A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais
influência na decisão de compra dos brasileiros. Uma pesquisa recente do
Mercado Livre na América mostrou uma alta de 112% no número de compradores de
produtos sustentáveis no país. O estudo, baseado em dados da plataforma de
comércio eletrônico, foi realizado entre abril de 2020 e março de 2021. Os
brasileiros seguem uma tendência global. Levantamento feito pela Economist
Intelligence Unit (EIU) a pedido da
WWF mostram que as
pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos
últimos cinco anos na média entre os 54 países pesquisados.
O aumento da demanda por produtos sustentáveis cria novas
oportunidades de mercado para as empresas. Um exemplo é a
CartonCup, de Blumenau (SC),
que nasceu no ano de 2007 produzindo copos e potes de papel sustentáveis,
com foco em redes de fast-food, cafeterias, casas de sucos e restaurantes. E
com o desenvolvimento do mercado e competitividade crescente, surge outra
necessidade: o desenvolvimento dos líderes, para que possam aprimorar
competências e garantir sustentabilidade ao crescimento da empresa.
Carolina Valle Schrubbe, fundadora da
Quare Desenvolvimento, empresa
especialista em desenvolvimento de líderes e times, responsável pela
consultoria na CartonCup explica que, através do mapeamento de perfis de
comportamento e comunicação dos colaboradores da empresa, foi possível
aprimorar a comunicação interna, ouvindo e engajando os colaboradores.
“Conseguimos adaptar a comunicação para dar feedback, motivar a
equipe e delegar tarefas, conforme o perfil de cada colaborador. No processo de
desenvolvimento, foi utilizado o feedback 360º anônimo para avaliação do líder,
o qual serviu como insumo para o aprimoramento do gestor durante nove meses. No
decorrer desse período, o progresso do líder foi avaliado através do LGPR
(Leadership Growth Progress Review) para que pudéssemos identificar a evolução
da eficácia da liderança e o resultado foi visivelmente positivo”, comenta.
No aprimoramento, buscou-se autoconhecimento, mapeamento de perfis
dos colaboradores, comunicação assertiva, aprimoramento no processo de
delegação, melhoria contínua na construção e implementação de estratégias para
resultado, implementação do Feedforward e aprimoramento do planejamento de
vendas e plano de metas.
“Apesar do mercado adverso nos últimos dois anos o trabalho nos
permitiu continuarmos em nossa rota de crescimento gerando mais valor para a
empresa e para os nossos clientes. Nos posicionando entre os principais
player do mercado de copos de papel nacional. Além do resultado econômico
ainda tivemos o aprimoramento da cultura interna o que nos permitiu buscar
certificações internacionais únicas no mercado nacional. Para o próximo ano
estaremos focados no aprimoramento de nossa cultura interna”, destaca o diretor
executivo da CartonCup, André Marin D´ Iglesias Y Vieira.