Blog Top Society - Karla Cruz

Exposição "Papéis da Liberdade" da Assoc. Brasileira de Aquarela em Joinville, na AAPLAJ

01/03/2022    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/8313_post_1064.jpg

A Associação de Artistas Plásticos de Joinville (APLAJ) recebe, de 8 a 31 de março, a exposição itinerante "Papéis da Liberdade”, promovida pela Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel (ABA), com a participação de 38 trabalhos de 32 artistas, entre eles, a artista local Silvana Pohl.

A exposição estabelece elos entre três fatos celebrados em 2022: os 200 anos da Independência do Brasil; os 100 anos da Semana de Arte Moderna (SAM); e os 35 anos da ABA. 

Cada artista, dentro de sua poética, estabeleceu conexões entre eles.

A partir dos 71 trabalhos inscritos em edital público para artistas de todo o Brasil, vinculados ou não à Associação, o curador Oscar D’Ambrosio selecionou 35, número que homenageia o período de existência da ABA. A exposição conta também com mais três trabalhos, um de cada organizadora do evento, Maria Inês Lukacs, presidente da ABA, Maria Clarice Sarraf e Edna Stradiotto.

As obras estão divididas em cinco módulos: Presente e Futuro se Mesclam; 200 Anos da Independência Brasileira; 100 Anos da Semana de Arte Moderna, do qual participa Silvana Pohl, com a obra Puzzle; 35 anos da ABA; e O que será o amanhã?.
A obra de Silvana Pohl alude às efemérides enfocadas pela exposição. A bandeira remete à Independência do Brasil, enquanto as cores vibrantes apontam para o universo visual de Iole Di Natale, fundadora da ABA. Também há alusão a obra “O Homem Amarelo”, de Anita Malfatti, um dos ícones da Semana de Arte Moderna de 1922. Surge assim um quebra-cabeças com espaços em branco, peças a serem completadas no futuro do país, da ABA e da arte brasileira.

img/topsocie_blog/8313_post_324.jpg

A exposição pode ser visitada na Cidadela Cultural - Galpão 13, R. Quinze de Novembro, 1383 - América, Joinville – SC.

Silvana Pohl é artista visual com foco em aquarela. É joinvilense onde aprendeu os princípios da técnica no início dos anos 2000 com a artista visual Asta dos Reis. Mas, foi a partir de sua aposentadoria como funcionária pública municipal que fez foco em sua formação artística na Casa da Cultura de Joinville. Desde então, continua seus estudos por meio de leituras e de cursos com renomados aquarelistas, presenciais e virtuais.
É associada da AAPLAJ – Associação dos Artistas Plásticos de Joinville e da ABA - Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel, com as quais expõe seus trabalhos com frequência. Com a ABA já teve a oportunidade de expor em galerias e
espaços expositivos de São Paulo e entorno, bem como em cidades do Nordeste brasileiro. Internacionalmente, já participou da Mostra “FabrianoInAcquarello”, Itália, em 2018, 2019, 2020-2021 e 2022. Em 2020 foi selecionada para a mostra “UrbinoInAcquerello”, também na Itália, que aconteceu em 2021 por conta da pandemia. Participou de exposições virtuais, dentre as quais a 16ª e 17ª. Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro, realizada pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo e do Brasil no Japão.
Desde 2015 compartilha seus conhecimentos da técnica da aquarela com pequenos grupos de alunos em seu ateliê particular.

Fonte: Rodrigo Domingos 
Foto: Divulgação 
img/topsocie_blog/8313_post_184.jpg
img/topsocie_blog/8313_post_7862.jpg
img/topsocie_blog/8313_post_7139.jpg

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página