Blog Top Society - Karla Cruz

Explosão de sabores na harmonização de vinhos e panetones

20/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7843_post_3883.jpg
Identificar que as festas de fim de ano estão chegando é algo muito fácil: ruas decoradas, eventos pela cidade e, claro, panetones espalhados por todos os lugares. O panetone é um dos doces típicos mais famosos das festas de final de ano, com sua extensa gama de variedades de sabores, há opções desse pão especial para todos os gostos. Não há quem resista a essa delícia e uma ótima ideia para apreciá-los é harmonizando-os com vinho. 
 
Existem tantas variações que se abrem possibilidades deliciosas para harmonizar com vinhos. Um exemplo são os sabores produzidos pela Portus Padaria Artesanal, de Blumenau (SC), como o chocotone com gotas de chocolate belga, os trufados com base de chocotone nos sabores: pistache, doce de leite, avelã, chocolate branco e chocolate preto e, ainda ’Noir’ uma edição especial e limitada com massa de chocolate belga, além de gotas e cobertura do mesmo chocolate amargo. As receitas são todas criadas pelo chef luso-brasileiro Junior Ventura. 
 
Na hora de harmonizá-los com os vinhos, o que não faltam são combinações. Cada tipo tem inúmeras sugestões de rótulos que vão combinar perfeitamente com o sabor da sobremesa. Para tirar a dúvida, o sommelier da Decanter Importadora, de Blumenau, Sidney Lucas, separou algumas sugestões que combinam perfeitamente com os sabores.
 
Para o Panetone tradicional de frutas e passas ou de chocolate branco, Lucas recomenda o espumante Bel Colle Asti Dolce Millesimato, com sua característica de cor limão claro e perlage fino. Nariz delicado e complexo, com frutas brancas frescas (pera, pêssego) e toques de flor de laranjeira, jasmim e mel, é uma bebida leve, cremosa, com a doçura e o frescor em perfeita harmonia. Uma dica a mais do sommelier é que ele seja servido a 7°C.
 
Já os chocotones com gotas de chocolate belga, pistache, doce de leite ou avelã, o sommelier indica harmonizá-los com um Frisante Medici Ermete Lambrusco Rosso Dolce Dell’Emilia IGT (Indicação Geográfica Típica - selo que garante que pelo menos 85% das uvas são endereçadas da região tradicional e indicada). De cor púrpura de média intensidade, expressão de frutas vermelhas e rosas. É recomendado servir a 12°C.
 
Os panetones com maior quantidade de chocolate escuro, como o ’Noir’ e chocolate preto, Lucas recomenda que sejam apreciados com um Fonseca Ruby, um vinho Tinto fortificado de coloração rubi intenso. Uma bebida com ricos aromas de frutas frescas como groselha e cereja além de notas florais. Grande concentração e definição na boca, com equilibrada doçura e maciez, final longo e complexo. A temperatura ideal para consumo seria 16ºC.
 
Lucas ainda comenta: “Uma dica é lembrar que quanto mais doce for o panetone, mais doce deve ser o vinho, para que este último não seja dominado pela doçura do pão”.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página