Príncipe, incluindo prédios históricos, praças e outros pontos turísticos da cidade. O festival acontecerá durante 2 noites e pretende se tornar parte do calendário anual de festivais de Joinville. 

img/topsocie_blog/8315_post_3880.jpg
 
LOCAIS 

Praça Nereu Ramos 
Rua das Palmeiras 
Museu Nacional da Imigração e Colonização 
 
FICHA TÉCNICA 

Direção Executiva: Vigas (Leandro Mendes) 
Curadoria: Vigas (Leandro Mendes) 
Produção Técnica: Rizomatique (Douglas Marote e Ihon Yadoya) 
Produção Executiva: Heloiza Castro e Fernando Rabelo 
Comunicação visual: Letícia RMS 
Assessoria de comunicação: Rodrigo Domingos 
 
 
 
PROGRAMAÇÃO 
 15h às 22h
 
DIAS 12 e 13 

15h às 18 - Maj Sounds (Praça Nereu Ramos) 
18:30h Cerimonial de abertura 
19h - 19h30 - Acender das Luzes (instalações lumínicas, projeções e Suave Ciclo)  
20h - 20h30 - Sessões de Vídeo Mapping Palacete Schlemm e MNIC (Museu Nacional da Imigração e Colonização) 
21h – 21h30- Sessões de Vídeo Mapping Palacete Schlemm e MNIC 
 
MAJ SOUNDS 
Edição Festa das Luzes de Joinville 

        O Maj Sounds é um projeto idealizado pelo DJ Roger Thiago e o VJ Leandro Vigas, e surgiu da necessidade de realizar um evento multicultural utilizando espaços públicos para apresentar a população joinvilense de forma gratuita e sem fins lucrativos, diversas manifestações artísticas de forma colaborativa, valorizando os espaços públicos e os artistas locais de nossa cidade. O projeto integra diversas manifestações culturais, entre elas: música, dança, poesia, pintura, contação de história, fotografia, malabares, sempre aberto para demonstrações artísticas livres durante suas edições. 

      No primeiro ano de existência, o MAJ Sounds já atingiu mais de 10 mil pessoas, a última edição foi realizada em 2018, comemorando os seis anos, num público superior a 2 mil pessoas entre jovens, adultos e crianças, totalizando 34 edições. O projeto se tornou referência na cultura independente da cidade, com o reconhecimento pela mídia e público especializado tendo sido eleito "Destaque Cultural de 2012" pelo coletivo Cidade Cultural. 
 

 
DIAS 11 e 12 
 
 
OFICINAS 
 
 
As oficinas são destinadas a profissionais, técnicos, músicos, DjsVjs, universitários e curiosos com interesse em arte e tecnologias audiovisuais. 
 
 
LISTA DE OFICINAS 
 
 
11 de março 

1. Introdução a Discotecagem, com Roger Thiago (Católica de Santa Catarina) 
2. Interações Audiovisuais ao Vivo, com Henrique Roscoe (Católica de Santa Catarina) 
3. Introdução a “Videotecagem” e ao Videomapping, com Manolo Fraga (Católica de Santa Catarina) 
4. Pixel Mapping, com Rafael Cançado (Católica de Santa Catarina) 
12/03 
5. Creative coding na caneta e no papel, com Renan Silva (FabLab - Ágora Tech Park ) 
6. Music Live Coding, com Eduardo Fonseca, (FabLab - Ágora Tech Park) 

As inscrições são gratuitas e contam com o apoio institucional da Universidade Católica de Santa Catarina e do FabLab.     
 
  • Para participar, basta preencher este formulário com seus dados e selecionar as oficinas de seu interesse. Após o envio, entraremos em contato para confirmar sua inscrição: https://beacons.ai/festadasluzesjlle/ 
  •  O evento também conta com uma convocatória para voluntários que poderão participar como monitores e ajudantes. 
    Faça a sua inscrição para ser um monitor voluntário das exposições a céu  aberto pelo link: https://beacons.ai/festadasluzesjlle/ 
 
Oficina 1 - Introdução a Discotecagem, com Roger Thiago 
Local: Universidade Católica (Sala C4) - Rua Visconde de Taunay, 427 - Centro 
Data: 11 de março de 2022 (sexta-feira) 
Horário: das 09h às 13h 
4 horas/aula - 10 vagas 
 
Sobre a Oficina: 

A oficina propõe um entendimento introdutório ao universo do "Disc Jockey", o DJ. Aula prática técnica com o equipamento utilizado para discotecar e teoria sobre os conceitos básicos de mixagem, fade, ritmo e transição musical oferecendo aos participantes uma completa introdução ao universo da discotecagem. 

