Blog Top Society - Karla Cruz

ICT se inspira no Shark Tank e seleciona projetos de inovação entre colaboradores

14/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7791_post_1721.jpg
Inspirada no reality show de empreendedorismo Shark Tank, a área de inovação aberta do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) Lactec, a Go4, promoveu uma competição para estimular os próprios colaboradores a apresentarem soluções inovadoras com potencial de se transformar em negócios. Das 22 ideias inscritas na Go4 Tank, 12 passaram para a rodada de apresentações e duas foram selecionadas, ambas na área de energia.
 
O coordenador da Go4, Fabiano Scheer Hainosz, explicou que os projetos seguirão para a próxima etapa, que é o desenvolvimento do Mínimo Produto Viável (MVP, na sigla em inglês) e do modelo de negócio, o que inclui uma análise de mercado. A expectativa é começar essa fase no início de 2022.
 
A empresa adianta que as ideias, que deverão ser alavancadas como novos negócios, são voltadas à gestão do consumo residencial de energia e ganhos em eficiência na geração fotovoltaica distribuída. “São soluções muito aderentes às atuais demandas e tendências tecnológicas do mercado de energia”, ponderou Hainosz.
 
Além da sinergia com as estratégias de atuação do Lactec, os critérios usados pela banca avaliadora da Go4 Tank — formada por lideranças de diferentes áreas da empresa — foram originalidade, viabilidade, impacto e clareza. Todas as propostas inscritas farão parte de um banco de ideias e poderão ser revisitadas oportunamente.
 
Cultura de inovação
 
Por ser um centro de ciência e tecnologia que tem, em seu quadro, pesquisadores e especialistas em diversas áreas do conhecimento, o Lactec já é um ambiente onde se respira inovação. Mas a Go4 Tank, que deverá ter outras edições a partir do próximo ano, busca estimular a proatividade na proposição de soluções inovadoras com o olhar para o mercado.
 
“Temos um time inovador e engajado no Lactec e isso ficou ainda mais evidente com a realização da Go4 Tank. O que queremos é fortalecer essa cultura de inovação, agregando a ela uma visão de negócio”, acrescentou Hainosz.
 
Sobre a Go4
A Go4 é a área de inovação aberta do Lactec, voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras escaláveis com alto valor agregado, por meio de projetos incentivados, vindos de ideias internas ou do mercado. A proposta é fomentar o empreendedorismo tecnológico e a transformação digital, priorizando as áreas que são foco da atuação da empresa: energia, meio ambiente e mobilidade.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página