As cooperativas do sistema Unicred
cujas matrizes estão localizadas no estado de Santa Catarina, deram início à
sua expansão para as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil,
levando consigo a já consolidada proposta de atendimento premium de suas
agências físicas, estruturadas para oferecer a melhor experiência do cooperado
e sua vida financeira. Através desses espaços, a instituição deixa de lado o
ambiente tradicional encontrado em pontos de atendimento de instituições
financeiras e passa a valorizar um ambiente que vai muito além de transações
bancárias, estimulando a consultoria personalizada, a interatividade, o
planejamento e a comunicação com os cooperados.
De acordo com Ana Paula Thomaz Ribeiro,
Gerente de Marketing da Unicred Central Conexão, a proposta de ambiente,
serviços e relacionamento diferenciados permite que a instituição atenda ao
mesmo tempo as necessidades de seus cooperados e colaboradores. “Com
investimentos em capacitação das equipes e na modernização dos serviços, estreitamos
o relacionamento com os nossos cooperados de acordo com as suas demandas
individuais: em nossas agências nossos cooperados podem acessar desde o caixa
eletrônico para operações corriqueiras até reservar salas para reuniões
profissionais. Nosso atendimento está cada dia mais eficiente e humanizado,
quer o nosso cooperado esteja fisicamente em uma de nossas agências, ou em
contato através de nossos canais de atendimento digital. É este diferencial que
levaremos para as novas praças de atuação”, destaca a Gerente.
São quase 30 projetos e 10 agências já
entregues sob o comando das arquitetas Fabiana Ruaro e Juliana Pereira, do
escritório Pulse Arquitetura de Conexão. “A principal característica das novas
agências está na relação entre as pessoas, na flexibilidade, no acolhimento e
conforto, respeitando a liberdade de uso, acessibilidade e segurança, tornando
cada atendimento único, exclusivo e inovador”, explica Fabiana Ruaro.
Conforto, sustentabilidade e tecnologia
De acordo com a arquiteta, para uma
agência se tornar um espaço Premium, independentemente do tamanho destinado ao
projeto, é preciso analisar pontos importantes no planejamento da reforma,
separados em setores. Também é preciso estar atento à composição dos ambientes,
como a escolha dos acabamentos, mobiliário, iluminação e, em especial, a
fachada, primeiro ponto de contato que o Cooperado tem com a marca Unicred.
Ambientes com um piso diferenciado e iluminação zenital natural compõem um
espaço contemplativo, compartilhado com vegetação natural em meio a mesas
digitais que podem ser para autoatendimento de questões relacionadas à
cooperativa ou mesmo para responder um e-mail ou reunião virtual. “A ideia é
que o cooperado possa usufruir da agência também para as suas próprias negociações
com clientes, reuniões presenciais e inclusive utilizá-la como coworking”,
destaca a arquiteta.
Algumas agências possuem espaços
multiuso, que podem ser utilizados para palestras, workshops, exposições
culturais, e até ‘pausa para um cafezinho’.
Sócia da Pulse, a arquiteta Juliana
Pereira, conta que durante a concepção do projeto vários fatores foram levados
em consideração, principalmente a diferença no perfil de preferências dos
cooperados em regiões tão distintas do país. “Buscamos resgatar o DNA da
Unicred, que nasceu para ser uma cooperativa voltada para os profissionais da
saúde, mas que hoje, através da sua credibilidade e reconhecimento, possui
livre admissão”, diz Pereira. “Utilizamos com isso, cores mais neutras,
ambientes amplos e mobiliário desenhado especificamente para dar ergonomia e
conforto aos usuários”, finaliza a arquiteta.
Com seis filiadas, 75 agências e cerca
de 87 mil cooperados, em 2021 as cooperativas da Central Conexão abriram
agência e sala de negócios nas cidades de São Paulo e Belém do Pará,
respectivamente. Esta última, também contará com uma agência até abril de 2022,
ano em que o plano de expansão prevê a abertura de unidades de negócios em
outras capitais do país: Manaus, Aracaju, Brasília e Salvador, além de mais
agências na capital paulista.