Sobre o Ministrante: 

O DJ Roger Thiago teve os primeiros contatos com a música ainda pequeno, quando ganhou seu primeiro violão. A partir daí, o curitibano se apaixonou pelas notas, acordes e ritmos musicais passando por vários instrumentos e vertentes. Mas foi em 2002 que descobriu sua verdadeira paixão. Por conta da crescente e forte cena eletrônica que surgiu na capital paranaense, conheceu a e-music e seu vasto universo. Em 2004 mudou-se para Santa Catarina, onde fundou o núcleo S!MOVA CREW, realizando festas, apoiando e ajudando a revelar diversos artistas locais que ficaram conhecidos nacionalmente. Pesquisador assumido e viciado em música, Roger faz em seus sets uma mistura eclética com muitos grooves e vocais minimalistas, passando pelo indie, nu disco ao tech house. 
 
Instagram: @roger_thiago_ 
 
Oficina 2 - Interações Audiovisuais ao Vivo, com Henrique Roscoe 
Local: Universidade Católica (Sala C5) 
Data: 11 de março de 2022 (sexta-feira) 
Horário: das 09h às 13h 
4 horas/aula - 10 vagas 
 
 
Sobre a Oficina: 
 
A oficina abordará aspectos estéticos e técnicos das relações entre som e imagem em composições artísticas, especialmente performances e instalações audiovisuais. Inicialmente, será feita uma retrospectiva histórica de artistas que trabalham com interação ente som e imagem ao longo da história recente, com ênfase em obras que utilizam luz como matéria. O foco dos exemplos serão obras que envolvem o conceito de Visual Music, onde as imagens são tratadas como música e muitas vezes tocadas ao vivo durante as performances. Na parte prática, serão mostrados softwares que permitem a manipulação de som e imagem em tempo real, e sua sincronia. 
 
Sobre o Ministrante: 

Henrique Roscoe, VJ ímpar, é artista audiovisual, músico e curador. Graduado em Comunicação Social (UFMG) e Engenharia Eletrônica PUC/MG), possui Especialização em Design e Cultura (FUMEC) e Mestrado em Poéticas Tecnológicas, pela Escola de Belas Artes da UFMG. 

Trabalha com curadoria em arte digital, tendo participado de eventos como FAD - Festival de Arte Digital, Visualismo, Festa das Luzes e Festival Marte. Desenvolve instalações interativas, programando em max/msp e vvvv e cria instrumentos e interfaces interativas usando sensores e objetos do cotidiano. Produz video-cenários para bandas como Earth Wind and Fire, Skank, Roberto Carlos e eventos no Brasil, Alemanha e Estados Unidos. Como VJ participou dos festivais Skol Beats, Creamfields, Nokia TrendsMotomixEletronika, entre outros. 
 
Instagram: @1mpar 

 
Oficina 3 - Introdução a “Videotecagem” e ao Videomapping, com Manolo Fraga 

Local: Universidade Católica (Sala C4) 
Fonte: Rodrigo Domingos
Foto: Divulgação 

img/topsocie_blog/8315_post_2134.jpg
img/topsocie_blog/8315_post_10546.jpg
img/topsocie_blog/8315_post_11270.jpg
img/topsocie_blog/8315_post_3333.jpg
[omagem7]
img/topsocie_blog/8315_post_7506.jpg
img/topsocie_blog/8315_post_3333.jpg
img/topsocie_blog/8315_post_13952.jpg
img/topsocie_blog/8315_post_114.jpg
img/topsocie_blog/8315_post_4117.jpg


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página