Depois do sucesso da
estreia no universo gamer em 2021, O Boticário retorna ao jogo de
realidade virtual Avakin Life, que permite que o usuário crie seu próprio
avatar. O projeto estará ativo entre os dias 22 de fevereiro e 05 de março, um
dos períodos mais esperados pelos usuários do jogo – quando acontece o
Carnaval. A ativação da loja in-game prevê atividades exclusivas por período
limitado, como a criação de dois blocos temáticos de Carnaval nomeados com
marcas do Boticário, a disponibilização de tutoriais e conteúdo de vídeo no
cinema virtual do jogo, bots exclusivos, desafios e concursos de maquiagem e
cabelo, encorajando o jogador a ousar na customização de avatares, curtir a
folia virtualmente e trazer as dicas para o mundo fora da tela.
O interesse da marca
em interseccionar o universo da beleza e dos jogos é reflexo do contexto em que
estamos inseridos: conectividade constante e incerteza no mundo físico, como
revela a oitava edição da Pesquisa Game Brasil (PGB)*, publicada em abril
de 2021. De acordo com o estudo, 75,8% dos gamers brasileiros jogaram mais no
período de isolamento social e 72% da população do Brasil joga algum tipo de
videogame. A aposta no universo game pelo Boticário começou em 2021, quando a
marca se tornou a primeira do segmento a apostar em ativações no Avakin Life.
A ação de carnaval e
a reativação da loja no jogo é mais um passo do Boticário na estratégia de
ampliar o diálogo e promover experiências diferenciadas que conectam o mundo in
e out game com os mais diversos públicos, incluindo o consumidor gamer, que já
atinge status da chamada mídia de massa. “Precisamos estar onde os nossos
consumidores estão. Hoje, já temos um mindset analítico e data-driven. Com
isso, precisamos entender com profundidade esse público, escutando ativamente a
comunidade e, a partir dessa escuta, conectar nossas marcas com a linguagem, os
produtos e serviços relevantes, atrelando a audiência a uma estratégia
personalizada. Não podemos falar de evolução e construção de futuro do nosso negócio
e da comunicação, sem estarmos conectados com os gamers" – comenta Natalia
Calixto, Diretora de Mídia, BI, CRM & Insights.
Outra preocupação da
marca é a jornada do consumidor, considerando um olhar diferente para cada
nicho de maneira estratégica e focada na expectativa de quem pretende impactar.
“A nossa primeira ativação no Avakin Life em 2021, nos permitiu capturar
insights do consumidor para retomar com uma experiência mais marcante e
inovadora. Em linha com nossa estratégia de atuação em games e conexão com
novas audiências, criamos uma experiência imersiva virtual inovadora e
hiper-realista”, comenta Renata Gomide, Diretora de Marketing do Grupo
Boticário.
O novo projeto,
idealizado pela marca em parceria com a BBL, empresa one-stop-shop especializada
em games e eSports, e com a agência AlmapBBDO, vai se desdobrar em dois blocos
de Carnaval virtuais, que receberão os nomes de marcas do Boticário das
categorias de maquiagem e cabelos: Bloco Intense e Bloco Match,
respectivamente. Durante o período, as ativações irão engajar e proporcionar
benefícios aos jogadores, que deverão escolher um dos blocos que estarão na
Praça do Brasil para curtir a folia, onde poderão interagir com a ação e somar
pontos. Na dinâmica, o bloco campeão ganhará uma festa especial, aberta ao
público e tematizada com suas cores.
A gestora de
parcerias da Lockwood Publishing, Catarina Água-Mel, ficou muito feliz pelo
retorno da marca ao game. “A primeira ação com o Boticário foi incrivelmente
bem recebida pelos jogadores que adoraram a loja e a experiência. Voltar a
receber a marca para celebrar o Carnaval com os jogadores é um prazer e temos a
certeza de que será mais um êxito.”
Sobre a escolha da
nova ativação ser exatamente nesse período festivo, o CEO da BBL, Nando Cohen,
explica “O Carnaval é uma data que tem tudo a ver com o Boticário e com a
expertise da BBL no segmento de games e eSports vamos criar momentos especiais
por meio da beleza e inserir a marca de forma ainda mais natural e efetiva no
Avakin, sempre trazendo ações em que o gamer seja recompensado com vantagens e
benefícios. Tudo foi pensado para melhorar a experiência da comunidade com a
marca”.
Além das ativações em
torno do Carnaval, os players terão acesso a skins do Boticário que poderão ser
adquiridas na loja da marca, onde a consultora Thaty estará pronta para
recebê-los. As personalizações fazem referência a produtos reais das categorias
de maquiagem e cabelo, traduzindo em cores e benefícios os itens do portfólio
selecionados para essa nova entrada. De maquiagem, temos como opções o Lápis
para Olhos Berinjela Uvinha Artística Intense by Manu Gavassi, a Sombra Matte
Compacta Azul pra Meditar Intense by Manu Gavassi, o Batom Cremoso Rosa 260
Intense, entre outros. E para os cabelos, dentre a variedade de itens, temos o
Match Tônico do Crescimento.
Outra ação inédita
será a exibição de vídeos com tutorias de make e looks no AvaBytes, o cinema do
game, para que os jogadores possam aproveitar as dicas também fora do
game. "Esse é mais um movimento de uma estratégia 360º e crescente
de games para O Boticário, com objetivo de se consolidar, cada vez mais, como a
marca preferida na categoria para o público gamer. Nosso desafio em mídia é
ampliar os pontos de contato com esse target, mas também criar relações
profundas. Retomar a ativação em Avakin é a prova disso. Estamos dando
sequência à nossa relação com os jogadores do real life games em um momento em
que as conversas sobre as festividades começam a se aquecer”, destaca Suellen
Kiss, Diretora de Mídia da AlmapBBDO.
*Pesquisa Game Brasil
(PGB), 8ª edição - abril de 2021
O Boticário no universo
gamer
Além das ações em
Avakin Life, a marca também está investindo em outras frentes do universo
gamer. No início deste ano, deu início à parceria com o time feminino da equipe
de eSports Black Dragons. A relação, que vai muito além do patrocínio, iniciou
com campanha cocriada e estrelada por atletas do time, com uma assinatura que
traz a conexão entre o universo de beleza e dos games. E também trazendo essa
relação dos dois mundos, um ensaio fotográfico intitulado “Por Trás do Avatar”,
mostra o amor que move as atletas de eSport e toda sua potência, retratando a beleza
da sinergia da equipe e a singularidade das atletas.
O Boticário acredita
que incentivar a notoriedade, o profissionalismo, o treinamento e o crescimento
do time feminino contribui para um cenário mais inclusivo; por isso, a parceria
conta ainda com ação de envelopamento de um novo espaço de treinamento, além de
uma estratégia de comunicação 360º, incluindo podcast, encontro no Spaces do
Twitter, lives do Twitch, plataforma nativa dos gamers, e
conteúdos exclusivos.
Sobre O
Boticário
O Boticário é uma
empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A
marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977,
em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país;
com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900
franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com
tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de
perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em
Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta,
o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de
produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.??
*Fonte: Kantar,
divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de
2020. Total no Brasil: 3.079 lares.?
**Fonte: Oldiversity.
Grupo Croma – novembro de 2017