Blog Top Society - Karla Cruz

Inspirado na Amazônia, grafiteiro faz intervenções artísticas nas ruas de Balneário Camboriú

20/01/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8002_post_6300.jpg
Quem passeia por Balneário Camboriú (SC) com certeza já deve ter visto que vários muros da cidade estão ganhando cores em artes urbanas. As telas a céu aberto podem ser vistas, por exemplo, no Teatro Municipal Bruno Nitz, nas Passarelas na Barra, na Estrada da Rainha e na Avenida Panorâmica. Agora, além de viadutos, paredes de prédios e muros, a arte também ganhou espaço nas calçadas. O artista paranaense Luís Felipe Berejuk, ícone do grafite no município, aproveitou a temporada para exibir mais uma versão de sua street art 3D em homenagem à Amazônia.
 
“Sou conhecido por fomentar e propagar a arte na região trazendo conhecimento para a sociedade e desmistificando o preconceito com a arte de rua. Neste caso, em específico, ainda pude contribuir para a divulgação da exposição “Amazônia Mundi”. Não conhecia essa mostra, mas achei muito rica e incrível”, explica o artista plástico e grafiteiro, Luís Felipe Berejuk.
img/topsocie_blog/8002_post_2909.jpg
Com pintura realista, os desenhos das vitórias-régias tridimensionais dão a sensação de estarem flutuando sobre as calçadas. O trabalho detalhado abusa de cores e sombras e utiliza a técnica de graffiti (pintura com spray a mão livre) ao estilo freehand, onde o artista monta a arte de acordo com o espaço disponível e encaixe das peças. Esta é a primeira intervenção de muitas que serão encontradas em Balneário Camboriú (SC), com enfoque na biodiversidade amazônica.
 
“A criação das vitórias-régias foi pensada para ser tridimensional para trazer interação ao público, por isso pensamos em preservar parte da calçada e usar uma porcentagem do espaço com as artes. Assim, as pessoas podem interagir e fotografar”, explica o artista.
 
A intervenção inédita está localizada na Avenida Normando Tedesco, esquina com a Rua 4300, na Barra Sul, Balneário Camboriú (SC). O endereço não poderia ser mais estratégico. É neste local que o grupo Amazon Parques & Resorts traz para Balneário Camboriú (SC) a exposição “Amazônia Mundi”, que apresenta a cultura amazônica e sua biodiversidade através de fotografias, texturas, sons, cores e aromas.
 
Conheça a exposição “Amazônia Mundi”
Considerada uma edição atualizada e pocket das mostras mundiais já realizadas em países como Estados Unidos, México, França, Alemanha, Suíça, Coreia do Sul, Japão e Cingapura, a exposição “Amazônia Mundi” traz para Balneário Camboriú (SC) instalações inéditas e relacionadas à Amazônia, sua cultura e biodiversidade por meio de ambientes imersivos.
 
“O objetivo é apresentar a riqueza do patrimônio nacional que é a Amazônia, em que a conservação impacta em diversos setores da sociedade e da economia global, além de despertar uma consciência ambiental e de consumo consciente”, explica a curadora artística da mostra, Anna Claudia Agazzi Migotto, professora universitária com 20 anos de experiência na área de arte e cultura.
 
Ao visitar a exposição é possível se surpreender com várias instalações sensoriais, como, por exemplo, sentir a textura de uma onça-parda (sussuarana) ou do papagaio anacã, da iguana e do boto-cor-de-rosa. Artesanatos como colares, brincos e pulseiras feitos com matérias-primas encontradas no Norte do país e sementes, como cuiarana, olho-de-boi, castanha-do-Brasil, tento vermelho e caroços de tucumã e açaí também estão no local podendo ser manuseados pelos visitantes. Outra atração são as fotos de renomados profissionais ligados à natureza amazônica, como Araquem Alcântara, Ricardo Oliveira, Fábio Colombini, Maurício de Paiva e Oliviero Pluviano.
 
Quem passar pelo local ainda poderá conferir em primeira mão a apresentação do parque temático com conceito de multipropriedade sustentável Amazon Parks & Resorts. O complexo turístico, que já teve as obras iniciadas, tem previsão de entrega para 2024 e será construído no município de Penha (SC), localizado a 38 quilômetros de Balneário Camboriú (SC). Terá 90 mil metros quadrados de área construída e trará arquitetura com temática ecológica da Amazônia aliando suas edificações e práticas que envolvem proteção do meio ambiente e responsabilidade social.
 
Para quem desejar visitar a mostra artística, os ingressos podem ser obtidos pelo site no valor de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), para estudantes e crianças até 12 anos, sendo que nas segundas-feiras a visitação será gratuita, mediante agendamento pelo link: penha.amazonfunparks.com.  

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página